A Mindware, empresa brasileira especializada em soluções para governança da TI, anuncia que crescerá em 2008 mais de 60%, ultrapassando todas as melhores previsões. “Em nosso planejamento, estimamos crescer 20%, mas a forte demanda pelas soluções de governança de TI e baseadas em ITIL e COBIT, aceleraram o crescimento da empresa”, conta Júlio Vigorito, presidente da Mindware.
A Mindware tem entre seus clientes grandes corporações e empresas como Serpro, Vale, Marítima Seguros, Banco do Brasil, Banco BMG, Algar Tecnologia, CTBC Telecom, Ticket, T-Systems, Tribanco, Grupo Martins, entre outros.
O número de negócios fechados no período cresceu em cerca de 40% em relação à 2007, puxados pelos segmentos de finanças e telecom. Vigorito destaca que, com essa expansão, o número de usuários do Spekx, sua solução para governança de TI, saltou para 40 mil. “Se considerarmos os usuários catalogados, passíveis de utilização com privilégios fornecidos, este número já ultrapassa os 200.000 usuários”, informa.
Para Vigorito, a boa performance dos negócios sinaliza a intenção dos CIOs por mudanças drásticas na condução das áreas de TI. “Enquanto as empresas, na figura de seus primeiros executivos de TI, não conseguirem mensurar junto ao negócio a probabilidade de materialização de riscos e respectivos valores de perdas, estaremos longe do que podemos chamar de governança de TI”, acredita Vigorito.
O Spekx, solução desenvolvida pela Mindware, se propõe justamente a funcionar como um ERP, um sistema capaz de controlar toda a área de TI de uma empresa. “O nosso ERP de TI, o Spekx for IT Governance, composto de 8 módulos e, atualmente, contempla 67 processos de TI, vai totalmente ao encontro das necessidades de cada um dos seis pilares de atuação: Operacional, Projetos, Arquitetura, Demandas, Estratégico / Financeiro e Compliance”, resume o presidente da Mindware. “Todos os módulos que compreendem o ERP Spekx for IT Governance são dotados de painéis de gestão com inúmeros indicadores pré-configurados a fim de atender as exigências comumente demandadas por processos, serviços e BSC" , esclarece. Para ele, o segredo do sucesso da ferramenta Spekx é sua flexibilidade.
Ele conta que as empresas, basicamente, têm começado seu processo de governança de TI pelo pilar operacional. “Geralmente, somos procurado para resolver questões relativas ao pilar operacional, ou seja, o pilar da sobrevivência da TI, com o Spekx for ITIL. Sem dúvida a feature mais elogiada em nossa solução é a blindagem processual e transacional dos itens de configuração, o que permite total integridade do CMDB, rastreamentos de mudanças e demais processos, além de estabelecer um modelo altamente sustentável da gestão de riscos operacional de TI”, afirma.
As soluções SPEKX foram talhadas para atender às necessidades específicas dos gestores de TI. São elas: SPEKX for IT Governance, SPEKX for PMI, SPEKX for CMMI, SPEKX for CobiT, SPEKX for Sarbox IT Compliance, SPEKX for BASEL II IT Compliance, SPEKX for IT Service Providers e SPEKX for ITIL v3.
Perspectiva para 2009
Para o próximo ano, as perspectivas são otimistas. “Vamos trabalhar para manter as taxas de crescimento alcançadas, mas o cenário global será outro. De qualquer, forma trata-se de um mercado com incrível potencial de crescimento”, analisa Vigorito.
De acordo com ele, a grande maioria das empresas está começando agora a trilhar o caminho das melhores práticas. “Partindo do principio que podemos definir que a governança de TI é a administração dos riscos dos recursos de TI junto ao negócio -- aplicações, informações, infra-estrutura e pessoas, conforme estabelecido pelo modelo COBIT -- eu diria que um número ainda muito pequeno de empresas está seguindo as regras da boa governança”, acredita.
Por outro lado, o crescente interesse pela biblioteca ITIL também deve gerar demanda para a Mindware. “Se considerarmos que a conscientização do modelo ITIL é uma evolução, podemos dizer que o Brasil evolui, consideravelmente, nos últimos dois anos. Entretanto, se considerarmos a aplicabilidade do modelo no dia-a-dia de TI, através da automação dos processos – o que realmente faz a coisa acontecer – estamos ainda em estágios muitos incipientes”, Júlio Vigorito completa dizendo que o Spekx for ITIL é também conhecido como os livros vivos e que, com a implementação desse módulo, as empresas estarão em conformidade com as melhores práticas do ITIL, incluindo a versão 3.0.
Outras de suas apostas para 2009 são suas ferramentas que ajudam as empresas a estar em conformidade com a legislação, como o Spekx for SOX e Spekx for Basel II “O pilar de compliance é um dos grandes atuais e futuros desafio de TI. Estar em conformidade com controles de TI estabelecidos por entidades como o Banco Central e/ou modelos sustentados pelas exigências Sarbanes-Oxley, Basel II, entre outros, não é uma questão de passar ou não passar em uma auditoria e, sim, uma questão de continuidade organizacional, uma questão de transparência”, finaliza.