Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Astrobiologia: água e vida no sistema solar

Arley Reis
Da Agecom UFSC

Estamos a sós no universo? A pergunta milenar, que continua instigando também a ciência, será tema da primeira palestra do ciclo ´Grandes temas da Astronomia moderna`. Direcionada a leigos, a série faz parte da agenda da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia. Os encontros são abertos ao público e o primeiro será realizado no auditório da Reitoria, no dia 30 de março, a partir das 19h.

Nesta atividade o professor Jorge Quillfeldt (UFRGS) falará sobre ´Astrobiologia: Água e Vida no Sistema Solar e além`, tratando do fascinante tema da busca pela vida extraterrestre. Após o encontro está prevista sessão de observação do céu no Observatório da UFSC.

O convidado é o integrante do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em física e pesquisador na área das neurociências. Paralelamente a sua atividade de pesquisa básica, dedica-se também à divulgação científica. Desde 2003 coordena a primeira disciplina de graduação sobre o assunto numa universidade federal (Bio10-012, “Exobiologia”).

Na palestra introduzirá a disciplina da astrobiologia, também conhecida como exobiologia ou bioastronomia. Abordará o histórico da trajetória dessa novíssima grande área da ciência, indo da radioescuta de possíveis civilizações extraterrestres aos principais feitos da astronáutica e descoberta e estudo dos planetas extrasolares. O palestrante também vai mostrar os principais achados na busca recente por indícios de vida microscópica em corpos do sistema solar, uma das tônicas atuais dessa área.

“O Jorge é biofísico, um excelente palestrante, extremamente entusiasmado. Sua área de pesquisa está ligada às neurociências, mas esteve também sempre ligado à física e à astronomia, desde os tempos em que era astrônomo amador. Com seu gosto por biologia e astronomia, interessou-se desde o começo de sua formação pela exobiologia, assunto sobre o qual vai falar”, apresenta o professor Antônio Kanaan, do Grupo de Astrofísica, ligado ao Departamento de Física. O Grupo de Astrofísica é uma das equipes da UFSC parceira no projeto de comemoração do Ano Internacional da Astronomia no Brasil.

Palestrantes
A programação do ciclo ´Grandes temas da Astronomia moderna` trará para Florianópolis diversos estudiosos da astronomia, que farão conferências abertas ao público. Entre eles estão os astrônomos Kepler Oliveira (UFRGS), Augusto Damineli (USP), João Steiner (USP), Renan Medeiros (UFRN), Carlos Wuensche (INPE), Laerte Sodré (IAG-USP) e Enrique Jimenez (Instituto de Astrofísica de Andalucía). As próximas datas serão divulgadas em breve.

Mais informações: kanaan@astro.ufsc.br / tel: (48) 3721-8238 (10 às 12h)

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More