Invista em links patrocinados
Também conhecida como Search Engine Marketing (SEM) a prática é utilizada pelo comércio eletrônico em geral, em campanhas nos mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing. “Investindo em links patrocinados, você paga pelo clique e pode determinar uma verba mensal de investimento. Com a ferramenta certa, um investimento e estratégia adequados, é possível fazer com que seu site apareça em primeiro lugar”, informa.
Otimize seu site
Esta prática, também conhecida como Search Engine Optimization (SEO), requer apenas conhecimento técnico e um pouco de tempo. Uma forma de otimização é a chamada on-page, que trata de utilizar tags, title, URLs e headings “amigáveis”, ou seja, “bem vistas” pelos buscadores. “Há também as técnicas ‘black hat’, que são entendidas como fraudes. Os buscadores costumam punir quem as utiliza, deixando de exibir tais sites em seus resultados”, explica Marcelo.
A forma mais fácil e eficiente de otimização, no entanto, leva o conteúdo em consideração. Segundo o especialista, oferecer conteúdo novo sobre o assunto principal do site, proporciona melhor indexação nos mecanismos de busca.
Utilize as redes sociais a seu favor
As redes sociais têm sido frequentemente utilizadas para a divulgação de sites e campanhas online. A vantagem é que a divulgação ocorre espontaneamente por parte do internauta. Uma forma de estimular o usuário do seu site a propagar o conteúdo corporativo é disponibilizando botões de “tweet” ou “curtir”, gerando ações, respectivamente, no Twitter e no Facebook. É importante não deixar seu usuário sem resposta no caso de uma reclamação e mostrar-se atento às sugestões. "Isso deixa o interlocutor mais a vontade com sua página na internet”, explica.
Utilize o bom e velho e-mail
Uma forma muito prática de atrair o internauta para o site institucional é informar as novidades através do e-mail marketing. “Mas ele deve ser usado com moderação”, explica Marcelo. O ideal é enviar no máximo um e-mail por dia e mandar mensagens apenas a quem se cadastrar no mailing, aceitando a política de opt-in.
Fonte: WEBtraffic (www.webtraffic.com.br).