Lawson lança solução de TI para indústria têxtil e de moda

A Lawson, uma das maiores empresas fornecedoras de software para a gestão empresarial, lançou no último dia 11 de novembro durante evento para empresários das indústrias têxtil e de moda, uma solução especificamente endereçada às necessidades deste segmento. A plataforma Lawson Fashion, desenvolvida a partir da grande expertise da empresa, configura uma solução integrada, que inclui desde módulos de planejamento, gerenciamento do relacionamento com o cliente e procurement, até a produção, distribuição e finanças, melhorando a visibilidade da cadeia de suprimentos e aumentando a competitividade das empresas.

Mundialmente, a Lawson atende cerca de 600 empresas deste mercado, destacando-se entre elas Umbro, Quicksilver, Brandix, Marie Claire, Van de Velde, Tricotage de Vosques, ITC LifeSyle, Playtex, Gini &Jony, Propper Internacional e Elmo Leather AB. A solução Lawson Fashion gerencia todos os processos peculiares aos setores têxtil e de moda, integrando, em tempo real, as informações operacionais, relacionadas aos clientes, das cadeias de suprimentos e financeiras. A solução também permite a utilização em múltiplos idiomas, oferece interfaces amigáveis e um amplo leque de funcionalidades que englobam necessidades como ciclos de vida de produtos de curta duração, diversidade de códigos de identificação, complexa cadeia de suprimentos e demandas voláteis.

“As empresas do mercado fashion em todos os lugares têm adotado novas estratégias e métodos de trabalho, com o objetivo de sobreviverem à globalização. São perceptíveis as mudanças de modelos, como proprietários de marcas abrindo as suas operações de varejo, fabricantes fornecendo mais serviços para proprietários de marcas e varejistas, e o fato de todas as empresas buscarem melhor orientação à demanda e tornarem-se mais ágeis. A chave para a sobrevivência neste novo mundo é a visibilidade por meio de uma cadeia de suprimentos, e a única maneira de atingir a visibilidade é fazendo uso de um sistema de informação verdadeiramente integrado”, ressalta Eric Olivos, Diretor para a América Latina da companhia.

Entre as principais características da solução Lawson Fashion, destacam-se o gerenciamento de grade, possibilitando o controle de tamanhos, cores e demais características necessárias; planejamento avançado e programação por meio dos diferentes recursos da cadeia de suprimentos e personalização de e-sales (vendas via portal, oferecendo aos clientes a capacidade de um auto-serviço e a administração do seu pedido). Além de Data warehousing integrado e cubos de dados pré-definidos de business intelligence, que garantem um alto nível de armazenagem e recuperação de informação e infra-estrutura técnica e ferramentas, permitindo o compartilhamento simples e total da informação com os parceiros da toda a cadeia.

A solução, por exemplo, possibilita aos administradores de vendas acesso imediato ao nível de estoque e aos detalhes relacionados à entrada dos materiais, o que traz um maior comprometimento com prazos de entrega. Um sistema de planejamento integrado e automático sugere um plano de compras melhor adequado à demanda em determinada ocasião e os administradores de vendas podem ainda alocar os suprimentos aos pedidos dos clientes, mesmo quando os produtos ainda estão em trânsito, reduzindo o tempo de rotatividade do estoque.

Além disso, vendas, compras, produção e transações de estoques estão integradas ao sistema financeiro. Os departamentos que fazem esse tipo de controle podem fazer pesquisas “drill back” e análises que permitem ganhos de visibilidades dos custos, melhor monitoramento e controle de desempenho dos negócios e eliminação de custos relacionados com as perdas e ineficiências. As transações financeiras “inter-company” ou “inter-unit” são automaticamente geradas sem intervenção manual, permitindo à organização operar de forma transparente como uma só empresa. Os gerentes têm a possibilidade, inclusive, de facilmente acessar estatísticas abrangentes e precisas de alto nível, que podem ser usadas para dar suporte a decisões importantes.

Externamente, os fornecedores podem interagir com o sistema, fazendo alterações e inserções que estarão imediatamente visíveis para toda a empresa, com mensagens pró-ativas identificando o que foi feito. As informações podem ainda ser compartilhadas e enviadas diretamente dos PDV´s para os parceiros da cadeia de suprimentos utilizando os padrões de mensagens EDI ou técnicas de integrações avançadas. Os clientes também são beneficiados, pois podem verificar a disponibilidade de produtos, preços e fazer os seus pedidos online. Isso além de reduzir os custos administrativos, aumenta a satisfação do consumidor.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More