Brasil cresce vertiginosamente em TI e Telecom

Quantidade de celulares no país cresce 22,9% e número de computadores aumenta 22,6%, em comparação com o terceiro trimestre do ano passado

O Brasil é o país da América Latina que cresce mais rapidamente no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, de acordo com o relatório Indicador da Sociedade da Informação (ISI) para a América Latina, realizado pela everis em parceria com a Escola de Negócios da Universidade de Navarra (IESE Business School), na Espanha. Os dados são referentes ao terceiro trimestre de 2008 que compreende os meses de julho a setembro.

Neste período, a pontuação brasileira alcançou 4,52 pontos segundo os dados do estudo de 2008. O ISI é um relatório trimestral criado e divulgado para o mercado com o objetivo de avaliar periodicamente os avanços da Tecnologia da Informação e das Telecomunicações na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru.

"O Brasil obteve grande destaque dentre os países analisados com crescimento em grande parte das variáveis. Um dos pontos mais relevantes é o aumento no número de celulares com 22,9% e também do número de computadores alcançando o patamar de 22,6%. Para 2009, a projeção é que esses números continuem elevados, pois o país possui um grande potencial de desenvolvimento nos setores de TI e Telecom", afirma Teodoro López, sócio-responsável por Telecomunicações da everis Brasil.

Números do ISI no Brasil
O Brasil conquistou sua melhor marca nos dois últimos anos: 4,52 pontos, deixando de ser o menor valor entre os países analisados. Os motivos desse desempenho foram apoiados tanto pelas TIC quanto pelas ESI.

Os indicadores de destaque estão relacionados à quantidade do número de celulares, com avanço de 22,9%, e também ao número de computadores por usuários com crescimento de 22,6% no País, alcançando 213 unidades para cada mil habitantes.

O Brasil possui:

- 711 celulares para cada 1000 pessoas - aumento de 22,9%.

- 285 usuários de Internet para cada 1000 pessoas - aumento de 13,2%.

- 213 computadores para cada 1000 pessoas - aumento de 22,6%.

- 3 servidores para cada 1000 pessoas - aumento de 14,3 %.

- 15 domínios de Internet para cada 1000 pessoas - aumento de 22,4%.

- US$ 436 de gasto per capita anual em TIC - aumento de 18,2%.

De acordo com o ISI, no terceiro trimestre de 2008, a quantidade de celulares, no Brasil, chegou a 711 aparelhos para cada 1000 habitantes. Para se ter uma idéia, no último mês de agosto foram implementadas três milhões de novas linhas nas cidades brasileiras, mantendo o país na 5ª posição do mundo em número de celulares, com aproximadamente 130 milhões de aparelhos.

Os fatores que proporcionaram esses resultados tiveram como cenário um histórico inflacionário de 6,2% até o terceiro trimestre de 2008 - 2,2% a mais em relação ao ano passado -, uma diminuição da análise de risco executada pela agência Standard & Poor's e queda sensível nos níveis de desemprego de 9,3% para 7,7%. Além disso, o País registrou uma discreta melhora na pontuação de infra-estrutura, com destaque para eficiência energética.

Para os próximos trimestres, as projeções para o Brasil indicam crescimento maior que a média regional, dependendo do comportamento da meta inflacionária, que deve girar em torno dos 4,7%. Esse fato pode ser suficiente para compensar o menor crescimento da economia e do PIB per capita, que deve chegar a US$ 8.4 mil, 2% maior que o mesmo período do ano passado.

O ISI na América Latina
A Argentina marcou 4,95 pontos no ISI. O Chile, embora com maior pontuação, assinala tendência de queda: o país teve a pontuação reduzida para 5,73 pontos, 1,5% menor que no mesmo período do ano passado. A Colômbia obteve 4,51 pontos apresentando um índice de crescimento menor (1,4%). O Indicador do México manteve-se estagnado. Sua pontuação é de 4,83 pontos. Já o Peru revelou o terceiro ISI mais alto, atrás apenas do Chile e Argentina: 4,89 pontos (crescimento de 1,6%).

Metodologia do ISI
O indicador desenvolvido pela everis possui dois componentes básicos: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Ambiente da Sociedade da Informação (ESI), que compreende os aspectos econômico, institucional, social e infra-estrutura.

As variáveis foram definidas por meio de um processo de seleção que estabeleceu a pontuação do índice. Elas foram eleitas levando-se em conta requisitos técnicos, sem prejudicar o objetivo de simplificar os dados e integrar os aspectos conjunturais, estruturais, quantitativos e qualitativos.

Padronização das variáveis e cálculo do ISI
O estudo definiu que todas as variáveis flutuariam dentro de uma categoria limitada entre um valor mínimo unitário e um valor máximo de 10. Ou seja, para cada variável é dado o valor 10 para o país com a melhor qualificação (por exemplo, a maior pontuação indica que o índice de Liberdade Econômica, possui a menor taxa de desocupação, maior número de usuários de internet etc.)

Fontes utilizadas
O estudo analisa os dados obtidos de diversas fontes: Gartner Inc., Indec e Ministério da Economia (Argentina); IBGE e Anatel (Brasil); DANE, Ministério das Comunicações e UPME-Ministério de Minas e Energia (Colômbia); INE y Subtel (Chile); INEGI (México); Banco Mundial, Standard & Poor's, Heritage Foundation, Transparency International, International Energy Agency, UNESCO, International Telecommunication Union, JP Morgan, ICANN, LatinoamerICANN, Domaintools, OECD, Fundo Monetário Internacional, Federal Reserve e bancos centrais da Argentina, Brasil, Colômbia, Chile e México.

Sobre a everis:
A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal e Itália) e da América Latina (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia e México) com 15 escritórios e cerca de 6 mil profissionais.

No Brasil, a empresa conta com mais de 300 profissionais, que atuam em três linhas de negócios: Business, Solutions e Centers. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2007, a empresa faturou mundialmente 340 milhões e R$ 40 milhões no Brasil, onde espera um crescimento de mais de 40% em 2008. Este ano, a everis foi eleita pelo Great Place Institute como uma das 50 melhores empresas de TI e Telecom para se trabalhar.

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