SonicWALL, empresa líder em infra-estrutura de rede segura, anunciou o lançamento do Application Firewall, disponível no sistema operacional da SonicWALL com qualquer firewall da Série NSA.
Diferentemente das soluções tradicionais de firewall que inspecionam somente a porta e o protocolo, o Application Firewall permite que o administrador identifique, classifique e aplique políticas de segurança com base em aplicativos ou conteúdo de aplicativos. Segundo o fabricante esses recursos fornecem um controle mais granular aos administradores na criação de políticas para determinar o acesso individual a conteúdo e aplicativos, independentemente da porta e do protocolo.
De acordo com o anúncio, enquanto a maioria das soluções de Unified Threat Management (UTM) fornece somente opções de log e bloqueio, o Application Firewall disponibiliza aos administradores uma lista de ações pré-definidas e personalizadas que permitem a aplicação do gerenciamento de largura de banda e o suporte a mensagens personalizadas para o usuário final – possibilitando atualizações periódicas de assinatura.
Principais recursos do Application Firewall divulgados pela SonicWall
- Classificação dinâmica do aplicativo: A classificação permite que os usuários automatizem e personalizem o controle sobre diversos aplicativos, incluindo web 2.0, multimídia, colaboração e VOIP, para maximizar a segurança da rede e a visibilidade do aplicativo.
- Classificação de assinaturas e atualizações: O Application Firewall possui uma lista em constante expansão de assinaturas de aplicativos classificados por tipo – P2P, transmissão de vídeo, etc. A SonicWALL fornece atualizações periódicas, como, por exemplo, aplicativos novos ou atualizações de versão, para a lista de assinaturas de aplicativos que é implementada automaticamente sem intervenção do administrador.
- Maior capacidade de investigação: Aumenta a habilidade de registrar a utilização de aplicativos e identificar de onde o conteúdo está sendo controlado. Esse tipo de entrada de log inclui o nome da política do Application Firewall e a ação executada, fornecendo uma ferramenta de investigação para os administradores que estão interessados em monitorar a utilização de aplicativos por funcionário ou visualizar o movimento de conteúdo pela rede.
- Suporte a diversos idiomas: Permite que caracteres multi-byte codificados, sejam digitados como palavras-chave de conteúdo, de objeto de aplicativo por meio de uma entrada alfanumérica, alavancando as vantagens de visibilidade e controle de aplicativos nas organizações e também o controle de conteúdo nos idiomas originais.