City Shoes e Amor aos Pedaços investem em tecnologia neste Natal

A Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) divulgou que a estimativa dos comerciantes para o Natal deste ano é de um faturamento 9,2% maior do que o ano de 2007. Para encarar essa verdadeira maratona, organização e agilidade nos processos internos são armas que diferenciam um bom desempenho de um excelente resultado de vendas de Natal.

A loja de calçados City Shoes buscou ajuda na tecnologia para agilizar e melhorar o desempenho nessa época. Marisa Manuela da Mota Duarte, gerente de franquias da rede, conta que o período é de correria: "No fim de ano, praticamente dobra o ritmo; planejamos o dobro de vendas para dezembro". Com 67 lojas em todo o Brasil, a City Shoes investiu nos serviços tecnológicos do Moki Checklist com objetivo de melhorar o processo de avaliação do trabalho das equipes e das lojas. Com foco na avaliação da organização e atendimento, a gerente avalia: "A expectativa com relação ao novo processo de avaliação é super positiva. É uma ótima ferramenta e começa a apresentar bons resultados" e cita "o comportamento da equipe já mudou, acho que todos ficam mais focados e passam a ser mais exigentes, pois sabem que estão sendo avaliados".

Ainda segundo Marisa, para se ter um bom período de vendas, é preciso que itens como, equipe bem treinada, bom estoque e loja organizada estejam em conformidade. O novo método, Moki Checklist, utilizado na rede tem sido um diferencial: "Acredito que a dinâmica da Moki tenha agilizado o processo do checklist. Ficamos sabendo quais são os pontos que devemos atacar. O Moki Checklist nos mostra as não-conformidades, os pontos que precisam ser melhorados e nós focamos nesses pontos".

Os aplicativos no modelo SaaS (Software as a Service) disponibilizados pela Moki através da internet, sem necessidade de instalação de programas, são contratados através de assinaturas. O Moki Checklist é um software desenhado para auditoria de qualidade e verificação de conformidades, pontos de essencial avaliação nesse período de vendas.

Com o uso de notebooks, smartphones ou qualquer outro equipamento com acesso à internet, o supervisor realiza o checklist e em tempo real relata quais não-conformidades são encontradas nas lojas. Além dos relatórios com porcentagem de incoerências no trabalho, seguem percentuais de erros e falhas da área avaliada e, ainda, gráficos que trazem uma análise profunda dos dados, séries históricas, ranking de unidades e problemas mais freqüentes. O resultado torna todo o processo de conferência das lojas mais ágil, organizado e eficaz, o que facilita o trabalho das empresas na época mais corrida e movimentada do comércio.

A rede de docerias Amor aos Pedaços também aposta na tecnologia para aprimorar as vendas. "Já utilizávamos a Moki há um ano e os resultados têm sido satisfatórios. Tivemos um ganho de 30% em nossos serviços oferecidos aos franqueados nos três primeiros meses de uso" avalia a gerente de recursos humanos, Marília Neves da Rocha.

A possibilidade de transmitir as informações em tempo real trouxe para a Amor aos Pedaços ganhos em agilidade no processo de consultoria e melhora na estruturação das informações apresentadas diretamente dos pontos de venda. O cruzamento correto dos dados e as estatísticas apresentadas pelo software também aprimoraram os resultados obtidos. Com 44 lojas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a rede encontra na mobilidade outro ponto favorável para agilizar o processo de verificação, segundo Marília: "Antes o processo era manual, no papel. Um resumo dos dados era feito após a conferência, mas não tínhamos total controle. O processo feito através da internet tornou a prática mais ágil e pontual".

Utilizando smartphones, para realizar as avaliações, os supervisores da rede ganharam mais conforto e agilidade para desenvolver o trabalho. O Moki Checklist apresenta um layout desenvolvido especialmente para a tela de telefones celulares, o que torna o acesso fácil e bem estruturado. "Todos se adaptaram rapidamente a nova ferramenta, agora podemos fazer visitas mais freqüentes e em um número maior de lojas. O nosso tempo foi otimizado" revela Marília.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More