Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Gabinetes de deputados com acesso remoto


Câmara lançou o Disco Virtual que armazena com segurança os principais documentos do gabinete para que o parlamentar possa acessá-lo onde quer que esteja


O Centro de Informática da Câmara dos Deputados (Cenin) lançou ontem (19), com a presença do primeiro-secretário da Câmara, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), o Disco Virtual para armazenamento dos documentos do gabinete parlamentar. Contando com as facilidades de cópia de segurança e acesso externo mediante uso de senha de autenticação, o novo sistema permitirá aos deputados e usuários cadastrados o acesso externo, pela Internet, aos documentos digitais armazenados nos computadores da Câmara.


"Queremos criar no deputado a cultura da informática, do mecanismo de acesso à tecnologia, às informações, dos pareceres e documentos digitais autenticados não importa onde estiver, como se estivesse no seu gabinete", explica o primeiro-secretário. Serraglio conta que o lançamento do Disco Virtual é uma das etapas do projeto Gabinete sem Fronteiras.


Dentro do projeto, a Câmara já implementou o Portal do Deputado, uma ferramenta que permite ao gabinete desenvolver a página do deputado na Internet para divulgação da sua atuação parlamentar; disponibilizou um computador portátil para cada parlamentar; e criou um sistema de automação dos processos desenvolvidos no gabinete (Infogab).


O acesso aos documentos será feito por meio da Extranet, ou seja, um link na Internet que permite aos usuários devidamente cadastrados visualizar o conteúdo exclusivo da Internet corporativa (Intranet), a partir de pontos externos à Câmara dos Deputados. O diretor do Cenin, Fernando Torres, argumenta que o novo sistema dinamiza o contato entre o gabinete e os escritórios nas bases dos parlamentares nos estados. "É mais uma ferramenta destinada a agilizar o trabalho do deputado e proporcionar maior mobilidade", disse.


Em princípio, será destinado a cada gabinete o equivalente a cinco gigabytes (GB) de espaço em armazenamento corporativo. Se o tamanho médio de um documento é de 100 kB, com cinco GB podem ser armazenados 50 mil documentos. De acordo com Torres, a consolidação do sistema foi inicialmente implantada em 2003 com sete terabytes de capacidade. Hoje, com a aquisição de novos equipamentos, a capacidade foi ampliada para 45 terabytes.


A tecnologia permite que muitos computadores guardem seus dados em discos magnéticos virtuais, de modo compartilhado, num único equipamento central (armazenamento consolidado). Antes desta possibilidade técnica, cada computador possuía seus próprios discos, o que dificultava bastante a interatividade e gerava desperdício de espaço.


Agora, com a adoção de um sistema de armazenamento central ("storage"), que contém uma grande quantidade de discos e um conjunto de placas controladoras que administram as conexões dos discos aos computadores, o conjunto adquire altíssimo desempenho e confiabilidade.


Fonte: Câmara dos Deputados.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More