Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Sistema inovador de portal educativo na internet

Na última segunda-feira (8/12), o aluno do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Talentos Humanos, Rafael Melo Salum apresentou um projeto inovador para as Instituições de Ensino durante um Trabalho de Conclusão de Curso.

O projeto propõe a criação de um Portal Educativo, o qual contribuiria com o corpo docente quanto à publicação de material de apoio, divulgação de avaliações e trabalhos; e auxiliaria o corpo discente servindo como fonte de pesquisa e orientação.

O Portal Educativo funcionaria como uma área restrita ao aluno, professor, e Instituição, facilitando a comunicação e interação entre os mesmos. O seu diferencial torna ainda mais atrativo às Instituições que tem interesse, já que seu custo benefício é inferior em relação aos existentes. "O projeto foi desenvolvido com tecnologias gratuitas e de uso livre que estão em evidência no mercado" defendeu Rafael.

A banca examinadora foi composta pelo Orientador e Coordenador do Curso de Sistemas de Informação da FACTHUS, Professor Especialista Eduardo Henrique de Oliveira e o Professor Rogério Rodrigues Lacerda Costa. "O projeto foi muito bem elaborado, já que o formando desenvolveu um trabalho completo que dificilmente será necessário algum reajuste. O que torna mais interessante é sua interface agradável, configurável, e principalmente a facilidade em operar o sistema." Acrescenta Eduardo.

O evento aconteceu no anfiteatro da FACTHUS, onde contou com a presença de alunos e professores da Instituição.

Ainda este mês, Rafael tem pretensão de se reunir junto a representantes de duas Instituições de Ensino Superior em Uberaba para discutir uma possível implementação do Portal Educativo.

Para quem desejar visualizar o portal, basta acessar o endereço www.eticetera.com.br/salum/portaleducativo.

City Shoes e Amor aos Pedaços investem em tecnologia neste Natal

A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) divulgou que a estimativa dos comerciantes para o Natal deste ano é de um faturamento 9,2% maior do que o ano de 2007. Para encarar essa verdadeira maratona, organização e agilidade nos processos internos são armas que diferenciam um bom desempenho de um excelente resultado de vendas de Natal.

A loja de calçados City Shoes buscou ajuda na tecnologia para agilizar e melhorar o desempenho nessa época. Marisa Manuela da Mota Duarte, gerente de franquias da rede, conta que o período é de correria: "No fim de ano, praticamente dobra o ritmo; planejamos o dobro de vendas para dezembro". Com 67 lojas em todo o Brasil, a City Shoes investiu nos serviços tecnológicos do Moki Checklist com objetivo de melhorar o processo de avaliação do trabalho das equipes e das lojas. Com foco na avaliação da organização e atendimento, a gerente avalia: "A expectativa com relação ao novo processo de avaliação é super positiva. É uma ótima ferramenta e começa a apresentar bons resultados" e cita "o comportamento da equipe já mudou, acho que todos ficam mais focados e passam a ser mais exigentes, pois sabem que estão sendo avaliados".

Ainda segundo Marisa, para se ter um bom período de vendas, é preciso que itens como, equipe bem treinada, bom estoque e loja organizada estejam em conformidade. O novo método, Moki Checklist, utilizado na rede tem sido um diferencial: "Acredito que a dinâmica da Moki tenha agilizado o processo do checklist. Ficamos sabendo quais são os pontos que devemos atacar. O Moki Checklist nos mostra as não-conformidades, os pontos que precisam ser melhorados e nós focamos nesses pontos".

Os aplicativos no modelo SaaS (Software as a Service) disponibilizados pela Moki através da internet, sem necessidade de instalação de programas, são contratados através de assinaturas. O Moki Checklist é um software desenhado para auditoria de qualidade e verificação de conformidades, pontos de essencial avaliação nesse período de vendas.

Com o uso de notebooks, smartphones ou qualquer outro equipamento com acesso à internet, o supervisor realiza o checklist e em tempo real relata quais não-conformidades são encontradas nas lojas. Além dos relatórios com porcentagem de incoerências no trabalho, seguem percentuais de erros e falhas da área avaliada e, ainda, gráficos que trazem uma análise profunda dos dados, séries históricas, ranking de unidades e problemas mais freqüentes. O resultado torna todo o processo de conferência das lojas mais ágil, organizado e eficaz, o que facilita o trabalho das empresas na época mais corrida e movimentada do comércio.

A rede de docerias Amor aos Pedaços também aposta na tecnologia para aprimorar as vendas. "Já utilizávamos a Moki há um ano e os resultados têm sido satisfatórios. Tivemos um ganho de 30% em nossos serviços oferecidos aos franqueados nos três primeiros meses de uso" avalia a gerente de recursos humanos, Marília Neves da Rocha.

A possibilidade de transmitir as informações em tempo real trouxe para a Amor aos Pedaços ganhos em agilidade no processo de consultoria e melhora na estruturação das informações apresentadas diretamente dos pontos de venda. O cruzamento correto dos dados e as estatísticas apresentadas pelo software também aprimoraram os resultados obtidos. Com 44 lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a rede encontra na mobilidade outro ponto favorável para agilizar o processo de verificação, segundo Marília: "Antes o processo era manual, no papel. Um resumo dos dados era feito após a conferência, mas não tínhamos total controle. O processo feito através da internet tornou a prática mais ágil e pontual".

Utilizando smartphones, para realizar as avaliações, os supervisores da rede ganharam mais conforto e agilidade para desenvolver o trabalho. O Moki Checklist apresenta um layout desenvolvido especialmente para a tela de telefones celulares, o que torna o acesso fácil e bem estruturado. "Todos se adaptaram rapidamente a nova ferramenta, agora podemos fazer visitas mais freqüentes e em um número maior de lojas. O nosso tempo foi otimizado" revela Marília.

Gol reorganiza processos de segurança

A companhia aérea implantou projeto de segurança da informação para atender normas internacionais e regulamentações como ISO 27001 e Sarbanex-Oaxley, além de exigências impostas pela CVM, entre outras, auxiliada pela consultoria Cipher.

A referida empresa de TI é especializada em segurança da informação, trabalha com a Gol há mais de oito anos e foi a responsável por desenvolver um novo e abrangente plano de segurança que inclui desde o gerenciamento de ameaças e vulnerabilidades, crise e resposta a incidentes, incluindo análise forense, até a definição das normas de segurança, entre diversos outros itens.

Segundo Alexandre Silva Carneiro, gerente de Segurança e Produção da Gol, pouco tempo após o fim da implementação, a companhia conseguiu consolidar sua segurança que - segundo o executivo - passou a ter uma abrangência completa na estrutura e definição de métricas para gestão e acompanhamento de eventuais riscos.

Em 2008, a Gol Linhas Aéreas teve um investimento em Tecnologia da Informação 30% maior que em 2007 e conta com mais de dez colaboradores terceirizados e cinco internos.

Mais detalhes sobre a atual política de segurança da Gol pode ser acessados em www.ciphersec.com.br.

Google Mapas no transporte público de SP e BH

Nova funcionalidade do Google indica as melhores rotas para utilizar ônibus, trens e metrô.
O Google anuncia hoje o lançamento do Google Transporte Público, uma nova funcionalidade capaz de encontrar rotas utilizando transportes públicos nas cidades de Belo Horizonte e São Paulo por meio do Google Mapas (http://www.google.com.br/mapas). Com o Google Transporte Público, o internauta poderá saber rapidamente como deslocar-se entre dois pontos nas duas cidades utilizando transportes públicos em qualquer dia da semana ou hora do dia. A partir da tarde de hoje (11/12)) uma parte dos usuários já poderá acessar as informações, que gradualmente serão disponibilizadas a todos os usuários do Google Maps.

A disponibilização das informações sobre as rotas dos transportes públicos nessas duas cidades é fruto de uma parceria do Google com a SPTrans (São Paulo Transporte S/A), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e a BHTrans (Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte). No caso da cidade de Belo Horizonte, o Google Mapas disponibilizará rotas de ônibus e metrô. Em São Paulo estarão disponíveis rotas de ônibus, metrô e trem.

"A inclusão de rotas de transporte público torna o Google Mapas ainda mais relevante para os usuários brasileiros, sobretudo dessas duas capitais. É uma ferramenta concebida para reunir informações e imagens que facilitarão a vida dos usuários", afirma Alex Dias, diretor geral do Google no Brasil. "Com a facilidade de acesso por computadores ou por celulares, o Google Mapas torna-se ainda mais útil para quem está nessas metrópoles".

Para José Ignácio Sequeira de Almeida, presidente da EMTU/SP, "a ferramenta é importante para a valorização do transporte público e para mostrar ao usuário do transporte individual que suas viagens nos ônibus podem ser planejadas de forma confiável", afirma. "A informação torna mais amigável a relação entre o cidadão e o serviço de transporte coletivo e certamente nos ajudará a atrair novos usuários".

"A informação, cada vez mais, é fundamental na prestação de serviços para a população. A parceria que estamos iniciando com a Google amplia o conjunto de serviços e informações a todos os usuários do transporte coletivo, oferecendo uma nova forma de ter acesso às rotas de ônibus e metrô de Belo Horizonte", afirma Ricardo Mendanha, diretor-presidente da BHTRANS. "A capital mineira, que está completando 111 anos, está entre as primeiras cidades da América Latina a oferecer esse tipo de serviço aos usuários, melhorando a qualidade de vida dos belo-horizontinos".

A SPTrans está muito satisfeita com a concretização da parceria com o Google, pois ela permite melhorar ainda mais a qualidade da informação fornecida ao usuário de transportes públicos da cidade de São Paulo, que possui a maior frota de ônibus do mundo. Para a SPTrans, o Google Mapas se torna mais um canal online de acesso às possibilidades de transporte coletivo oferecidas aos moradores da cidade. Além disso, a parceria representa um importante salto em termos de tecnologia e inovação.

Essas são as duas primeiras cidades da América Latina a ter a funcionalidade disponível. As rotas de transporte público estão atualmente disponíveis em outras 75 cidades no mundo, nos Estados Unidos e Europa. Elas são consideradas uma funcionalidade essencial para quem está planejando viajar e precisa pesquisar itinerários de transportes públicos com fácil visualização. O grande diferencial desse serviço está na facilidade de busca e inclusão de rotas a pé até os ponto de ônibus ou estações de metrô, além da qualidade das imagens oferecidas pelos mapas e pelas fotos de satélites.

Assista palestra sobre marketing online

A WEBTraffic, empresa especializada em marketing digital e otimização de sites, será uma das palestrantes do Congresso dos editores cristãos que acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, no Centro de Convenções Santa Mônica em Guarulhos (SP) localizado à Estrada David Corrêa, 900. A palestra será ministrada no dia 12, às 10h. Na seqüência haverá uma mesa aberta para debate e perguntas.



Mirko Mayeroff, diretor de novos negócios da WEBTraffic e palestrante no evento afirma que o objetivo é disseminar o uso das ferramentas do marketing digital por todos os segmentos e mostrar que é na simplicidade de ações planejadas e estudadas que se pode aproveitar oportunidades e gerar receita.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (11) 5093-9969, ou através do site da Webtraffic.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More