Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Pará vai utilizar armas não letais

Cláudio Neves


As pistolas Taser, armas com dispositivos de choque que paralisam o criminoso sem causar ferimentos serão utilizadas pela primeira vez no Brasil, em Belém (PA), durante o Fórum Social Mundial (FSM), que ocorre de 27 janeiro a 1 fevereiro. Os responsáveis pela divulgação da informação ressaltaram que a tecnologia em questão atende normas internacionais de Direitos Humanos.

A arma emite Ondas T (TWaves) que interrompem a comunicação do cérebro com o corpo. O resultado é a paralisação imediata, seguida de queda, caso o agressor esteja de pé. O objetivo da pistola é, portanto, imobilizar o criminoso o tempo suficiente para que o policial possa algemá-lo, levá-lo preso ou solicitar apoio, caso necessite. O tempo máximo de paralisação pode variar de dez segundos até mais de 30 minutos, dependendo de quantas vezes o policial apertar o gatilho.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) forneceu 200 pistolas para compor o aparato de segurança do evento. Do lote, 100 delas foram disponibilizadas para Polícia Militar do Pará que passará a fazer uso do armamento. Até o dia 17 de janeiro, o contingente paraense será reforçado por 300 homens da Força Nacional de Segurança Pública.

Rede de combustão promove inovação em energia

Apoiada pelo CNPq, a Rede Nacional de Combustão (RNC) congrega pesquisadores, técnicos e alunos de vinte instituições, que atuam de forma cooperativa em torno de pesquisas básicas e aplicadas na área de combustão, e também da inserção de tecnologias associadas em empresas. Luís Fernando Figueira, coordenador da RNC explica que a combustão tem um enorme impacto principalmente nos setores industrial, de transporte e de geração de energia elétrica.

Segundo o pesquisador o Brasil conta com um grande número de pessoas trabalhando na área, mas ainda sim a participação social e econômica fora do país é pequena. No âmbito internacional, o país é praticamente invisível em relação a essa atividade.

A RNC e o CNPq pretendem firmar a presença brasileira no mundo neste cenário e fazer com que o número de pessoas corresponda efetivamente à importância que o país tem na formação do PIB internacional.

Fonte: CNPq

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More