Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Sistema de educação à distância inovador

Curitiba – A Dtcom, empresa especializada em Educação e Comunicação Corporativa foi um dos destaques deste ano do prêmio “Top de Marketing”, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR), que premiou os melhores cases do estado.

O trabalho foi desenvolvido pela Dtcom para o Ministério da Justiça, representado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o órgão que atua diretamente com a segurança pública, por meio da defesa civil e social, juntamente com as polícias civis e militares, além de outros órgãos que visam a melhoria da segurança pública de todo o país.

A conquista do prêmio reforça os avanços na área de tecnologia educacional, principalmente, nas vantagens da Educação à Distância. “O trabalho englobou um canal corporativo, que também serviu como um veículo promotor da integração das instituições policiais”, declarou, Leonardo Petrelli, presidente da empresa.

O trabalho da Dtcom para o Senasp teve início em 2005 e, desde então, já capacitou mais de 600 mil profissionais de todo o país, entre policiais das Polícias Rodoviária Federal, Militar, Federal, Civil e Guardas Municipais.

Petrelli explicou que o diferencial dessa proposta está no potencial humano que a plataforma procura valorizar.

Xerox lança impressoras coloridas para grandes formatos


A Xerox ampliou sua linha de equipamentos comas impressoras coloridas Xerox 8254 e a Xerox 8264. De acordo com a fabricante os equipamentos combinam qualidade de imagem, velocidade de impressão e não causam danos ao meio ambiente, utilizando tintas Eco-solvente. As duas impressoras, que podem ser utilizadas para aplicações como pôsteres, letreiros e faixas, estarão disponíveis ao mercado em janeiro de 2009.

O modelo 8264 produz imagens nítidas com resolução de até 1.440 dpi, imprimindo em alta qualidade e utilizando menos tinta, graças à sua tecnologia Intelligent Interweaving que permite uma largura máxima de impressão de até 1,61 metros. Além disso, possui tecnologia dinâmica de tamanho variável de pontos e as cabeças de jato de tinta de gota por demanda piezelétricas. Suas principais aplicações são na produção de pôsteres, letreiros, faixas, propagandas em pontos de venda, materiais 3D, entre outros.

Já a 8254, também voltada para grandes formatos, realiza impressões com velocidade de até 13,29 metros quadrados por hora, sendo compatível com uma grande variedade de materiais revestidos. Sua largura máxima de impressão é de 1,35 metros, suas principais aplicações são a impressão para teatro, bandeiras, gráficos de piso , backlight e frontlight.

Labororatório de pesquisas do metaboloma ganha prêmio

O laboratório virtual www.metabolomics-lab.com acaba de receber o prêmio ‘Diamante’ outorgado pela Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia de Informação (ITSMA). O prêmio é concedido em duas categorias, ouro e diamante, e seus vencedores são escolhidos com base na excelência em inovação, execução do projeto e os resultados empresariais em seis áreas críticas. 

Nesse laboratório virtual, o pesquisador obtém informações completas sobre o fluxo de trabalho em um laboratório de metabolômica, sobre os instrumentos e as técnicas analíticas utilizadas. O laboratório virtual foi criado pela Agilent Technologies e está disponível na internet a todos os interessados.

Metabolômica é o estudo sistemático do metaboloma, o conjunto de substancias químicas (metabólitos) produzido pelo metabolismo celular. O termo foi cunhado a partir de outras técnicas similares, a genômica e a proteômica, respectivamente o estudo do material genético das células e das proteínas codificadas pela informação genética. Com a combinação do conhecimento dessas três áreas, a ciência tem avançado na elucidação dos processos básicos do funcionamento dos organismos.

Acessando o www.metabolomics-lab.com os pesquisadores percorrem um laboratório interativo, onde podem aprender sobre esta área a partir de diferentes fontes. O site traz informações sobre equipamentos, aplicações, estudos e agenda de encontros científicos sobre ciência metabolômica.

Artigo: Oportunidades em épocas de crise

Por Nelson Wilson*

O foco de todas as empresas sempre foi e continuará sendo obter maiores lucros e reduzir custos. Em tempos de crise como esse que o mundo está enfrentando, cortar gastos torna-se prioridade em companhias de todas as áreas. Pensando nisso, os empresários dirigentes deveriam tomar a área de Tecnologia da Informação (TI) como aliada para otimizar os processos das empresas e, assim, trabalharem em conjunto para transformar custos fixos em variáveis.

As companhias devem focar todo o trabalho em suas atividades principais e procurar um parceiro estratégico que faça o trabalho de TI, ou seja, terceirizar toda a área para obter maior eficiência operacional. As vantagens de terceirização são inúmeras e vão desde a parte legal até a operacional.

Com um outsourcing as empresas podem ajustar os seus gastos com TI de acordo com o volume de negócios, e não manter uma estrutura fixa em períodos em que os negócios não estão demandando muito da área. Além disso, torna-se possível adaptar as necessidades da área de recursos humanos às da companhia, com um custo menor e sem riscos trabalhistas.

Com esta prática, os retornos sobre os investimentos passam a ser claros, já que qualquer projeto será sempre submetido à rigorosa aprovação antes de ser aprovado. Uma outra vantagem é o compartilhamento de riscos, mas aqui vale uma ressalva: o parceiro deve estar disposto a ter flexibilidade na hora de fechar um contrato e a decisão deve estar de acordo com os interesses de ambas as empresas.

De acordo com estimativas do Gartner, uma companhia com processos de TI estruturados e com uma situação homogênea em seus sistemas pode atingir uma economia entre 15 e 30%, podendo chegar até os 50%. Assim, os CIOs devem olhar o outsourcing como uma oportunidade de aporte de eficiência operativa ao negócio. A terceirização pode ser uma opção para que a empresa não suspenda os avanços dos negócios, não tenha que demitir funcionários ou suspender projetos com a oportunidade de reduzir custos de maneira fácil.

As empresas que optaram pelo outsourcing no passado hoje têm um diferencial competitivo que permitem que possam se mover para uma nova realidade de forma muito mais rápida e segura. Observamos que, em muitos casos, as empresas brasileiras não estavam capacitadas a enfrentar momentos de dificuldades ou mesmo ignoravam o quanto isto poderia representar em termos de riscos para suas organizações.

Ainda hoje, tratar sobre a crise dentro das organizações é algo muito incipiente e imaturo, com exceção dos bancos que tratam este tema de forma mais efetiva. Hoje em dia, muitos CEOs perguntam para suas equipes qual o risco consolidado que estão correndo em suas operações e são poucas as organizações que já se encontram prontas para responder este tipo de questionamento e, além disso, tem condições de passar por situações de turbulência de uma maneira estruturada.

*Nelson Wilson é sócio-responsável da everis Brasil, consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e TI, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações.

Netpoint se credencia como loja da Apple no Brasil

A Netpoint, empresa especializada em serviços de conectividade pela internet, como webcast, streaming e sistemas e-commerce, acaba de receber a habilitação da Apple para oferecer em sua loja virtual – a Apple Store – softwares e aplicativos para usuários de iPhone. Com isso, a empresa torna-se uma das poucas brasileiras credenciadas a entrar para a Apple Store.

Segundo divulgou a companhia, a Netpoint vem investindo continuamente em capacitação para desenvolver projetos especiais para smartphones. Com essa habilitação da Apple, pretendem agora oferecer ao mercado corporativo projetos e aplicações que usem todos os recursos do iPhone, tais como: acessar a internet para atualizar informações, reproduzir vídeos, montar gráficos, além das diversas ferramentas multimídia que o aparelho disponibiliza.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More