Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Nimbuzz fecha acordo na Índia

O programa de comunicação Nimbuzz (www.nimbuzz.com) acaba de fechar um acordo de distribuição com a Spice Mobiles, líder na fabricação de celulares na Índia. Os novos aparelhos da companhia serão comercializados com o aplicativo Nimbuzz previamente instalado. Com o acordo, a Spice Mobiles torna-se um dos grandes parceiros de distribuição da Nimbuzz e passa a integrar o projeto global Manufacturer Affiliate Program.

A partir de agora, a maior parte dos novos equipamentos Java e Windows Mobile será vendida pela Spice Mobiles já com o Nimbuzz instalado, e estará disponível em aproximadamente 25 mil lojas no mercado indiano.

A inclusão do Nimbuzz aos aparelhos será anunciada aos clientes da Spice Mobiles por meio de uma campanha de marketing realizada em todo a Índia. Serão veiculados logos da Nimbuzz, links e descrições do aplicativo no website da Spice Mobiles, além de promoções e links para o Nimbuzz em seu portal WAP.

Segundo o CEO da Nimbuzz, Evert-Jaap Lugt,os fabricantes de celulares que disponibilizam programas de integração com sistemas de mensagens instantâneas e redes sociais exercem maior atração sobre os consumidores — principalmente aqueles que se antecipam ao resto do mercado e não cobram pelos benefícios extras.

O acordo com a Spice Mobiles é global, e os aparelhos da companhia serão vendidos em outros territórios da região da Ásia e do Pacífico.

Pesquisas do instituto Gartner indicam que a base de usuários de telefones celulares da Índia deve passar de 300 milhões para 737 milhões em 2012. De acordo com relatórios da Price Waterhouse Coopers, o mercado indiano de serviços VAS deve alcançar U$S 2 bilhões no final de 2008, e espera-se que corresponda a 18% da renda das operadoras em 2010.

Magazine Luiza vai vender HDs externos

A Western Digital anuncia a chegada de suas principais linhas de discos rígidos externos (Hard Drive Disk - HDD) ao varejo brasileiro. Os produtos estão disponíveis para todo o Brasil devido a uma negociação entre a Aldo Componentes e a Magazines Luiza.

As linhas de HDs portáteis estarão disponíveis, num primeiro momento, apenas no site de vendas da varejista. Na sessão de informática os consumidores poderão encontrar os HDs portáteis Passport, nas versões de 160Gb e 250Gb, nas cores preta, azul e vermelha; além do HD de mesa My Book Essential Edition preto, com 500Gb.

Atualmente, o Passport Essential com 160Gb pode ser adquirido por R$ 429,00, ou R$ 599,00 na versão com 250Gb; e o My Book Essential Edition, preço sob consulta. Numa segunda fase, mais linhas da WD estarão disponíveis no Magazine Luiza, como as versões do My Book World Edition II e Studio II para Mac.

Onde fazer curso de Analista de Negócio

A CompanyWeb, empresa com mais de 12 anos de experiência em Consultoria na área de Tecnologia da Informação e Negócios (gestão de negócios, pessoas, projetos e processos) divulgou ao mercado sua oferta do curso Analista de Negócio 2.0.

A empresa informa que em função do crescimento da demanda, o grande número de fusões e aquisições, a consolidação dos negócios e o aumento da complexidade das operações fizeram com que o mercado buscasse por um novo perfil de profissional.

Seu argumento é que, por esses motivos, é necessário que o profissional dessa área de interesse tenha forte conhecimento em negócios, saiba lidar com pessoas e conheça TI.

Portanto a companhia se vale de sua expertise no setor para oferecer treinamento que capacite novos empreendedores com habilidades em negociar com stakeholders; ser facilitador entre as unidades de negócios e TI; liderar; entender o problema ou necessidade dos clientes e buscar a solução mais adequada.

Principais informações do curso Analista de Negócios
Durante a semana - Dias 19 e 20 de Janeiro de 2009 das 9h às 18h.
Sábados - Dias 24 e 31 de Janeiro de 2009 das 9h às 18h.
Noturno - De 26 e 29 de Janeiro de 2009 das 19h às 23h.


Investimento
R$ 960,00 à vista ou 3x de R$ 340,00 ou parcele em até 10x no cartão de crédito.


Inscrições
www.companyweb.com.br/treinamento
Telefone: (11) 3532-1076 / Fax: (11) 5575-7394.
Local: Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2482 - 3º andar - Jardim Paulista - (Próximo a Av. Paulista e a Estação Brigadeiro do Metrô)
E-mail: treinamento@companyweb.com.br

Principais clientes

Petrobras, Ambev, Correios, Itaipu, Unimed Londrina, Aços Villares, Serasa, Bradesco, Honda, Gerdau, Medley,Yamaha, Bertin, Fischer, Banco Société Générale, Frangos Rica, Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Banco Real AMRO-BANK, Bradesco Seguros, Coca-cola, Sabesp, Banco BMG, Nova Schin, Sebrae RS e outros.

Perguntas e respostas com mais detalhamento podem ser obtidas nesta página.

Continental otimiza atendimento com solução VoIP

A Continental Brasil Indústria Automotiva, uma das maiores fornecedoras mundiais de componentes automotivos, implantou a ferramenta VoIP desenvolvida pela GVP Consulting Services, especializada em soluções para contact center. O objetivo foi aperfeiçoar o relacionamento com os clientes via internet.

Na Continental, o atendimento online é utilizado para solucionar dúvidas sobre os produtos e questões sobre garantia e reposição de peças. Diante do constante aumento de demanda de atendimentos no setor automotivo, a empresa percebeu a necessidade de ampliar e otimizar os canais de atendimento a seus clientes.

Buscando a melhor solução, decidiu utilizar os serviços VoIP. E não teve dúvidas na escolha da GVP. “Já conhecíamos o fornecedor. A GVP já prestava outros serviços para nós, como suporte interno do servidor e rede. Sabíamos que eles iriam customizar a ferramenta para o ambiente da Continental. Por isso, foi nossa primeira opção”, explica Arthur Nóia, supervisor de TI responsável pelo suporte à Central de Relacionamento.

A implantação foi muito simples. “Houve facilidade para configurar a ferramenta, e a implantação levou somente dois dias”, lembra Arthur, que dá o suporte de tecnologia a uma equipe de quatro atendentes, que realiza em média dois mil atendimentos por mês.

Além do VoIP, o contact center atende também por meio do PABX. O sistema é equipado com URA, para facilitar o direcionamento ao técnico específico. Se nenhum ramal for selecionado, a ligação é recebida pelo atendente geral, que verifica a necessidade do cliente e o repassa para o técnico que melhor possa atendê-lo.

Com a implantação do VoIP desenvolvido pela GVP, o custo das ligações caiu consideravelmente. “Ainda não conseguimos estimar o quanto, mas, quando utilizávamos o nosso PABX, as ligações saíam bem mais caras”, conta Nóia. Outra vantagem do serviço VoIP da GVP é a possibilidade de categorizar os atendimentos e classificá-los, gerando relatórios que determinem o número de atendimentos de cada funcionário e de cada produto, além de separá-los dos realizados via e-mail e chat.

A utilização do VoIP facilita, ainda, o monitoramento e a gravação das ligações realizadas. “O supervisor pode interferir, falando com o atendente durante o atendimento. O atendente não pode responder, mas pode seguir as orientações”, explica Arthur.

Produtores de alimentos desperdiçam US$ 10 milhões por ano

Estudo do AMR Research descobre que a maior parte das companhias de alimentos e bebidas está atrasada na adoção de modernos sistemas de rastreabilidade

De acordo com um novo estudo conduzido pela AMR Research, a maioria das companhias de alimentos e bebidas pesquisadas participaram de pelo menos um recall de produtos em 2007, com mais da metade das perdas associadas a esses recalls excedendo US$10 milhões. De fato, o estudo, que foi desenvolvido em conjunto com a Lawson Software (Nasdaq LWSN), descobriu que 40% dos entrevistados registraram perdas de pelo menos US$ 20 milhões em 2007. Isto ocorre apesar do fato de processos e sistemas de rastreabilidade serem capazes de evitar muitos destes recalls.

O estudo da AMR Research intitulado “Rastreabilidade no Suply Chain (cadeia de fornecedores) de alimentos e bebidas”, conduzido pelas diretoras de pesquisa Lora Cecere e Lucie Draper, e pelo Analista Sênior de Pesquisa Simon Jacobson, pesquisou companhias dos EUA, Reino Unido, França e Suíça. Mais informações estão disponíveis no endereço www.lawson.com/pressroomtracestudy .

O estudo revela que, em média, as companhias de alimentos e bebidas levam 14 dias para perceberem a necessidade de substituição e 34 dias para promulgarem isso. Depois disso, apenas 40% dos produtos afetados podem ser recolhidos, porque o restante dos produtos já foi consumido ou jogado fora, disseram os entrevistados.

“Apesar das companhias de alimentos considerarem que estão fazendo um bom trabalho de gerenciamento de qualidade de produtos, os assombrosos custos dos recalls demonstram que “business-as-usual” não funciona mais”, explica Rob Wiersma, diretor estratégico da indústria de alimentos e bebidas da Lawson. “Os produtores de alimentos podem ser muito mais pró-ativos no gerenciamento da segurança do alimento para melhorar a qualidade e reduzir o risco no supply chain”.

Enquanto as indústrias de alimentos e bebidas têm sido lentas em adotar os modernos softwares de rastreabilidade, algumas companhias reconhecem que talvez seja o momento de mudar. Mais de três entre quatro companhias pesquisadas têm planos de investir esse ano para melhorar o tempo de detecção do problema de qualidade e realizar o recall. O mesmo número de entrevistados planeja investir em melhorias de rastreabilidade de supply chain esse ano.

Soluções modernos de rastreabilidade, como o Lawson Trace Engine, ajudam companhias de alimentos a rastrearem informações sobre todas as matérias primas que utilizam, como por exemplo, quando uma maçã foi colhida, qual a temperatura que ela foi transportada, e qual lote de cada produto foi utilizada. Pela captura desses detalhes minuciosos – em casos individuais ou produtos específicos – o software de rastreabilidade pode ajudar os produtores de alimentos a perceber e resolver problemas de segurança e qualidade antes dos produtos deixarem as instalações industriais de manufatura e processamento.

No entanto, problemas de segurança de alimentos são apenas uma das várias razões que podem ocasionar recalls mais custosos. O software de rastreabilidade também ajuda as companhias de alimentos a perceber rapidamente outras causas, como o rótulo de uma sopa com um apelo de marketing incorreto ou que não possui o aviso de perigo de alergia. Essa melhora do tempo de percepção possibilita às companhias de alimentos endereçar uma variedade de problemas de qualidade dos produtos durante o processo de manufatura para reduzir perdas associadas com todos os tipos de recalls.

Companhias que gerenciam pró-ativamente a melhor qualidade do produto, de acordo com o estudo AMR, têm cinco características: rastreamento por múltiplas empresas, rastreamento por unidade, automação de manufatura, revisões de qualidade de dados de todas as equipes funcionais e de equipes de supply chain experientes. Uma dessas companhias é a norueguesa Marine Harvest, líder mundial em companhias fornecedores de frutos do mar e cliente do Lawson Trace Engine. Marine Harvest é responsável por um terço do salmão e truta produzidos no mundo com operações em 18 países e clientes em mais de 70 países. A companhia implementou o Lawson Trace Engine no começo de 2008.

“A Lawson nos ajudou a controlar a qualidade dos produtos durante o longo crescimento dos ciclos de peixes como o salmão”, disse Arnt Mjoen, gerente de TI da Marine Harvest. “O sistema da Lawson também suporta a visibilidade de ponta a ponta do supply chain. Isso nos ajuda a garantir entregas mais frescas, alta qualidade dos produtos que atendem as necessidades especificas de crescimento e produção dos nossos clientes”.

MicroStrategy oferece software grátis para cursos de BI

A MicroStrategy Incorporated (NASDAQ: MSTR), fornecedor líder mundial de software de business intelligence (BI), anuncia que está disponibilizando software de BI para as universidades, gratuitamente e com fins didáticos. A companhia está possibilitando também o acesso a material didático que pode ser adaptado para o nível do currículo da faculdade.

A MicroStrategy fornece seu software para cursos de BI em inúmeras universidades nos EUA e Europa, incluindo a Universidade do Colorado Denver Business School, RWTH Aachen, Universidade de Bamberg, e HTWK Leipzig. No Brasil, uma primeira parceria foi estabelecida com a FIAP - Faculdade de Informática e Administração Paulista, um dos mais modernos centros tecnológicos do país, que possui unidades na cidade de São Paulo, abrigando um total de 22 laboratórios de informática (um de hardware e dois específicos para redes de computadores, equipados com recursos de última geração e com acesso em banda larga à Internet). A universidade utilizará o BI MicroStrategy em seu curso superior de tecnologia em banco de dados e nos cursos de bacharelado em sistemas de informação e em administração de empresas com ênfase em TI.

Segundo Celso Poderoso, coordenador de graduação tecnológica, o principal objetivo da parceria é fazer com que os alunos deixem a faculdade com uma visão prática de uma das mais importantes ferramentas de BI do mercado. “A expectativa maior é garantir uma formação consistente ao nosso aluno e a inserção no mercado de trabalho. Com as ferramentas e com o apoio da MicroStrategy conseguiremos capacitar um bom volume de mão-de-obra altamente qualificada para um mercado que vem crescendo muito nos últimos anos. Essa é uma parceria na qual todos ganham, pois além dos alunos e da FIAP, a MicroStrategy e o mercado como um todo poderão contar com mais profissionais capacitados a utilizar as ferramentas tecnológicas e qualificados para resolver problemas em BI”, ressalta.

Nesse projeto, as universidades, em conjunto com a MicroStrategy, podem montar ou aprimorar os cursos de BI que oferecem e ensinar os estudantes sobre o tema de um modo tangível, proporcionando a experiência prática que poderá ser aplicada diretamente no ambiente de trabalho. Incorporando o software da MicroStrategy no currículo de BI, os estudantes podem aprender habilidades valiosas, como elaboração de relatórios de BI, realização de análise de dados e monitoramento de métricas de negócio.

“As empresas querem contratar profissionaisque tenham conhecimento sobre os fundamentos de BI e que compreendam as ferramentas modernas que são utilizadas pelas empresas. A possibilidade de ensinar Business Intelligence usando o software da MicroStrategy significa proporcionar experiências práticas e do mundo real do BI para os alunos”, comenta Bárbara Wixom, Professora e Diretora MSMIT da Universidade da Virginia.

A MicroStrategy tem disponibilizado seu software para a Universidade Teradata Network (TUN) por mais de cinco anos. O TUN é um portal que oferece gratuitamente cursos web para profissionais e estudantes de data warehousing e Business Intelligence de universidades do mundo inteiro. Hugh Watson, conselheiro sênior da TUN e professor de MIS na Universidade da Geórgia declara “Utilizei MicroStrategy no meu curso de graduação de Decision Support Systems (DSS). Foi muito fácil incluí-lo na programação do curso e os alunos o adoram”.

“A MicroStrategy é um excelente recurso para os instrutores o utilizarem como treinamento prático em BI”, declarou o COO da MicroStrategy, Sanju Bansal. “Existe alta demanda por profissionais de BI e os estudantes treinados com o software da MicroStrategy ganharão uma experiência valiosa que será aplicada em suas carreiras.”

Mais informações sobre recursos de ensino do BI da MicroStrategy para universidades, podem ser obtidas pelo telefone (11) 3044-4811, Departamento de Marketing, ou visite o site www.microstrategy.com.br.

Consumidores preferem jogos de TV por controle remoto

A Dentsu Inc., agência de propaganda com sede no Japão, acaba de anunciar a lista dos “Produtos mais Populares do Japão em 2008”. A relação, que faz parte de uma série de listas de produtos populares no Japão, é publicada desde 1985 e também inclui análise das tendências principais que representam o comportamento do consumidor no ano que está acabando.

A publicação deste ano foi baseada numa pesquisa feita pela internet com consumidores japoneses e foi realizada em novembro pelo Centro de Estudos do Consumidor da Dentsu Inc. Os jogos de TV com controle remoto ficaram em primeiro lugar na lista, seguidos por itens como o filme animado Ponyo on the Cliff by the Sea, a televisão tela plana com transmissão digital e as câmeras compactas digitais, entre outros.

Os produtos foram escolhidos entre cerca de 150 itens populares e a pontuação foi baseada em três fatores analisados: Reconhecimento, Interesse e Popularidade. O relatório identifica também as tendências para 2009 e leva em conta o início da crise econômica mundial. Os consumidores tiveram que encarar a instabilidade do mercado financeiro, a volatilidade dos preços das ações e do iene, os problemas envolvendo o serviço de previdência e os serviços médicos para idosos e a preocupação diária com o aumento dos preços.

Com ou sem crise Mindware cresceu 60% em 2008

A Mindware, empresa brasileira especializada em soluções para governança da TI, anuncia que crescerá em 2008 mais de 60%, ultrapassando todas as melhores previsões. “Em nosso planejamento, estimamos crescer 20%, mas a forte demanda pelas soluções de governança de TI e baseadas em ITIL e COBIT, aceleraram o crescimento da empresa”, conta Júlio Vigorito, presidente da Mindware.

A Mindware tem entre seus clientes grandes corporações e empresas como Serpro, Vale, Marítima Seguros, Banco do Brasil, Banco BMG, Algar Tecnologia, CTBC Telecom, Ticket, T-Systems, Tribanco, Grupo Martins, entre outros.

O número de negócios fechados no período cresceu em cerca de 40% em relação à 2007, puxados pelos segmentos de finanças e telecom. Vigorito destaca que, com essa expansão, o número de usuários do Spekx, sua solução para governança de TI, saltou para 40 mil. “Se considerarmos os usuários catalogados, passíveis de utilização com privilégios fornecidos, este número já ultrapassa os 200.000 usuários”, informa.

Para Vigorito, a boa performance dos negócios sinaliza a intenção dos CIOs por mudanças drásticas na condução das áreas de TI. “Enquanto as empresas, na figura de seus primeiros executivos de TI, não conseguirem mensurar junto ao negócio a probabilidade de materialização de riscos e respectivos valores de perdas, estaremos longe do que podemos chamar de governança de TI”, acredita Vigorito.

O Spekx, solução desenvolvida pela Mindware, se propõe justamente a funcionar como um ERP, um sistema capaz de controlar toda a área de TI de uma empresa. “O nosso ERP de TI, o Spekx for IT Governance, composto de 8 módulos e, atualmente, contempla 67 processos de TI, vai totalmente ao encontro das necessidades de cada um dos seis pilares de atuação: Operacional, Projetos, Arquitetura, Demandas, Estratégico / Financeiro e Compliance”, resume o presidente da Mindware. “Todos os módulos que compreendem o ERP Spekx for IT Governance são dotados de painéis de gestão com inúmeros indicadores pré-configurados a fim de atender as exigências comumente demandadas por processos, serviços e BSC" , esclarece. Para ele, o segredo do sucesso da ferramenta Spekx é sua flexibilidade.

Ele conta que as empresas, basicamente, têm começado seu processo de governança de TI pelo pilar operacional. “Geralmente, somos procurado para resolver questões relativas ao pilar operacional, ou seja, o pilar da sobrevivência da TI, com o Spekx for ITIL. Sem dúvida a feature mais elogiada em nossa solução é a blindagem processual e transacional dos itens de configuração, o que permite total integridade do CMDB, rastreamentos de mudanças e demais processos, além de estabelecer um modelo altamente sustentável da gestão de riscos operacional de TI”, afirma.

As soluções SPEKX foram talhadas para atender às necessidades específicas dos gestores de TI. São elas: SPEKX for IT Governance, SPEKX for PMI, SPEKX for CMMI, SPEKX for CobiT, SPEKX for Sarbox IT Compliance, SPEKX for BASEL II IT Compliance, SPEKX for IT Service Providers e SPEKX for ITIL v3.

Perspectiva para 2009

Para o próximo ano, as perspectivas são otimistas. “Vamos trabalhar para manter as taxas de crescimento alcançadas, mas o cenário global será outro. De qualquer, forma trata-se de um mercado com incrível potencial de crescimento”, analisa Vigorito.

De acordo com ele, a grande maioria das empresas está começando agora a trilhar o caminho das melhores práticas. “Partindo do principio que podemos definir que a governança de TI é a administração dos riscos dos recursos de TI junto ao negócio -- aplicações, informações, infra-estrutura e pessoas, conforme estabelecido pelo modelo COBIT -- eu diria que um número ainda muito pequeno de empresas está seguindo as regras da boa governança”, acredita.

Por outro lado, o crescente interesse pela biblioteca ITIL também deve gerar demanda para a Mindware. “Se considerarmos que a conscientização do modelo ITIL é uma evolução, podemos dizer que o Brasil evolui, consideravelmente, nos últimos dois anos. Entretanto, se considerarmos a aplicabilidade do modelo no dia-a-dia de TI, através da automação dos processos – o que realmente faz a coisa acontecer – estamos ainda em estágios muitos incipientes”, Júlio Vigorito completa dizendo que o Spekx for ITIL é também conhecido como os livros vivos e que, com a implementação desse módulo, as empresas estarão em conformidade com as melhores práticas do ITIL, incluindo a versão 3.0.

Outras de suas apostas para 2009 são suas ferramentas que ajudam as empresas a estar em conformidade com a legislação, como o Spekx for SOX e Spekx for Basel II “O pilar de compliance é um dos grandes atuais e futuros desafio de TI. Estar em conformidade com controles de TI estabelecidos por entidades como o Banco Central e/ou modelos sustentados pelas exigências Sarbanes-Oxley, Basel II, entre outros, não é uma questão de passar ou não passar em uma auditoria e, sim, uma questão de continuidade organizacional, uma questão de transparência”, finaliza.

Edimax contribue para TI verde

Com a intenção de trazer as últimas tendências do mercado e, ao mesmo tempo, estar adaptada à sustentabilidade do meio ambiente, a Coletek, uma das maiores indústrias de periféricos do Brasil, já disponibiliza roteadores da marca Edimax com as tecnologias WPS (Wi-Fi Protected Setup) e Green Button.

Líder no mercado europeu na área de equipamentos de rede sem fio, a Edimax investiu no desenvolvimento de seus produtos e se aliou ao Wi-Fi Alliance, incorporando em sua linha de produtos o recurso WPS – WiFi Protected Setup – um mecanismo pelo qual o usuário poderá configurar a criptografia de dados da rede sem fio com um simples apertar de botão.

Desenhado para facilitar a tarefa de ajuste e configuração da segurança de redes wireless, o recurso WPS possibilita configurar novas redes wi-fi, adicionar dispositivos e ativar a segurança com o pressionar de apenas uma tecla. O programa disponibiliza as funcionalidades de rede corporativa para ambientes residenciais e de pequenos escritórios (soho).

Além disso, a nova linha de produtos da Edimax já disponibiliza a tecnologia Green Button, um botão que permite que a rede sem fio seja desligada temporariamente, sem perder nenhuma configuração interna do equipamento, economizando assim até 70% da energia elétrica. “Desta forma, o usuário verifica a eficiência e o gasto energético alinhado com a tendência do mercado em adquirir produtos que estejam ambientalmente corretos”, relata Charles Blagitz, gerente Geral da Coletek.

Todos os produtos da Edimax possuem o selo RoHS - Restriction of Certain Hazardous Substances – (Restrição de Certas Substâncias Perigosas). O selo é uma diretiva européia que proíbe que certas substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação de produtos. O RoHS é também conhecido como “a lei do sem chumbo” (lead-free), mas a diretiva também trata de outras cinco substâncias, como: cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente (Cr(VI)), bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb).

Sybase apresenta ofertas para comunidades Java e Eclipse

NOVA YORK - A Sybase, Inc. (NYSE: SY), a maior empresa de softwares e serviços para o mercado corporativo, voltada exclusivamente para o gerenciamento e mobilidade das informações, estendeu o suporte às comunidades Java e Eclipse com a próxima versão da solução Adaptive Server Enterprise (ASE) 15.0.3 e aumentau o número de licenças gratuitas da sua ferramenta WorkSpace para desenvolvimento de banco de dados em Eclipse. O comunicado foi feito durante o evento Eclipse Banking Day que aconteceu na cidade de Nova York.

“A Sybase continua como participante ativa e a oferecer suporte tanto para a Eclipse Foundation como para a comunidade em geral”, explicou Mike Milinkovich, diretor executivo da Eclipse Foundation. “Além do projeto inovador Data Tools Platform, o forte suporte da Sybase com ferramentas e tecnologia de banco de dados à comunidade Eclipse reitera o contínuo compromisso da companhia com o desenvolvimento em código aberto”

Disponibilidade da solução Sybase ASE 15.0.3

A solução Sybase Adaptive Server Enterprise (ASE) 15.0.3 estará disponível em janeiro de 2009. Esta última versão traz uma série de novas funcionalidades como suporte aprimorado a Java Virtual Machines de terceiros dentro do banco de dados, permitindo que as empresas usem a mesma Java Virtual Machine dentro do banco de dados ASE, arquitetura intermediária e aplicativo. Para saber mais detalhes, acesse www.sybase.com/ase.

Licenças gratuitas de Sybase WorkSpace para desenvolvimento de banco de dados

A Sybase estende a utilização gratuita de WorkSpace Database Development para os clientes de ASE e SQL Anywhere® até o final de 2009. Uma ferramenta gráfica em Eclipse, a solução WorkSpace Database Development possibilita a criação de SQL visual, análise de consultas, depuração e edição sofisticadas. Os clientes de ASE e SQL Anywhere podem fazer download de uma cópia gratuitamente em www.sybase.com/SQLdevelopment.

“Da integração dos dados em back-end ao desenvolvimento de aplicações para ambientes móveis, estamos muito satisfeitos em oferecer aos nossos clientes do mercado financeiro soluções avançadas em Eclipse”, disse Dimitri Volkmann, diretor sênior de produtos da Sybase. “As soluções da Sybase em Eclipse oferecem aos clientes um ecossistema inigualável de desenvolvedores e flexibilidade no desenvolvimento de aplicações graças a uma ampla variedade de plug-ins”.

Sobre o projeto DTP (Data Tool Platform) da Sybase

Como membro desenvolvedor estratégico da Eclipse Foundation e líder do projeto Data Tool Platform (DTP) da fundação, a Sybase compromete-se a oferecer as ferramentas e estruturas para simplificar o desenvolvimento de relatórios com informações de diferentes origens de dados. As novidades e aprimoramentos do novo produto para Eclipse irão simplificar e reduzir o tempo despendido na criação de aplicações gráficas, depuração, além de melhorar a flexibilidade. Para obter mais informações sobre a Eclipse Foundation, acesse www.eclipse.org/datatools.

Sobre o Eclipse Banking Day

O evento inaugural Eclipse Banking Day ocorreu no dia 9 de dezembro de 2008 na cidade de Nova York. O evento é destinado a arquitetos, gerentes de desenvolvimento e desenvolvedores sênior que trabalham em instituições financeiras e usam Eclipse. É uma oportunidade de aprender com especialistas do Eclipse e de saber como importantes instituições como o JP Morgan, Morgan Stanley e RBC Capital estão fazendo com ele. Para obter mais informações sobre o Eclipse Banking Day, acesse www.eclipse.org/org/press-release/20081022_bankingdaynyc.php.

Google anuncia vencedoras do Concurso Brazil Women in Technology Award

Iniciativa do Google Brasil para incentivar estudantes das áreas de Ciência da Computação e Engenharia contou com mais de 100 inscrições - e teve seis estudantes premiadas pelo Google

O Google Brasil anunciou as vencedoras do Brazil Women in Technology Awards, uma premiação para incentivar e inspirar mulheres estudantes, da graduação ao doutorado, a seguirem carreiras ligadas a Ciência da Computação e Engenharia de Computação. A diretora mundial de captação de novos talentos do Google, Yvone Ageyi, e o diretor de engenharia do Google Brasil, Berthier Ribeiro-Neto, entregaram os prêmios e troféus às ganhadora no último fim de semana.

As finalistas passaram por três etapas até serem selecionadas. Na primeira, foram analisadas suas cartas de recomendação e projetos enviados em inglês. Na segunda etapa as estudantes foram entrevistadas por pesquisadores do Google, na terceira fase discutiram seus projetos. Os trabalhos foram julgados quanto ao seu mérito. As premiadas receberam laptops e realizaram uma visita especial ao escritório de engenharia do Google em Belo Horizonte. A iniciativa brasileira é inspirada no prêmio Anita Borg que, em diversos países, destaca ações de mulheres envolvidas com tecnologia. No Brasil, o trabalho é inédito e tem apoio da Sociedade Brasileira da Computação (SBC).

"Ficamos surpreendidos com o número de inscrições e com a qualidade dos trabalhos recebidos já no primeiro ano do prêmio", diz Berthier Ribeiro-Neto. "Para o Google é uma satisfação muito grande poder incentivar o desenvolvimento dessas jovens".

Patricia Prieto, gerente de captação de talentos do Google Brasil e responsável por trazer o projeto ao país, ressalta que o prêmio também foi desenvolvido para discutir como reverter as estatísticas atuais e ter mais mulheres trabalhando na área de tecnologia. "Sabemos que faz diferença ter mulheres envolvidas nos processos de desenvolvimento de produtos e serviços que terão mulheres como parte do grupo de consumidores", diz ela.

As vencedoras do Brazil Women in Technology Awards são:

- Anna Izabel João Tostes Ribeiro - Estudante de Ciência da Computação (PUC-MG)

- Carla Geovana do Nascimento Macário - Candidata a Ph.D em Ciência da Computação (Unicamp)
- Glaucia Boudoux Peres - Mestranda em Ciência da Computação (UFPE)

- Ingrid Oliveira Nunes - Mestranda em Ciência da Computação (PUC-RJ)

- Karina Mochetti de magalhães - Mestranda em Ciência da Computação (Unicamp)
- Monica Metico Matsumoto - Candidata a Ph.D em Engenharia Eletrônica e da Computação voltada à área de Medicina na Faculdade de Medicina da USP.

Intelbras lança nova linha de notebooks

Design moderno em prata e preto está entre os diferenciais do i200 series, nova linha de notebooks Intelbras. Os lançamentos chegaram ao mercado em dezembro com diferentes configurações para atender o consumidor cada vez mais exigente e como a opção ideal para quem precisa de uma máquina com boa capacidade de processamento e armazenamento de dados.

A tampa em black piano com grafismos em risca de giz e os detalhes internos em prata demonstram o conceito inovador da linha, com tela wide screen de 14.1 polegadas. O modelo apresenta formas mais arredondas e teclado amplo com teclas planas, que trazem maior conforto e praticidade durante o uso. O notebook conta com webcam com resolução de 1.3 megapixel, wireless, leitor de cartões, DVD-RW, 4 portas USB e slot de expansão express card, que facilita a utilização de outros periféricos.

Para quem busca praticidade, mas precisa também de uma máquina com um bom desempenho de hardware e software, alguns modelos são mais recomendados, como por exemplo, o modelo i270, que possui processador Intel Pentium Dual-Core, memória de 2GB; HD de 250 GB, e sistema operacional Windows Vista Home Basic. Os preços variam entre R$1.499,00 a R$2.599,00, conforme a configuração.

Ficha técnica do modelo i270

Processador

Intel® Pentium Dual Core T2390, 1,86GHz

istema Operacional

Windows Vista Home Basic Original

Chipset

Intel®

Memória RAM

2 GB DDR2 667MHz

Disco rígido

250 GB

Slot de Expansão

Express Card 54/34 mm

Leitor de Cartões

SD/MS/MMC

WebCam

1.3 Megapixel

Tela

14,1" widescreen (1280x800)

Vídeo

Integrado com memória compartilhada de até 256MB (on board)

Unidade ótica

DVD-RW (gravador de CD e DVD)

Áudio

On board estéreo

Rede

On board 10/100

Wireless (rede sem fio)

54Mbps (802.11b/g)

Modem

56kbps

Portas de Conexão

USB 2.0 x 4, saída VGA (15 pinos), entrada para microfone, saída para headphone

microfone interno, conexão para trava de segurança, card reader 3x1

Peso

2,5 kg

Documentos e acessórios

Cabos, manuais, discos de recuperação

Bateria

6 Células

Dimensão do Produto

34,4 x 35,1 x 3,7 cm

Roteadores para proteger redes domésticas

A TP-Link, (www.tplinkdobrasil.com.br) fabricante líder no mercado asiático de soluções para redes residenciais e escritórios de pequeno e médio porte, acaba de lançar em parceria com o Grupo Unicoba, representante exclusivo da marca, uma linha de roteadores equipados com as facilidades do protocolo padrão WPS (Wi-Fi Protected Setup) agregadas a um botão nomeado pela TP-Link de QSS (Quick Security Setup).

A nova tecnologia foi pensada para solucionar a falta de segurança dos usuários de redes sem fio em residências. Por abranger uma área grande, o sinal da rede wireless pode alcançar ambiente de terceiros, gerando possíveis problemas de roubo de informações e uso gratuito de Internet, sem autorização.

Para evitar o problema, bastaria que o usuário configurasse em seu roteador definições de restrição de acesso por meio de protocolos de rede como WEP ou WPA/WPA2. No entanto, essas operações costumam ser complicadas para o usuário doméstico.

Por isso, a TP-Link resolveu aliar qualidade à praticidade em sua nova linha de roteadores wireless que comportam o padrão 802.11N, composta pelos modelos TL-WR841ND e TL-WR941ND. Os equipamentos trazem as facilidades do protocolo padrão WPS (Wi-Fi Protected Setup) agregadas a um botão de facilidade nomeado pela TP-Link de QSS (Quick Security Setup).

Com apenas um clique neste botão, disponível na parte frontal do roteador, ele é programado, automaticamente, com o maior nível de segurança possível. Isso permite que os usuários domésticos, de redes sem-fio, possam, facilmente, obter conexão por meio do utilitário que acompanha os adaptadores de rede wireless da TP-Link. Dessa forma, é possível excluir qualquer necessidade de gerenciamento manual das configurações de segurança dos roteadores.

Mais informações em www.unicoba.com.br.

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