Executivo de TI corre o Rally Dakar 2009

Cláudio Neves

A tranquilidade do primeiro dia de Rally Dakar já é passado. Após a etapa inicial, no sábado, em que terminaram a competição em 101º lugar no geral, Paulo Pichini e Lourival Roldan, piloto e co-piloto da equipe Offtech, enfrentaram sérios problemas durante o trajeto de domingo. "Fiz quase 800 km sem embreagem e trocando marcha no tempo, trazendo o carro no braço, para conseguir chegar ao final do segundo dia de prova”, conta Paulo Pichini. “São 5h da manhã, estou destruído de cansaço, mas cheguei, conseguimos", comemorou o vice-presidente da Getronics América Latina e presidente da Getronics Brasil – empresa holandesa integradora de soluções de TI e Comunicação (ICT) – ao entrar no parque de trabalho somente na manhã de hoje.


Ao entrarem no trecho especial de ontem, Pichini e Roldan encontraram muito “fesh fesh” (areia muito fina), que levantava poeira e deixava os competidores em apuros. A areia fina impregnou o carro da equipe Offtech e, ainda no km 5, eles começaram a perder embreagem. No km 30, o sistema não suportou e a embreagem acabou totalmente. "Ficamos parados esperando ajuda do nosso caminhão de apoio rápido. Mas a troca da embreagem não foi simples e foram necessárias sete horas para deixarmos o carro pronto para voltar à prova", explica Roldan. "A partir daí, achamos que nossos problemas estavam resolvidos, mas apenas 3 km depois, lá se foi nossa embreagem novamente. Desta vez, no entanto, o carro conseguiu rodar e fiz os 800 km que faltavam para a chegada trocando marcha no tempo", conclui Pichini.

E para confirmar que um rally se constrói com muita determinação e perseverança, a equipe teve de enfrentar o estouro de um pneu alguns quilômetros à frente, mesmo com o deslocamento sendo feito em asfalto. "Foi um susto, o pneu estourou repentinamente! Controlei o carro e pensei “hoje deve ser o nosso dia de teste de resistência””, revela Pichini. “Mas não vamos desistir. Estou no Dakar, nada aqui é fácil, vim para superar tudo isso, não vou me deixar abater", desabafou o executivo nesta manhã, ao chegar. De acordo com as regras do rally, para não ser desclassificado, seja qual for o problema enfrentado, o competidor precisa terminar todo o percurso estipulado diariamente.

Neste momento, enquanto Paulo e Lourival descansam, a Red Line, equipe de apoio, faz os reparos necessários para mais um dia de competição. Na próxima etapa, a ser realizada hoje, o Dakar chega à tão esperada Patagônia, que traz novas dificuldades para os competidores. Ao todo, serão 694 km percorridos nessa segunda-feira, terceiro dia de prova, com significativa mudança de terreno e um cenário com diversos lagos e muitas curvas.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More