Nos próximos cinco anos, nossas vidas poderão mudar da seguinte forma:
Energia solar
Você já se perguntou quanta energia poderia ser criada com tecnologia solar inserida em nossas calçadas, ruas, revestimentos, pinturas, telhados e janelas? Atualmente, os materiais e o processo de produção de células solares para converter energia são muito caros. Mas isso está mudando com a criação de células solares de “filme fino”.
Esse novo tipo de célula é até 100 vezes mais fina do que as células de wafer de silício e, com isso, podem ser produzidas a um custo mais baixo. Elas são adequadas não só para o topo das construções, mas também para as laterais, incluindo janelas de vidro escurecido. E, ainda, podem ser usadas em celulares, notebooks, carros e até mesmo roupas.
“Bola de cristal” para sua saúde
Já sabemos que batata frita não traz benefícios à nossa saúde. Mas e se fosse possível descobrir como podemos consumir mais desse e de outros alimentos considerados "nocivos", sem que eles afetem negativamente a saúde?
Nos próximos cinco anos os médicos serão capazes de oferecer um mapa genético detalhando quais os riscos de saúde que uma pessoa provavelmente enfrentará durante a vida e o que é preciso especificamente para evitá-los. Isso será feito com base no DNA individual e deve custar menos de US$200.
Desde que os cientistas descobriram como mapear todo o genoma humano, eles conseguiram identificar os segredos guardados pelos genes. Com isso, é possível prever a influência genética na nossa saúde e condições as quais podemos estar predispostos. Os médicos podem usar essa informação para recomendar tratamentos e mudanças de estilo de vida específico de acordo com o mapa de cada pessoa.
As empresas farmacêuticas também serão capazes de criar medicamentos mais eficazes, que serão direcionados a cada um de nós como pacientes individuais. O mapeamento genético transformará radicalmente o atendimento na área da saúde nos próximos cinco anos e permitirá que você cuide melhor de si mesmo.
Interação por voz com a web
O modo como usamos a web mudará significativamente nos próximos cinco anos. No futuro será possível navegar na internet com as mãos livres, usando sua voz e eliminando a necessidade de telas e teclados. A nova tecnologia mudará a forma com que as pessoas criam, constroem e interagem com web sites de comércio eletrônico e de informação usando a voz ao invés de texto.
Em lugares como a Índia, por exemplo, em que a fala é mais proeminente do que a escrita no ensino, governo e cultura, “falar” com a web está superando todas as outras interfaces, até o celular já vem substituindo o PC. Com o uso de “sites de voz”, as pessoas sem acesso a um computador pessoal e à internet, ou que não podem ler ou escrever, poderão aproveitar todos os benefícios e conveniências que a web tem a oferecer.
À medida em que a internet se torna mais acessível com o uso de voz, seu uso será mais abrangente por todos. Imagine fazermos uma ligação para enviar um post, uma busca de informação na internet e responder a e-mails e mensagens instantâneas sem precisar digitar. Será possível navegar pela web verbalmente para encontrar o que está procurando e ter a informação lida de volta para você, como se essa interação fosse uma conversa com a web.
Assistente de compras digital
Nos próximos cinco anos os consumidores dependerão cada vez mais de si para tomar decisões de compras ao invés de esperar pelos vendedores das lojas. Isso será possível pela combinação de novas tecnologias e com a próxima onda de dispositivos móveis, impulsionando significativamente a experiência de compras dentro da loja. Os provadores serão equipados com assistentes digitais de compras.
São quiosques com tela sensível ao toque e ativados por voz que permitirão a escolha de roupas e acessórios para complementar ou substituir a peça que você já escolheu. Depois de fazer suas opções, um vendedor será notificado, reunirá as compras e as trará para você.
Também será possível tirar fotos de si mesmo em diferentes combinações e enviá-las por e-mail ou SMS para seus amigos e familiares. Como isso, mesmo que eles não estejam na loja, poderão dar opiniões. Os consumidores poderão acessar classificações e comentários sobre produtos feitos por outros clientes e também conseguirão fazer o download de cupons de desconto e aplicá-los instantaneamente às suas compras.
Lembretes automáticos
Atualmente, temos um grande volume de informações e atividades para fazer. Nos próximos cinco anos se tornará muito mais fácil lembrarmos o que comprar no supermercado, quais tarefas precisam ser realizadas, com quem você falará em uma conferência, onde e quando você combinou de encontrar um amigo ou que produto viu anunciado no aeroporto.
Isso acontecerá porque esses detalhes do dia-a-dia serão registrados, armazenados, analisados e fornecidos, no momento e local apropriados, por dispositivos inteligentes portáteis ou fixos. Para ajudar a tornar isso possível, microfones e câmeras de vídeo gravarão conversas e atividades. As informações coletadas serão armazenadas automaticamente e analisadas em um computador pessoal.
As pessoas poderão ser lembradas sobre uma conversa que tiveram, por exemplo, com sua filha ou médico pelo telefone. Com base nessas informações, os telefones inteligentes equipados com tecnologia de posicionamento global também poderão avisar as pessoas de comprar comida ou medicamentos se elas passarem em uma loja específica, em um determinado momento.
Não é difícil imaginar que tvs, controles remotos ou mesmo toalhas de mesa possam um dia se tornar mídias por meio das quais acessaremos nossas informações armazenadas digitalmente.