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Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

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Cresce o mercado de educação à distância

Entrevista com Eduardo Rodrigues, da Trigger Soluções, empresa especializada em educação a distância (EAD), ao boletim semanal da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia, Software e Internet do Rio de Janeiro (Assespro-RJ), de 11 a 17 de fevereiro de 2011. O profissional fala sobre esse método de ensino em crescente expansão, e que tem sido responsável pela formação de milhares de estudantes no país.

AD: Qual é o panorama mundial e nacional da educação à distância?

Eduardo Rodrigues: Trabalho com EAD há mais de 10 anos e ao longo desse tempo as opções evoluíram muito. No início o EAD era feito de forma manual (registros dos primeiros cursos datam de 1881) sendo a distribuição de conteúdo basicamente feita pelos correios. Os computadores permitiram uma melhoria na qualidade do conteúdo, adicionando novos recursos audiovisuais interativos e a utilização da internet como meio de distribuição de conteúdo, permitiu a expansão em larga escala da EAD.

Com o crescimento do mercado, grandes players entraram e passaram a fornecer soluções para administração dos cursos, os AVA (ambiente virtual de aprendizado).  Atualmente todos os tipos de cursos podem ser feitos online, inclusive com certificações reconhecidas internacionalmente. 

O MEC também já reconhece e possui regras específicas para cursos on-line.  Por isso, no Brasil quase todas as universidades, lideradas principalmente pelas instituições privadas, estão utilizando o EAD como complemento do ensino presencial ou como uma alternativa completa de ensino.  

Os brasileiros estão entre os que passam mais tempo na internet e entre os que mais utilizam redes sociais. A facilidade e identificação com a internet melhora o alcance dos cursos de EAD no país.

AD: Você considera que a educação à distância é uma alternativa para a formação de mão de obra, atualmente escassa, para a TI?

Eduardo Rodrigues: O mercado de TI é muito peculiar. Como a profissão não é regulamentada, não há uma exigência formal de requisitos para atuar no setor.  Atualmente, são as empresas provedoras de tecnologia, como a Microsoft, Oracle (Java), Cisco, entre outras, que proveem programas de certificação, que de alguma maneira conseguem mensurar o conhecimento dos profissionais.

O EAD pode ser uma excelente alternativa para os profissionais de TI, que já têm por hábito a utilização da internet como fonte de informação, ou seja, as ferramentas EAD não introduzem nenhuma dificuldade para eles.  Além do mais, a flexibilidade permitida pelo EAD é uma grande vantagem, pois a grande demanda de profissionais de TI faz com que muitos estudantes consigam emprego mesmo antes de se formar, e o EAD permite a conclusão do ensino fora do horário comercial.

Porém, nem todas as pessoas têm perfil para fazer um curso à distância. Apesar de fornecer flexibilidade em relação ao tempo dedicado ao estudo. Essa modalidade de ensino requer uma organização do tempo e concentração muito maior que o ensino presencial.

AD: Qual é o principal público-alvo para a EAD no país?

Eduardo Rodrigues: Atualmente, vejo o público-alvo como sendo o de profissionais que já estejam no mercado de trabalho e procuram se aperfeiçoar em uma determinada área ou uma mudança na carreira (concursos, por exemplo).

Outro grande alvo da utilização do EAD é para empresas que desejam treinar funcionários e que tenham sedes distantes, podendo assim, ter uma economia muito grande em treinamento.

Fonte: Assespro Direto (www.assespro-rj.org.br)

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