Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Assespro-RJ receia apagão de mão de obra

Cláudio Neves


A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia, Software e Internet do Rio de Janeiro (Assespro-RJ), iniciou recentemente na internet um debate sobre questões envolvendo a TI carioca através da rede social Linkedin.

Um dos temas mais recorrentes entre profissionais e empresários do ramo, tem sido a preocupante carência de mão-de-obra qualificada. Conforme pode ser observado nos comentários, teme-se um verdadeiro apagão nos quadros das players de TI.

Opiniões
Entre os problemas mais comuns, a educação formal deficiente e os salários inflacionados em algumas áreas, são apontados como fatores a serem corrigidos. No entanto, várias pessoas concordam que em parte existe falta de criatividade nos Recursos Humanos.

Na opinião de alguns os 'RHs' ainda contratam dando importância excessiva a idade, sexo, local onde a pessoal reside, o nome da instituição onde estudou, e ao horário de trabalho rígido. "Conhecimento e capacidade não se enquadram nesses paradigmas. Muita gente boa é desperdiçada com isso, e pior, gente ruim que se encaixa nos padrões é contratada, gerando um ciclo vicioso difícil de ser quebrado", afirma um dos debatedores.

Por outro lado alguns empresários dizem que os profissionais hoje procuram uma abrangência de especializações e poucos são os que direcionam seus conhecimentos para um determinada área de mercado.

Outra reclamação comum diz respeito aos currículos. De acordo com  membros do fórum, em vários processos de contratação os candidatos não tinham a menor idéia do que era pedido no anúncio, tornando a seleção demorada, trabalhosa e sem êxito no preenchimento da vaga.

Mas há quem pense o contrário. Entre os que buscam uma posição no mercado de trabalho existe os que veem a remuneração deteriorada, não compatível com os requisitos solicitados para o cargo.   

Esses são apenas alguns exemplos de como o debate em torno da qualificação vem esquentando nos fóruns da Assespro-RJ. Além desse, vem sendo discutido também o Planejamento Estratégico para 2011 dentro da organização e a constituição de uma Central de Marketing Social, a qual receberá apoio para o monitoramento e uso efetivo das redes sociais.

Aos interessados em participar a entidade mantém dois grupos. Um deles aberto ao público em geral, e outro exclusivo para associados da Assespro-RJ.

Link aberto ao público:
www.linkedin.com/groups/AssesproRJ-TI-do-RJ-3787557?mostPopular=&gid=3787557

Link para associados:
www.linkedin.com/gro ups?gid=3752849



Fonte: Assespro-Direto, n° 803, de 04 a 10 de março de 2011.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More