Brasil construirá submarinos nucleares com tecnologia francesa

Cláudio Neves

A Marinha brasileira firmou uma parceria considerada estratégica entre o Brasil e a França, para a construção de quatro submarinos convencionais do tipo Scorpène.


As embarcações, que serão construídas no Brasil, receberão a transferência de tecnologia necessária que irão prover os submarinos de propulsão diesel-elétrica, e também nuclear. Este último será inteiramente desenvolvido por especialistas brasileiros.

Os termos contratuais da transferência de conhecimento tecnológico incluem não somente os projetistas da Marinha, mas também diversas empresas brasileiras que participarão do processo, em função do elevado índice de nacionalização na fabricação dos submarinos.

Mais de trinta empresas nacionais, até o momento, irão participar contribuindo com mais de 36 mil itens, especialmente com sistemas complexos.

A Marinha divulgou que estão previstos, ainda, o projeto e construção de um estaleiro especialmente dedicado à construção de submarinos nucleares. Corforme explicou a corporação a medida se constitui prática universal, em face dos requisitos tecnológicos, ambientais e de controle de qualidade de tais instalações.

No local submarinos convencionais também serão produzidos, e junto ao estaleiro será construída uma base naval para apoio a essas embarcações.

No entender da Marinha, os maiores benefícios para a nação serão, além dos bens e meios incorporados ao patrimônio naval, a transferência de tecnologia, o elevado índice de nacionalização e a considerável geração de empregos, que, consideradas as construções civis da base e do estaleiro e a própria operação deste, ultrapassa a casa dos dois mil empregos diretos e cerca de seis mil indiretos.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More