Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Caloi leiloa edição limitada de bicicleta em prol das vítimas de SC

Leilão, realizado via Mercado Livre, terá o seu término no dia 16/12/08

Seja dono da última edição da bicicleta Caloi 10 Edição Limitada e ainda colabore com as vítimas do estado de Santa Catarina, região devastada pelas fortes chuvas que ocorreram no final do mês de novembro e que deixou centenas de pessoas desabrigadas.

A Caloi, empresa líder na fabricação de bicicletas e aparelhos home fitness, está leiloando via o site Mercado Livre a bicicleta Caloi 10 Edição Limitada número 110. Todo o dinheiro arrecadado com a venda do modelo, que foi lançado esse ano exclusivamente para marcar o aniversário de 110 anos da empresa, será doado para a Defesa Civil do estado de Santa Catarina com o objetivo de ajudar as pessoas necessitadas da região, que estão sem casa e necessitam de roupa e comida.

O preço inicial do leilão é de R$ 999,00. Para participar, só é preciso entrar no site www.mercadolivre.com.br e buscar pelo produto Caloi 10 Limitada Dourada 110. O leilão, que teve seu início no dia 08/12, se encerrará no dia 16/12/08, terça-feira da próxima semana, às 10h25.

Não deixe de participar dessa boa causa!

Caloi 10 Edição Limitada número 110: Com quadro e pedal de alumínio, a Caloi 10 Edição Limitada é equipada com 12 marchas, sistema de freios em alumínio, aros de parede dupla e pintura clear coat (que protege e dá mais “vida” à pintura da bicicleta).

Companhia Brasileira de Latas opta por outsourcing de TI

A Companhia Brasileira de Latas (CBL) vem se modernizando constantemente não só no que diz respeito à industria, mas também em relação à sua infra-estrutura de TI. Para conseguir isso sem perder o foco de seu negócio, a CBL conta com os serviços da integradora NetMicro, que realiza diferentes funções na companhia: da instalação de links de comunicação ao servidor de e-mails da empresa. “Não somos uma empresa de tecnologia, mas precisamos dela para constantes atualizações e aprimoramentos nas nossas atividades”, explica Carlos Caldeira, gerente de TI da CBL.

Com um parque tecnológico formado por 200 estações de trabalho e seis servidores, a CBL optou por manter seus servidores (de email, aplicativos e outros) no Data Center da NetMicro. Dessa forma, a integradora também se responsabiliza pelo backup dos dados, gerenciamento e atualizações, garantindo infra-estrutura e ambiente ideal de Data Center.

Caldeira ressalta funcionalidades permitidas pelo serviço de gerenciamento remoto como a possibilidade de acessar o webmail com todos os dados disponíveis no e-mail em Outlook. Outra vantagem, conta ele, é agendar compromissos tendo acesso aos horários disponíveis na agenda dos demais participantes.

Foi também a NetMicro que implementou redes virtuais privadas (VPN) conectando o escritório em São Paulo às fábricas da empresa em Resende (RJ), Lins (SP) e Luziânia (Brasília). Com essa tecnologia, permitida pelo firewall da SonicWALL, a troca de informações e arquivos é agilizada e a segurança do sistema é garantida. “Além disso, este dispositivo protege contra ataques de hackers, spams, vírus, entre outros”, diz Caldeira.

“A NetMicro é a interface entre a CBL e as diferentes operadoras de telefonia dos Estados onde atuamos, nosso contato é apenas com ela, o que nos facilita muito as atividades”, conta Caldeira. Ele explica que a NetMicro também participou da implementação da solução de VoIP em suas unidades, permitindo que as ligações entre as fábricas e escritório ficassem mais baratas. O executivo conta que a integradora disponibiliza link redundante por meio de duas operadoras de telecomunicação para garantir que, caso uma delas falhe, a outra mantenha o acesso à internet e aos sistemas.

Entre os benefícios para a CBL, Caldeira destaca a economia de tempo e dinheiro obtida com a parceria. “Manter essa estrutura dentro da companhia seria muito caro”, diz o executivo que relata que todas as soluções foram adquiridas como serviço. Ele lembra que a página de Internet da CBL está hospedada na NetMicro sem custos extras e destaca a pró-atividade do atendimento recebido.

Google divulga termos mais pesquisados em 2008

Zeitgeist 2008 oferece uma perspectiva especial sobre os principais eventos e as tendências mais quentes do ano com base em buscas globais em 35 países e no Brasil

No Brasil, 2008 foi um grande ano para as buscas! Há mais brasileiros do que nunca com acesso à Internet, agora somos cerca de 48 milhões de usuários, segundo dados IBOPE/NetRatings. E o ano foi agitado por eleições municipais, olimpíadas, crise econômica, eleições norte-americanas e muitas novidades. O Google Zeitgeist mostra os principais interesses dos brasileiros na web, as buscas que cresceram mais rapidamente, e o dia a dia de quem acompanha futebol, política, economia e as celebridades.

A divulgação ambrange também às buscas crescentes no mundo em 2008.

Visite o site http://www.google.com/zeitgeist2008 e clique na bandeira do Brasil para ler a lista completa dos termos de busca que mais cresceram, assim como os assuntos de entretenimento, esporte, política, economia e regionais mais populares, de acordo com os usuários do Google.

O Google revela o "Zeitgeist" (palavra alemã para "o espírito de uma era") da internet explorando as milhões de buscas que recebemos todos os dias. Além do Zeitgeist de final de ano, que destaca as principais tendências de 2008, também temos diversas ferramentas que oferecem insights sobre tendências de pesquisa globais e regionais, passadas e presentes. As ferramentas do Google Zeitgeist nunca podem ser usadas para identificar usuários individuais, pois dependemos de contagens agregadas e anonimizadas da freqüência de certas buscas com o tempo. Essas ferramentas estão disponíveis durante todo o ano para que você possa experimentá-las, explorá-las e aprender com elas: www.google.com/zeitgeist

Além de nos dizer o que as pessoas têm curiosidade de buscar no Brasil, as ferramentas do Google Zeitgeist também oferecem insights sobre quais tópicos foram de interesse ao redor do mundo. Este ano, pela primeira vez desde sua concepção em 2001, o Google mergulhou nas informações sobre buscas feitas em mais de 30 países e publicou os resultados em um único website.

As buscas que mais cresceram no interesse global este ano foram sobre eventos como as Olimpíadas de Beijing e o campeonato Euro 2008, além de vários políticos norte-americanos e sites de redes sociais internacionais.

Estas são as palavras que subiram mais no ranking de buscas mundiais:

1. *sarah palin*
2. *beijing 2008*
3. *facebook login*
4. *tuenti*
5. *heath ledger*
6. *obama*
7. *nasza klasa*
8. *wer kennt wen*
9. *euro 2008*
10. *jonas brothers*

Publicidade online na AL atingirá US$ 2,6 bi até 2013

O mercado de publicidade online na América Latina deve expandir e registrar um volume de US$ 2.6 bilhões em 2013, diante dos US$ 549 milhões registrados em 2008, de acordo com estudo apresentado pela Pyramid Research. Essa categoria será responsável por 9% da receita total do mercado de publicidade, diante dos 2% atuais, informa o estudo. O mercado total de publicidade na América Latina irá se expandir e deve alcançar o valor de US$ 31 bilhões em 2013, diante dos US$ 24 bilhões registrado em 2008, ainda segundo a Pyramid.

O volume de B2C (Negócios para o Consumidor) em Comércio Eletrônico está próximo dos US$ 13 bilhões e o estudo prevê crescimento de 33% para os próximos cinco anos, como resultado de números de usuários de internet e de vendas online que continuarão crescendo.

De acordo com os resultados do estudo da pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Pyramid Research para avaliar o potencial do mercado e utilização da Internet na América Latina, o número de computadores instalados em 2013 deve ser de 200 milhões, e o crescimento de laptops será o maior, com expectativa de expansão de 43% entre 2007 e 2013.

O número de usuários de internet em residências irá ultrapassar os 170 milhões em 2013, enquanto que o número dos internautas que fazem uso de computadores públicos irá superar os 111 milhões de pessoas. A maioria esmagadora de usuário irá confiar mais nos serviços de banda larga e irá acessar a internet de localidades diferentes.

A Pyramid entrevistou 3.620 pessoas de 11 países da América Latina e descobriu que 56% dos entrevistados navegam pela internet exclusivamente para uso pessoal, enquanto que 18% usam a internet para uso pessoal e trabalho de forma equivalente. Em relação a idade, usuários na faixa dos 18 aos 29 anos apresentaram a maior parte dos que utilizam aplicativos de internet. Entre os aparelhos utilizados para acessar a rede, 87% usam PCs, seguidos por 22% que fazem uso de laptops/notebooks. PDAs e serviços móveis, relevantes para 17% dos jovens, são usados no geral por 9% e 11% dos usuários, respectivamente.

A maioria dos acessos à internet é realizada em diferentes lugares: a conexão em residências representa 60% de todos os acessos, seguidos por lugares como o trabalho (20%) e espaços públicos - cybercafés, livrarias e centros comunitários são os locais mais importantes para o público de 17 anos de idade.

Embora uma grande proporção de usuários de internet seja P2P (Ponto-a-Ponto), as pessoas estão cada vez mais acessando aplicativos sofisticados: 77% dos usuários utilizam a internet para se comunicar com outras pessoas, seguido por 63% de pessoas que apenas navegam pela internet e outros 28% que utilizam a rede para baixar conteúdo. Outras atividades especificas incluem serviço de web, com 10% ecompras online e jogos, essas duas últimas com 9% cada uma.

Apesar do elevado interesse por conteúdo adquirido por download, são poucos os usuários que pagam por isso; apenas aplicações e jogos registram taxas acima de 5%. Em relação a outras formas de entretenimento, 9% dos entrevistados fazem uso de jogos online. Entre os jogos, os que estão na plataforma da rede e jogos baixados foram os mais populares, com 51%, seguido por jogos baixados por computador ou serviços móveis, com 32%.

O mercado de comércio eletrônico está no começo de seu desenvolvimento e já há sinais positivos que apontam para um futuro com grande potencial: 40% dos compradores online estão na faixa etária que vai dos 18 aos 29 anos e 80% das compras são feitas de casa. Das pessoas que atualmente realizam compras online, 57% planejam gastar mais, enquanto que 31% pretendem manter o nível atual de compras nos próximos 12 meses. Além disso, 17% dos entrevistados que atualmente não fazem compras online, planejam começar a fazer esse tipo de operação nos próximos 12 meses, enquanto 50% ainda não estão certos disso.

De acordo com as entrevistas, os principais motivos para a compra de produtos pela internet são os preços e taxas baixas. Por outro lado, custos de transporte elevados e falta de acesso a crédito ou débito são as principais razões que levam as pessoas a não optar por fazer compras online.

Redes Sociais

O Brasil, seguido pela Colômbia, é o país com maior número de usuários que utilizam redes de relacionamento. Equador, Peru e Uruguai são os países com os menores números de usuários. A maioria dos usuários de redes sociais têm entre 18 e 29 anos.

Argentinos usam a internet mais para se comunicar e menos para serviços financeiros. Educação é um dos temas mais pesquisados. Usam a internet principalmente de suas residências.

Brasileiros usam mais a internet no trabalho e é o país que lidera o uso de redes sociais e comunicação instantânea, mas usa com menos frequência o bate papo online e e-mail em plataforma web. Tem também a maior porcentagem de downloads de jogos. A previsão é que o Brasil seja o país com maior crescimento de comércio eletrônico e com maior receita de 2007 a 2013, seguido por México, Chile e Argentina.

Chile é o país que mais usa aplicativos de chat online e um dos que lidera jogos oferecidos na plataforma web.

Colômbia é o segundo país da América Latina que mais usa internet para notícias, informações, entretenimento e trabalho. É também o segundo país que utiliza internet para jogos online e o que tem mais acessos à internet em bibliotecas.

Equador é o país com mais acessos realizados em centros comunitários na América Latina e registra também acesso significante em cybercafés. Por outro lado, é menos familiarizado com serviços financeiros e bancários e de compras, junto com Uruguai e Peru.

México é o primeiro na lista de downloads de conteúdos digitais, como músicas e vídeos e acessos de serviços web, tais como pagamento de contas, comunicação eletrônica com o governo, bancos e leilões. O país revela também alto índice de uso de compartilhamento de fotos e vídeos em comunidades, além de fóruns online e serviços eletrônicos do governo.

Peru é o país com menor índice de usuários em residências, enquanto cybercafés e escolas são populares, como em qualquer outro lugar na América Latina. É o país com menor índice de uso da internet como meio de comunicação.

Usuários de Porto Rico se conectam à internet principalmente de casa. É o país que mais adotou a internet como ferramenta para negócios, com a maioria dos usuários da plataforma web de e-mails e com grande uso de serviços online para pagamentos de contas.

O país com maior adoção da web para temas relacionados a trabalho é o Uruguai. É também o país que mais usa e-mail na plataforma web. Também usam bastante a internet para fazer downloads de conteúdo digital e de informações, notícias e entretenimento na web. A Venezuela lidera no uso de serviços online para pagamentos de contas.

* 3,620 usuários de internet foram entrevistados em 11 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, Porto Rico,Uruguai e Venezuela. A pesquisa analisou as tendências da indústria, incluindo o acesso e a conexão à internet, os negócios de comércio eletrônico, redes sociais e propaganda online.

Resumindo:

O mercado total de publicidade na América Latina irá expandir e deve movimentar US$ 31 bilhões em 2013, diante dos US$ 24 bilhões registrado em 2008. Só a propaganda online deve movimentar US$ 2,6 bilhões em 2013; em 2008 o valor chegou a US$ 549 milhões. Isso representará 9% de todo o mercado, ante os 2% atuais. Propagandas online devem registrar crescimento nos próximos cinco anos de 37%. O volume de B2C (Negócios para o Consumidor) em comércio eletrônico, que está próximo dos US$ 13 bilhões, deve se expandir 33% nos próximos cinco anos.

O número de usuários de internet em residências irá ultrapassar os 170 milhões em 2013, enquanto os internautas que fazem uso de computadores públicos chegarão a 111 milhões.

Artigo: Está na hora de investir, não de retrair

*Por Ezequias Sena

Recentemente, muita gente ficou surpresa. Quando estávamos todos esperando um pronunciamento dos Estados Unidos assumindo ou não que o país está em crise, veio a declaração de que eles estão em crise há pelo menos um ano. Uau! Nós, empresários brasileiros, não sabíamos se deveríamos ficar contentes ou temerosos.

Por que contentes? Bem, porque com os Estados Unidos despencando, ainda assim o Brasil vem experimentando um crescimento notável. O PIB do terceiro trimestre cresceu 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. E enquanto muitos analistas juravam que no máximo haveria um crescimento de 1% em relação ao segundo trimestre deste ano, nossa economia deu um show ao atingir 1,8%. E os Estados Unidos em crise.

Por que temerosos? Bem, pelo efeito dominó que as notícias de impacto negativo nas finanças promovem não só por aqui, mas no mundo inteiro. A impressão que se tem é de que até mesmo os empresários que não investem em ações, não dependem de um sistema de crédito, e não têm negócios com as 17 instituições bancárias que quebraram até agora na Europa e Estados Unidos estão sofrendo dos efeitos colaterais dessa crise. Algo como uma gravidez psicológica às avessas. E esses sintomas psicossomáticos é que estão balançando a economia brasileira ainda mais.

Evidentemente, alguns setores que dependem de crédito para se manter – como o automobilístico – já estão sofrendo impactos. Assim como a indústria da construção também terá de desacelerar o ritmo agressivo com que vinha lançando um empreendimento atrás do outro nos últimos dois anos. Mas não podemos querer registrar essa crise em cartório, como se fosse filha nossa, porque não é assim que as coisas funcionam. Ao contrário, deveríamos tomar como exemplo as empresas que, ainda durante os tempos difíceis da recessão, investiram em infra-estrutura e em inovação. E foram elas as responsáveis, em grande parte, por tirar um país inteiro do buraco, seja a Alemanha, os Estados Unidos, ou o Japão.

Neste final de ano, em que as empresas estão elaborando o balanço dos últimos 12 meses e discutindo as áreas de investimento de 2009, é importante levar em conta o que faz realmente parte das estratégias da empresa. Comunicação interna e externa são essenciais. Sendo assim, não se pode enfrentar a concorrência e um ano que exigirá esforços extras para manter a receita em alta, com um parque tecnológico decadente, com informações desorganizadas, com capital humano destreinado.

A empresa vulnerável nesses quesitos será a primeira a sentir os efeitos colaterais da doença psicossomática que contaminou o país. Nesse cenário, já estão condenados os players que não contarem com um sistema eficiente de backup, com um data center capaz de oferecer informações padronizadas e estruturadas, e quem não seja capaz de fazer mais e melhor em menor tempo.

* Ezequias Sena é diretor administrativo e comercial da On Line Brasil (www.onlinebrasil.com.br).

BPschool realiza treinamento no Rio

A BPsolutions (www.bpsolutions.com.br), empresa distribuidora de soluções para automação de negócios, criou o BPschool. Entre os eventos previstos pelo programa está o treinamento “Tecnologias para Automatizar o Varejo" que será realizado no dia 16 de dezembro no Rio de Janeiro.

Voltado às revendas com conhecimento na área de automação (fornecedores, criadores de software, rede de assistência técnica autorizada e os canais de comercialização), o curso é voltado para automatização do varejo, como frente de caixa, retaguarda e estoque.

Os cursos do BPschool têm conteúdo técnico e comercial. É uma ótima chance de fazer contatos, tirar dúvidas, participar da exposição, ter acesso aos principais fabricantes do Brasil, conhecer as melhores tecnologias do mercado e aumentar o relacionamento com as revendas de automação da região.

A atividade acontece das 08h30 às 17h00, na Rua Araújo Porto Alegre, 36 – sala 1204 – Centro, Edifício Aliança da Bahia - Rio de Janeiro - RJ

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2544-6000, ou pelo e-mail eventos@bpsolutions.com.br.

Apontador MapLink lança OndeEstou Mobile

O Apontador MapLink (www.apontador.com.br / www.maplink.com.br), resultado da fusão entre os dois maiores portais de localização do Brasil, acaba de lançar o OndeEstou Mobile (www.ondeestou.com.br), versão para celular do serviço de compartilhamento de localização pessoal, que integra as redes sociais já existentes como Orkut, Twitter e Facebook. A novidade é a indicação de localização em tempo real, por meio da triangulação de antenas ou pelo próprio GPS do aparelho. Basta somente um clique no botão atualizar para que sua localização real passe a constar no OndeEstou.

A versão pode ser acessada por meio de qualquer celular que possua sistema operacional Windows com conexão à internet, bastando apenas a instalação de um software, que pode ser baixado no portal Onde Estou, gratuitamente. Os usuários têm acesso às mesmas funcionalidades do portal como, por exemplo, saber a localização de seus amigos e de locais próximos como hotéis, restaurantes, bares, empresas, etc. Além disso, também disponibiliza a ferramenta Me Avise, que informa quando um amigo está próximo. O dispositivo é gratuito e está disponível para todo o Brasil.

”O Onde Estou foi desenvolvido para aproximar as pessoas de amigos, atrações turísticas, restaurantes, etc; basta o usuário informar sua localização”, afirma Rafael Siqueira, CTO do Apontador MapLink. “O Apontador MapLink mais uma vez sai na frente e é o primeiro a ter uma solução que integra aplicações de mapas no aparelho celular”, conclui ele.

Sobre o Apontador MapLink – Lançados separadamente em 2000, os portais são especializados no desenvolvimento e provimento de serviços de localização de endereços e roteirização de deslocamentos urbanos e rodoviários por meio da internet. Com a fusão, em 2008, a empresa passou a contar com mais de 300 clientes corporativos e oito milhões de visitantes únicos por mês, de acordo com o portal Alexa.com.

Tecnoset inaugura filial no Porto Digital de Recife

A Tecnoset, empresa da área de TI que integra soluções nas áreas de impressão, networking e segurança digital, acaba de inaugurar uma filial em Recife para ampliar a atuação na região, que até então era conduzida por representantes comerciais locais.

Segundo Paulo Schimenes, diretor da Tecnoset, o Nordeste foi escolhido como foco de investimento pelo crescimento da região nos últimos anos e pela carência de empresas de serviços de TI. “Já conquistamos clientes como Provider, Grupo Elektra, Tribunal de Justiça de Pernambuco e Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Nosso plano é fechar pelo menos 8 novos contratos de serviço de impressão na região no próximo ano e realizar 5 projetos de networking e/ou segurança digital”, comenta Schimenes.

O escritório conta com uma equipe técnico-comercial para atuar com todo o portfólio da empresa tanto no segmento corporativo como também para área de governo e atenderá os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte.

A filial está localizada na Rua Marquês de Olinda, 200, sala 409, no Recife Antigo, área de Porto Digital.

A Tecnoset está no mercado desde 1991 no setor de Tecnologia da Informação. Integra soluções nas áreas de impressão, networking e segurança digital em empresas públicas e privadas. Com mais de 200 profissionais em seu time, atende contratos de abrangência nacional e fatura mais de R$ 50 milhões no ano.

Xerox lança multifuncional para pequenos escritórios

A Xerox do Brasil amplia a família de multifuncionais e lança para pequenas e médias empresas a Xerox Phaser 3300 MFP. O equipamento oferece diferenciais como recursos avançados de digitalização para email, rede, e dispositivo de memória USB e diversos aplicativos. A facilidade de operação também é uma vantagem e o equipamento tem suporte para plataformas de operação, como Windows XP, Vista, Linux e Apple.

Com vários recursos, a Phaser 3300 MFP garante a segurança dos arquivos, através da autenticação de uso e filtragem do Internet Protocol (IP), e permite também a impressão de trabalhos diretamente pela porta USB, sem a necessidade do uso de um computador. A nova multifuncional também é econômica, utilizando como suprimento padrão apenas um cartucho com capacidade de até 8.000 páginas*, função de economia de toner e impressão frente e verso. Por ocupar pouco espaço, é ideal para pequenos e médios escritórios.

Com preço sugerido de R$ 2.375,00, o equipamento faz cópia e impressão com até 30 páginas por minuto (ppm), e tempo de impressão da primeira página em 8,5 segundos. A impressão é de 1200 x 1200 dpi, com processador de 300 MHz, capacidade para 300 folhas e expansível para 550. Seu ciclo de trabalho é de 35.000 páginas por mês.

MSN é eleito veículo eletrônico de 2008

Esta é a primeira vez que o concurso reconhece nacionalmente - através da concessão de um Grand Prix - a importância de um serviço de internet como veículo publicitário, numa atitude provavelmente inédita em todo o mundo. A categoria de Veículos Eletrônicos vinha analisando o desempenho de emissoras de televisão e de rádio, mas a tendência de convergência entre estes meios e as mídias digitais foi detectada pelos jurados do Colunistas, que passaram a analisar também o desempenho de portais e outros serviços informatizados.

O Prêmio Colunistas existe há 41 anos e é promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Publicidade (ABRACOMP). Hoje o concurso abrange 6 julgamentos regionais -- Norte-nordeste, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul --, analistando empresas e peças publicitárias de todas as mídias, como jornal, revista, tv, outdoor, internet etc. Os trabalhos que receberam medalhas de Ouro nestas regionais disputaram o 41º Prêmio Colunistas Brasil para a escolha dos melhores de todo o país.

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