Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Acesso a recursos genéticos ainda sob consulta

Brasília - Foi prorrogada para o dia 13 de abril a consulta pública para o encaminhamento de sugestões ao projeto de lei que dispõe sobre a coleta de material biológico, acesso aos recursos genéticos e proteção aos conhecimentos tradicionais associados.


O texto do projeto foi publicado no Diário Oficial da União, do dia 28 de novembro de 2007 e a coleta de sugestões está sob responsabilidade da Casa Civil. Despacho da ministra Dilma Rousssef alongando o prazo da consulta pública foi publicado hoje (28), no Diário Oficial.


O projeto será encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional depois que as sugestões da sociedade forem incorporadas. Aprovado, substituirá a atual legislação de acesso ao patrimônio genético, estabelecida pela Medida Provisória 2.186-16, de 2001.


Entre as mudanças já previstas no texto original, elaborado por técnicos do governo, está a desburocratização para realizar pesquisas científicas. Hoje, simples atividades de coleta precisam de autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Pelo projeto de lei, bastará o pesquisador informar as atividades a serem realizadas ao Cadastro Nacional de Acesso aos Recursos Genéticos, que será implantado e gerenciado pelo ministério do Meio Ambiente. O PL propõe a criação de outros dois cadastros nacionais, um gerido pelo ministério da Ciência e Tecnologia e outro pelo ministério da Agricultura. Também define que recursos genéticos em geral e, especialmente, os já conhecidos por populações tradicionais que tiverem relação com a agrobiodiversidade sejam temas tratados pelo ministério da Agricultura.


As sugestões ao projeto de lei de Acesso aos Recursos Genéticos podem ser encaminhadas pela internet..


Com informações de Lana Cristina - Agência Brasil

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More