Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

IBM aponta inovações dos próximos cinco anos

A IBM divulgou a terceira lista "IBM five in five", que reúne as inovações que se implementadas poderão transformar o modo como trabalhamos, vivemos e nos divertimos, nos próximos cinco anos. Na pesquisa, baseada em tendências sociais e de mercado, também são contempladas as tecnologias emergentes dos Laboratórios da IBM do mundo inteiro, que poderão tornar estas inovações tecnológicas possíveis.

Nos próximos cinco anos, nossas vidas poderão mudar da seguinte forma:

Energia solar
Você já se perguntou quanta energia poderia ser criada com tecnologia solar inserida em nossas calçadas, ruas, revestimentos, pinturas, telhados e janelas? Atualmente, os materiais e o processo de produção de células solares para converter energia são muito caros. Mas isso está mudando com a criação de células solares de “filme fino”.

Esse novo tipo de célula é até 100 vezes mais fina do que as células de wafer de silício e, com isso, podem ser produzidas a um custo mais baixo. Elas são adequadas não só para o topo das construções, mas também para as laterais, incluindo janelas de vidro escurecido. E, ainda, podem ser usadas em celulares, notebooks, carros e até mesmo roupas.

“Bola de cristal” para sua saúde
Já sabemos que batata frita não traz benefícios à nossa saúde. Mas e se fosse possível descobrir como podemos consumir mais desse e de outros alimentos considerados "nocivos", sem que eles afetem negativamente a saúde?

Nos próximos cinco anos os médicos serão capazes de oferecer um mapa genético detalhando quais os riscos de saúde que uma pessoa provavelmente enfrentará durante a vida e o que é preciso especificamente para evitá-los. Isso será feito com base no DNA individual e deve custar menos de US$200.

Desde que os cientistas descobriram como mapear todo o genoma humano, eles conseguiram identificar os segredos guardados pelos genes. Com isso, é possível prever a influência genética na nossa saúde e condições as quais podemos estar predispostos. Os médicos podem usar essa informação para recomendar tratamentos e mudanças de estilo de vida específico de acordo com o mapa de cada pessoa.

As empresas farmacêuticas também serão capazes de criar medicamentos mais eficazes, que serão direcionados a cada um de nós como pacientes individuais. O mapeamento genético transformará radicalmente o atendimento na área da saúde nos próximos cinco anos e permitirá que você cuide melhor de si mesmo.

Interação por voz com a web
O modo como usamos a web mudará significativamente nos próximos cinco anos. No futuro será possível navegar na internet com as mãos livres, usando sua voz e eliminando a necessidade de telas e teclados. A nova tecnologia mudará a forma com que as pessoas criam, constroem e interagem com web sites de comércio eletrônico e de informação usando a voz ao invés de texto.

Em lugares como a Índia, por exemplo, em que a fala é mais proeminente do que a escrita no ensino, governo e cultura, “falar” com a web está superando todas as outras interfaces, até o celular já vem substituindo o PC. Com o uso de “sites de voz”, as pessoas sem acesso a um computador pessoal e à internet, ou que não podem ler ou escrever, poderão aproveitar todos os benefícios e conveniências que a web tem a oferecer.

À medida em que a internet se torna mais acessível com o uso de voz, seu uso será mais abrangente por todos. Imagine fazermos uma ligação para enviar um post, uma busca de informação na internet e responder a e-mails e mensagens instantâneas sem precisar digitar. Será possível navegar pela web verbalmente para encontrar o que está procurando e ter a informação lida de volta para você, como se essa interação fosse uma conversa com a web.

Assistente de compras digital
Nos próximos cinco anos os consumidores dependerão cada vez mais de si para tomar decisões de compras ao invés de esperar pelos vendedores das lojas. Isso será possível pela combinação de novas tecnologias e com a próxima onda de dispositivos móveis, impulsionando significativamente a experiência de compras dentro da loja. Os provadores serão equipados com assistentes digitais de compras.

São quiosques com tela sensível ao toque e ativados por voz que permitirão a escolha de roupas e acessórios para complementar ou substituir a peça que você já escolheu. Depois de fazer suas opções, um vendedor será notificado, reunirá as compras e as trará para você.

Também será possível tirar fotos de si mesmo em diferentes combinações e enviá-las por e-mail ou SMS para seus amigos e familiares. Como isso, mesmo que eles não estejam na loja, poderão dar opiniões. Os consumidores poderão acessar classificações e comentários sobre produtos feitos por outros clientes e também conseguirão fazer o download de cupons de desconto e aplicá-los instantaneamente às suas compras.

Lembretes automáticos
Atualmente, temos um grande volume de informações e atividades para fazer. Nos próximos cinco anos se tornará muito mais fácil lembrarmos o que comprar no supermercado, quais tarefas precisam ser realizadas, com quem você falará em uma conferência, onde e quando você combinou de encontrar um amigo ou que produto viu anunciado no aeroporto.

Isso acontecerá porque esses detalhes do dia-a-dia serão registrados, armazenados, analisados e fornecidos, no momento e local apropriados, por dispositivos inteligentes portáteis ou fixos. Para ajudar a tornar isso possível, microfones e câmeras de vídeo gravarão conversas e atividades. As informações coletadas serão armazenadas automaticamente e analisadas em um computador pessoal.

As pessoas poderão ser lembradas sobre uma conversa que tiveram, por exemplo, com sua filha ou médico pelo telefone. Com base nessas informações, os telefones inteligentes equipados com tecnologia de posicionamento global também poderão avisar as pessoas de comprar comida ou medicamentos se elas passarem em uma loja específica, em um determinado momento.

Não é difícil imaginar que tvs, controles remotos ou mesmo toalhas de mesa possam um dia se tornar mídias por meio das quais acessaremos nossas informações armazenadas digitalmente.

Embratel lança TV por assinatura via satélite


A operadora de telecomunicações, Embratel, finalmente entrou no mercado nacional de tv por assinatura. O novo serviço, denominado Via Embratel, disponibilizará um leque de canais, com programação variada.

A oferta inclui os amplamente difundidos canais de tv como Animal Planet, Band News, Canal Via Embratel, Cartoon Network, Discovery Channel, Discovery Home&Health, Discovery Kids, Disney Channel, ESPN, Fox, Fox Life, FX, GloboNews, GNT, MegaPix, Multishow, National Geographic, People&Arts, Space, SportTV, Sportv2, Telecine Premium, Telecine Action, Telecine Light, Telecine Pipoca e Telecine Cult, TNT, VH1 entre outros, além de 15 canais de rádio.

Com a expectativa de atender um mercado de consumidores de mais de 20 milhões de domicílios, a Embratel oferece este novo serviço graças a sua rede de satélites próprios Star One série C2, que permitirão a transmissão de alta definição.

Segundo a operadora o Via Embratel utiliza tecnologia digital de última geração, com MPEG4 para transporte e DVB-S2 para transmissão. “Os diferenciais competitivos da nova solução estão focados na qualidade e confiabilidade da marca Embratel, com alta definição de som e imagen por meio da tecnologia digital MPEG 4, novo padrão global multimídia de comunicação, que transmite som e vídeo de qualidade única”, explicou Antonio João, diretor responsável pelo Via Embratel.

Os equipamentos do Via Embratel (receptor e antena) são cedidos aos clientes em comodato e durante o período de lançamento, que vai atél 31/12/2008, a contratação e instalação são gratuitas. O valor inicial da mensalidade do serviço é de R$ 59,90.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.viaembratel.com.br.

Sobre a tecnologia DTH
O Via Embratel utiliza tecnologia DTH (Direct to Home), uma modalidade de transmissão na qual os sinais de TV são enviados via satélite diretamente para o televisor dos clientes do serviço, com alta qualidade de som e imagem. A recepção dos sinais se realiza por meio de uma antena parabólica externa de 60 centímetros de diâmetro e banda de frequencia entre 10,9 GHz e 36 GHz.

A transmissão nesse tipo de sistema é digital, desta forma o receptor deve ser capaz de entender sinais digitais e transformá-los em analógicos para que possam ser vistos em uma TV convencional.

A tecnologia utilizada pelo Via Embratel é a MPEG 4, com sistema de compressão que possibilita uma maior eficácia no uso da capacidade satelital.

Satélite
O lançamento do novo serviço coincide com o recente lançamento do satélite Star One C2. Além de ampliar a capacidade de telecomunicações no Brasil, o novo Star One C2 será utilizado na transmissão de sinais para a TV por assinatura da Embratel. Além de atender as demandas do Brasil, o novo satélite também será responsável pelo envio de sinais para toda a América do Sul onde a Telmex, principal acionista da Embratel, está presente com suas subsidiárias.

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