Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Panasonic vai lançar televisores para YouTube


A gigante japonesa por trás da marca Panasonic anunciou que irá lançar uma tv de plasma que permitirá os usuários de internet a assistir vídeos do Youtube diretamente no televisor. "Esta será a primeira vez que os consumidores poderão desfrutar facilmente de vídeos do YouTube em sua sala de estar", disse o representante da Panasonic.

A Sony também confirmou que produzirá televisores capazes de oferecer acesso gratuito a internet, e conteúdos em vídeo, incluindo os provedores AOL, Yahoo, a Sony Fotos e Sony BMG Music.

"As tvs receberão streaming de vídeo em banda larga, em alta definição, dando mais controle aos telespectadores sobre a programação que deseja assistir, informou a Sony.

Ambos os anúncios foram feitos durante o Consumer Electronics Show de Las Vegas.

Claro não precisa mais quebrar sigilo telefônico

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, suspendeu nesta segunda-feira (7) decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Sul que havia obrigado a empresa de telefonia móvel Claro a fornecer os dados cadastrais de clientes alvo de investigações em inquéritos policial e civil. Caso a empresa não fornecesse os dados, ela seria multada em R$ 10 mil para cada caso de recusa comprovada.

Segundo Gilmar Mendes, apesar de o Supremo entender que a proteção ao sigilo de dados não é um direito absoluto, a quebra dessas informações “deve ocorrer com observância de procedimento estabelecido em lei e com respeito ao princípio da razoabilidade, a fim de permitir maior controle sobre eventuais abusos”.

A decisão dele é liminar, concedida em uma Ação Cautelar (AC 1928) ajuizada pela Claro. O ministro chegou a citar julgamento recente da Corte, que em dezembro do ano passado vedou o acesso irrestrito, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), de dados do Sisbacen, o sistema de informações do Banco Central (Bacen).

Nessa decisão, tomada na análise de um Mandado de Segurança (MS 22801) impetrado pelo Bacen, o STF reafirmou a necessidade de que o acesso a dados constitucionalmente protegidos ocorra somente com motivação e em casos específicos. “Parece-me, no presente caso, não estar suficientemente garantida a observância a esse entendimento”, disse Gilmar Mendes.

Ação civil pública

A Justiça Federal gaúcha determinou a quebra dos dados por meio de uma liminar concedida em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). O objetivo do MPF é que autoridades, como promotores e policiais, tenham acesso direto aos dados cadastrais de clientes de empresas de telefonia móvel e fixa investigados penal e civilmente.

Notícias STF

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More