Os principais assuntos tratados serão Cenário do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) Mundial e Brasileiro; Recursos Financeiros para Projetos de MDL; Aspectos Jurídicos e Fiscais na Comercialização de Créditos de Carbono; Negociação dos Créditos de Carbono na Bolsa.
Além disso, serão feitos três estudos de caso, que são: Comercialização de Resultados, Experiência do Setor Elétrico e Desafios e Vantagens da Adicionalidade na Redução de Emissões. Para falar sobre esses temas estarão presentes Virgílio Horácio Samuel Gibbon, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenador do projeto de implantação do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões da Bolsa de Mercadoria e Futuro (BM&F); Demóstenes Barbosa da Silva, diretor de gestão ambiental de crédito de carbono da AES Brasil.
Condições deste mercado:
O cenário econômico mundial mostra que o mercado de crédito de carbono está em plena expansão, devendo movimentar entre 30 e 40 milhões de euros no próximo ano. O Brasil, que ocupa segunda posição no ranking de maior produtor de créditos deve representar uma parcela significativa deste mercado, podendo atingir 20% do volume de créditos comercializados.
Dessa forma, é fundamental que as empresas com potencial para o desenvolvimento de projetos de carbono possam analisar as melhores práticas de comercialização, as linhas de financiamentos disponíveis aos projetos de MDL e definir um planejamento eficaz, visando atingir o retorno financeiro desejado e ao mesmo tempo garantir vantagem competitiva em relação aos outros países participantes desse mercado.
O seminário Crédito de Carbono destina-se a empresas de metalurgia, papel e celulose, siderurgia, alimentos, agronegócios, açúcar, combustíveis em geral, saneamentos, concessionárias de energia elétrica, grandes consumidores de energia, instituições financeiras, fundos de pensão, órgãos governamentais e associações, consultorias, certificadores, escritórios de advocacia e demais fornecedores de serviços e soluções para o setor.
Quem tiver interesse em participar deve entrar em contato com Júlia Fagioli, da Comunicação Corporativa, pelo e-mail julia.fagioli@canalexecutivo.com.