Para os usuários corporativos do Google Apps Premier Edition, suíte de aplicativos que inclui Google Docs, Vídeo, Sites e muitas outras ferramentas para comunicação e colaboração online, esse lançamento representa mais um passo na visão do Google para conectar milhões de usuários empresariais em todo mundo à “nuvem”. O Google baseia sua estratégia de computação em “cloud computing” (computação em nuvem, em uma tradução literal), conceito segundo o qual todos os software e aplicativos rodam na internet e, com isso, são atualizados constantemente e podem ser acessados de qualquer local, por diferentes dispositivos.
Com o novo recurso offline, é possível editar e compartilhar documentos onde quer que os usuários estejam e a partir de qualquer dispositivo – computador ou dispositivo móvel – independente de terem conexão com a internet. Para habilitar a funcionalidade, usuários corporativos do Google Apps devem solicitar acesso ao administrador de Apps. Já os internautas que não acessam o Google Docs por meio do pacote empresarial podem visitar docs.google.com. e clicar no botão “Offline New!”, localizado à direita, no topo da lista de documentos. No primeiro acesso, os usuários serão solicitados a instalar o Google Gears, um plug-in de navegador grátis.
O recurso é muito simples: depois de permitir a extensão do Goolge Gears, qualquer documento que for editado nesse modo será automaticamente sincronizado com as versões mais recentes assim que a conexão com a internet for retomada. Os arquivos de texto podem ser visualizados e editados sem conexão. Já planilhas, apresentações e formulários estão disponíveis apenas para visualização quando não há conexão com a internet. O acesso offline está disponível para todos os navegadores e sistemas operacionais.