Detalhes do Transition
O veículo está em uma categoria chamada de aeronave terrestre. Diferentemente de carros voadores originais, que pode ser qualquer coisa desde um aero deslizador militar a um veículo de estrada com asas acopladas, o Transition é acima de tudo uma aeronave. Ele foi projetado basicamente para pilotos particulares que voam até compromissos de negócios e particulares, e precisam de um veículo de estrada para deslocamentos.
Além de suas montagens de voos, o Transition tem uma suspensão totalmente automotiva, zonas de deformação e gaiolas de proteção para cumprir todas as normas de segurança para veículos de estrada. Depois de aterrissado, basta pressionar um botão no painel para dobrar suas asas.
Para reunir a dupla função, o peso deve ser equilibrado, leve o bastante para levantar vôo, e robusto o suficiente para cumprir as especificações exigidas pelas normas governamentais de segurança em caso de desastre aéreo. Nesta etapa do desenvolvimento do Transition, foi utilizado o SolidWorks Simulation, para calcular com o máximo de precisão a quantidade de material que poderia ser reduzida em montagens vitais sem comprometer o desempenho.
Samuel Schweighart, co-fundador e vice-presidente de engenharia da Terrafugia, destaca o papel do software da SolidWorks no desenvolvimento da aeronave: “colocamos todos os nossos projetos no SolidWorks, depois usamos recursos de análises de elementos finitos para determinar quanto material poderíamos cortar sem comprometer a integridade do Transition como um veículo de estrada. Se estivéssemos trabalhando apenas com protótipos físicos, acabaríamos tendo que lixar manualmente os detalhes indesejados das peças”, disse.
A fábrica de máquinas que produziu os componentes da aeronave também usou os modelos 3D do SolidWorks para criar as peças.