Portal Planeta incluído no Guia de Tecnologias Educacionais do MEC

O Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação ganhou este mês 42 novos recursos pedagógicos que foram pré-qualificados entre 135 tecnologias inscritas. Participaram da chamada pública do ministério universidades públicas e privadas, grupos de pesquisas, secretarias de educação, empresas e estudiosos da educação.

O coordenador-geral de tecnologias da educação da Secretaria de Educação Básica, Cláudio Fernando André, explicou que o objetivo do guia é informar os secretários estaduais e municipais de educação de todo o país sobre os materiais pré-qualificados. Criado em 2007, o guia oferece orientações pedagógicas sobre o uso das novas tecnologias nas escolas e faz parte do "Plano de Desenvolvimento da Educação", lançado pelo Governo Federal.

Um dos novos contemplados pelo MEC foi o Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br) - divisão da empresa Vitae Futurekids - que já é considerado uma referência para professores, alunos e todos os envolvidos com a Educação. Criado há seis anos, o portal mantém em sua home page diversas colunas, com artigos e análises de especialistas em Educação em torno das diversas áreas do conhecimento.

O Planeta Educação também aborda as novas tecnologias - Internet, Softwares, Novas Plataformas -, tudo isso de forma simples e objetiva. É dirigido a públicos diferenciados, como educadores, estudantes, pais, gestores de escolas e à comunidade em geral. A coluna "Cinema na Educação" é a mais procurada. Conta atualmente com 206 comentários sobre filmes clássicos ou de grande repercussão, que podem ser utilizados por professores que queiram levar a Sétima Arte ao universo escolar.

Outro projeto, o "Coliseum´, desenvolvido por profissionais do portal Planeta Educação, foi selecionado no ano passado para compor o Guia de Tecnologias Educacionais do MEC. Através do ´Coliseum´, professores podem promover competições entre alunos de diferentes escolas, cidades e até estados, utilizando recursos multimídia oferecidos pelo universo virtual dos computadores.

Segundo o MEC, em 2008 o Guia de Tecnologias Educacionais receberá a Provinha Brasil (instrumento de avaliação de estudantes do segundo ano do ensino fundamental) e o Portal do Professor (espaço virtual de diálogo e troca de informações de professores de todo o país), ambos criados pelo ministério, além de manter a indicação dos 42 novos recursos pedagógicos.

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More