O fator responsável pelo crescimento foi gerado pelas grandes empresas da Alemanha, França, Itália e Inglaterra, que já utilizam parcialmente os serviços da Matrix por meio da Primus Telecommunications, que migraram definitivamente para a companhia. Por meses, as referidas corporações testaram e aprovaram os serviços quanto a qualidade, usabilidade, segurança e eficiência impostos pelos clientes.
Dessa forma, a Matrix passa a atender em 100% os clientes europeus, oferecendo o CallShop e o acesso ao serviço DID (números virtuais que recebem e fazem chamadas de qualquer telefone convencional – fixo ou celular) como produto de valor agregado aos clientes.
O CallShop trata-se de um sistema de cabines telefônicas que funciona por meio da tecnologia VoIP, o que garante redução de custos com serviços de telefonia. Além disso, é o único disponível que possui gerenciamento via web.
A solução pode ser instalada em locais onde há grande circulação de pessoas, tais como rodoviárias, aeroportos, shoppings centers, centros de eventos e turísticos (locais com grande tráfego de ligações DDD e DDI), desde que tenham conexão com banda larga.
Além disso é administrado pela web, não havendo a necessidade de servidores instalados nos locais de utilização. De forma simplificada, o proprietário ou funcionário do lugar onde está instalado o sistema pode administrar a abertura e fechamento de chamadas, tabelas de preços, controle de chamadas e margens de lucro nas ligações.
Cada CallShop permite 16 cabines telefônicas, que podem falar simultaneamente, e ser gerenciadas por seu administrador, via web. Para utilizar o sistema é preciso possuir banda larga disponível, em torno de 30 kbps por porta; e equipamentos ATAS (adaptador telefônico analógico) para a transformação de sinais analógicos em digitas.