Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Abertura de novas rádios tem prazo prorrogado

Brasília - O ministério das Comunicações prorrogou por 45 dias as inscrições para a abertura de novas rádios comunitárias. Com isso, as entidades interessadas têm até o dia 6 de março para se inscreverem. O novo prazo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (18). Segundo o ministério, o objetivo da mudança é assegurar maior participação da sociedade e democratizar o acesso às rádios comunitárias. Até o momento, aproximadamente 400 entidades manifestaram interesse em executar o serviço.


A data prevista anteriormente, publicada no DOU em dezembro de 2007, era de 18 de janeiro. Com o novo prazo, o ministério pretende chegar à marca de 5.557 municípios brasileiros, o que representa 99,86% do país. Entre os documentos exigidos no formulário de inscrição estão: cópia de comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério da Fazenda, Ata de Constituição da entidade devidamente registrada e Relação contendo o nome de todos os associados pessoas naturais e jurídicas.


Além disso, de acordo com a Constituição, a propriedade de qualquer empresa de radiodifusão é privativa de brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos ou de pessoas jurídicas constituídas sob as leis brasileiras e que tenham sede no país. As inscrições podem ser feitas na sede do Ministério das Comunicações, no site http://www.mc.gov.br ou via postal, no endereço: Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, situada na Esplanada dos Ministérios, Bloco R – Anexo-B, Sala – 300, CEP 70044-900 – Brasília-DF. A taxa de inscrição é de R$ 20.


Por Paloma Santos - Agência Brasil

Curso para gerir projetos de tecnologia

 Líderes, gerentes e coordenadores de projetos de inovação tecnológica das empresas localizadas em Belo Horizonte e cidades vizinhas terão uma boa oportunidade de se atualizar e se aperfeiçoar em sua área de atuação nos próximos dias 25 e 26 de fevereiro. A Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras (Anpei) realiza, nessas datas, o curso Capacitação em Gestão de Projetos Tecnológicos e de Inovação - Foco em resultado. Trata-se de um treinamento em gerenciamento de projetos, que tem como objetivo mostrar aos participantes a importância de administrar empreendimentos tecnológicos de forma sistemática e com metodologia específica. O curso também apresenta o perfil do gerente desse tipo de projeto.


Serão 16 horas de aula, ministradas pelo engenheiro e consultor de empresas Roque Rabechini Jr., diretor da C&R Consultoria e professor de MBA em gerenciamento de projetos. Segundo ele, os requisitos para o gerenciamento de um projeto tecnológico e de inovação são divididos em dois grupos: hard e soft. "Os primeiros, mais duros, são o cumprimento de prazos, custos e qualidade", explica. "Os segundos, mais leves, são a satisfação do cliente e a conquista de um patamar tecnológico significativo." Quanto às dificuldades enfrentadas para gerenciar um projeto desses, Rabechini Jr diz que entre as maiores está a de lidar com a incerteza, que é própria deles.


Durante o curso, o consultor vai falar também dos erros mais comuns cometidos pelos gestores de projetos tecnológicos e de inovação. O maior deles, segundo Rabechini Jr., é a pessoa não se preparar tecnicamente para superar a barreira da inovação imposta por esse tipo de projeto. "É essencial que ela tenha formação na área tecnológica", diz. "É fundamental porque essa pessoa terá que entender as solicitações do cliente, decidir os aspectos tecnológicos do projeto com sua equipe, optar por alternativas adequadas e fornecedores especializados."


O programa do curso é composto de cinco itens: Visão da gestão de projetos, Formas organizacionais das empresas, O papel e o perfil do gerente (competências necessárias para a formação de um gerente de projetos destacando-se os aspectos de projetos de P,D&I), Concepção, planejamento do projeto, Execução e controle e Fechamento. "O gerenciamento adequado dos projetos leva à obtenção dos resultados pretendidos, sejam eles estratégicos ou táticos", conclui Rabechini Jr.


Mais informações e inscrições: www.anpei.org.br; anpei@anpei.org.br; (11) 3842-3533.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More