O surgimento do empreendimento contou com o incentivo do Sebrae no Rio Grande do Sul e hoje a instituição colabora para que a empresa conquiste clientes em outros estados. O produto inovador no Brasil, um conector de energia, alavancou as vendas da Dersehn e hoje comemora os excelentes resultados de 2007. Foram 50 mil conectores vendidos no ano, o dobro de 2004 a 2006.
A Dersehn do Brasil Ltda., empresa do economista João Carlos Sehn, surgiu em 2004, depois do empreendedor perceber a necessidade, durante reforma em sua casa, de acomodar a fiação dentro de uma caixa de passagem no teto da sala.
A partir desse momento, Sehn começou a desenvolver um dispositivo para eliminar a quantidade de emendas dos fios, evitando isolamentos perigosos, melhorando a qualidade dos contatos elétricos, evitando a fuga de energia e facilitando o trabalho de eletricistas. Foi neste momento que surgiu o conector de energia, que ainda reduz o consumo de energia elétrica em até 15% e faz crescer o volume de trabalho dos eletricistas, segundo Sehn.
“As pessoas estão conhecendo aos poucos nosso produto. Ainda temos muito que crescer em todo o Brasil”, afirma Sehn. Com incentivo do Sebrae/RS, a Dersehn conheceu novos clientes na Feira Internacional de Indústria Elétrica, Energia e Automação (Fiee), em São Paulo, e agora atende também o Rio de Janeiro. Nos últimos oito meses, a empresa ganhou 79 novos clientes. Agora são 268 lojas de material elétrico e construção civil vendendo os conectores da Dersehn no Brasil. Em 2008, a meta é dobrar as vendas deste ano, comercializando 100 mil conectores.
Para a responsável pelo atendimento individual da Regional Sul do Sebrae/RS, Márcia Pedrotti Porto, o sucesso de empresas como a Dersehn são exemplos de que o empreendedorismo dá certo. “Casos de sucesso como esse nos motivam e servem como exemplo positivo para os futuros empresários da região”, avalia Márcia. Segundo ela, a instituição estará sempre à disposição do empresário para incentivá-lo e qualificá-lo em suas demandas.
Por sugestão de amigos eletricistas, Sehn irá adaptar seu conector para atender também as indústrias, melhorando as instalações elétricas das empresas e evitando problemas elétricos, especialmente curtos-circuitos. “A idéia é utilizar um fixador para encaixar nos trilhos usados nos quadros de conexões das indústrias”, projeta Sehn. O novo produto irá ajudar a empresa a expandir os negócios para Santa Catarina e demais cidades do Rio Grande do Sul, onde a aceitação do conector convencional tem sido cada vez maior.
Agência Sebrae de Notícias