A FIRST Robotic Competition (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) que estará em sua 20ª edição, no final de abril de 2011, envolve, anualmente, mais de 30 mil estudantes do ensino médio de todo o mundo em um torneio de robótica. Em 2010, uma arena em St. Louis foi projetada com 66 mil lugares e destinada a abrigar os primeiros programas de expansão, os quais foram direcionados a 200 mil jovens em 50 países.
Todo mês de janeiro, a organização determina as regras e propósitos da competição a ser disputada e entrega um kit a cada equipe, contendo o material que deve ser utilizado na montagem do projeto. Esta fase de construção dura seis semanas, tempo para os participantes estudarem, planejarem, desenvolverem e estruturarem o robô para os jogos.
Passada a fase de estratégias, surge a primeira etapa de disputa: as Regionais. Trata-se da seletiva para as finais realizadas nos Estados Unidos. Após finalizada esta fase, equipes de países como o Brasil, Canadá, Estados Unidos, México, Holanda, Israel, Inglaterra e outros se enfrentam nos EUA até restar um campeão.