Os projetos selecionados na chamada deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de processos de síntese a partir de matérias-primas renováveis, derivadas de açúcares, etanol, biomassa, glicerol e outros intermediários e subprodutos da cadeia produtiva dos biocombustíveis.
A chamada foi lançada no âmbito do convênio entre as instituições, assinado no mesmo dia em cerimônia que contou com a presença de José Serra, governador de São Paulo, de Alberto Goldmann, vice-governador e secretário do Desenvolvimento do Estado, e de Carlos Vogt, secretário do Ensino Superior, além dos presidentes da FAPESP, Celso Lafer, e da Braskem, José Carlos Grubisich, e dos diretores da FAPESP Ricardo Brentani, diretor-presidente, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, e Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo.
O valor estimado do convênio é de R$ 50 milhões, sendo 50% para cada uma das partes conveniadas e a serem desembolsados ao longo dos próximos cinco anos.
Outro objetivo é que os projetos selecionados contribuam para a formação de recursos humanos altamente qualificados e para a aplicação do conhecimento gerado no setor produtivo.
Mais informações: www.fapesp.br/convenios/braskem.
Fonte: Fapesp