Mercado bilionário recruta internautas

Setor joalheiro cresce, negocia R$ 3 bilhões em um ano, e abre novas oportunidades de negócio dentro e fora do Brasil.

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming.

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi.

Inep investiga situação dos graduados

Alunos que fizeram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2005 e 2008 têm até 29 de abril para participar de uma pesquisa promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre a situação dos formados no mercado de trabalho. O questionário com 16 perguntas foi enviado por e-mail aos egressos de cursos superiores e também está disponível no site do órgão.

A intenção do Inep é investigar a situação dos estudantes no mercado de trabalho após a formatura. A participação é voluntária. Para acessar o questionários será preciso informar o CPF, o nome da instituição de ensino superior e o curso frequentado. Essas informações serão validadas nas bases da Receita Federal e do Inep. Os resultados deverão ser divulgados no segundo semestre de 2011.

Em 2005 e 2008, o Enade avaliou as graduações em arquitetura e urbanismo, biologia, ciências sociais, computação, engenharias, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, pedagogia e química. Também foram avaliados cursos superiores de tecnologia em construção de edifícios, alimentos, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental.

Fonte: Agência Brasil (Matéria: Amanda Cieglinski / Edição: Juliana Andrade).

Invenção do rádio é atribuída a brasileiro

O padre Landell de Moura, considerado o verdadeiro "pai" das telecomunicações teria sido o inventor do rádio, e não o físico italiano Guglielmo Marconi

Guglielmo Marconi (esq.) e Roberto Landell de Moura
Muitos já ouviram falar na disputa entre o brasileiro Santos Dummont e os americanos Irmãos Wright quanto a quem teria criado o primeiro avião da história. Entidades internacionais e a própria história reconhecem o brasileiro como pai da invenção.

Disputa
O que pouca gente sabe é que o Brasil disputa com outro país, a Itália, o título de terra natal do criador do rádio, umas das maiores invenções do século passado. Nesse caso, os italianos levaram o reconhecimento oficial.

Mobilização
Mas, em 2009, um grupo de brasileiros criou o Movimento Landell de Moura (MLM), para sensibilizar a população e autoridades do governo em relação à importância do padre gaúcho para a ciência.

Selo
Os Correios já reconheceram o legado de Landell de Moura e lançaram, neste ano, selo comemorativo aos 150 anos de nascimento do padre.
Réplica do Transmissor de Ondas, construida por Marco Aurelio Cardoso Moura em Maio de 2004.
"Pai" do rádio?
Dizem as páginas dos livros de história que um físico italiano então com apenas 20 anos de idade transformou, em 1894, o celeiro da casa onde morava, em Bolonha, num grande laboratório. De lá teriam saído teorias e experimentos que ajudariam a criar algumas das maiores invenções do mundo moderno no campo das telecomunicações. O inventor em questão é Guglielmo Marconi, considerado mundo afora como “pai” do rádio.

Telégrafo
O jovem italiano é aclamado como inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, em 1896. Marconi baseou-se em uma série de estudos apresentados em sua época para conseguir realizar aquela que é considerada a primeira transmissão de dados sem fio.

Código Morse
Depois de verificar que havia pouco interesse por suas experiências na Itália, Marconi decidiu, em 1896, ir para a Inglaterra. Em 1899, teve sucesso na transmissão sem fio do código Morse (uma combinação de pontos e traços).

Sucesso
Dois anos mais tarde, conseguiu que sinais radiotelegráficos (a letra S do código Morse), emitidos da Inglaterra, fossem escutados claramente no Canadá, atravessando o Atlântico Norte. A partir desse experimento, Marconi fez muitas descobertas básicas na técnica rádio.

Landell descobriu primeiro
Mas enquanto Marconi transmitia sinais em código Morse, um padre brasileiro, nascido na capital gaúcha em 1861, foi além. Roberto Landell de Moura transmitiu a voz humana através de ondas eletromagnéticas (isto é, o rádio tal e qual conhecemos hoje em dia) ou de um feixe luminoso. Ao usar a luz para transmitir dados, o padre brasileiro colocou em prática o princípio básico do laser e das fibras ópticas, tecnologias que só foram desenvolvidas muitas décadas depois, a partir de 1980.

Em 1900
O jornal O Estado de S.Paulo noticiou que, em 1899, Landell de Moura transmitiu a voz humana a partir do Colégio das Irmãs de São José – atual Colégio Santana, na zona norte da capital paulista. Também efetuou demonstrações públicas de seu invento no dia 3 de junho de 1900, que foram noticiadas pelo Jornal do Commercio de 10 de junho de 1900. Veja abaixo a notícia:
Notícia do Jornal do Commercio, em 10 de junho de 1900
Descaso no Brasil
O sucesso dos experimentos do padre Landell não teve boa acolhida por parte das autoridades brasileiras daquela época. A população também não demonstrou apoio às invenções revolucionárias do padre.
 
Ignorância
Certa tarde, ao retornar da visita a um doente na cidade de Campinas, encontrou a porta da casa paroquial arrebentada. Seu laboratório e todos os seus instrumentos estavam completamente destruídos. Landell era visto como "herege", "impostor", "feiticeiro perigoso", "louco", "bruxo" e "padre renegado" por seus experimentos com transmissões de rádio. Isolamento e indiferença foram o pagamento recebido por sua posição vanguardista.

Doação
Desiludido com a possibilidade de conseguir apoio no Brasil, Landell de Moura enviou, em junho de 1900, uma carta manifestando sua vontade de doar seus inventos ao governo britânico. Em 1905, ao retornar ao Brasil após uma estada de três anos nos Estados Unidos, ainda teve fôlego para escrever uma carta ao então presidente da República, Rodrigues Alves.

Incompreensão
No documento, o padre pedia ao governo brasileiro a cessão temporária de dois navios, para demonstrar os seus inventos que revolucionariam a comunicação. Mas o país desperdiçou a chance de liderar uma revolução nas comunicações: o assistente do presidente Rodrigues Alves preferiu interpretar as ideias de Landell como maluquices e o pedido foi negado.

Landell não conseguiu financiamento privado ou governamental para continuar as suas pesquisas nem para construir equipamentos de rádio em escala industrial.

Guerra de patentes
Em 9 de março de 1901, Landell de Moura registrou a patente brasileira para suas criações. Alguns meses depois, viajou até os Estados Unidos e, em 4 de outubro de 1901, deu entrada no The Patent Office of Washington, DC - o escritório de registro de patentes - pedindo privilégio para as suas invenções. Em 11 de outubro de 1904, conseguiu a patente para um transmissor de ondas. Em 22 de novembro do mesmo ano, foram concedidas as patentes para um telefone e um telégrafo, ambos sem fio.
Memorial Descritivo (folha 1) da Patente Brasileira de Landell de Moura, de 9 de Março de 1901.
Patente americana. Transmissor de Ondas registrado nos Estados Unidos em 11 de Outubro de 1904.
Repercussão
Na mesma época, nos Estados Unidos, o jornal "The New York Herald" publicou uma grande reportagem sobre as experiências desenvolvidas sobre transmissão de sons sem uso de aparelhos com fio. A reportagem abordava as descobertas de Landell de Moura, apesar de deixar claro que seu nome não era conhecido entre os grandes cientistas daquele tempo.

Provas
Landell deixou manuscritos que provam que, em 1904, quando ainda estava em solo norte-americano, projetou a transmissão de imagens (televisão) e textos (teletipo) à distância, sem fios. "The Telephotorama” ou “A visão à distância" foram os nomes sugeridos pelo padre para o aparelho que hoje conhecemos como TV.

Reparação
“Padre Landell é um pioneiro das telecomunicações. Marconi inventou o telégrafo sem fio e não o rádio. Porque o rádio é voz, sons musicais. E o telégrafo era transmissão de sinais em Código Morse.” A afirmação é do jornalista e escritor paulista Hamilton Almeida, autor de quatro obras sobre o padre Landell – sendo uma delas editada na Alemanha.

Movimento Landell de Moura
Em parceria com outras pessoas que acreditam na luta pelo reconhecimento das invenções do padre, Hamilton ajudou a criar, em 2009, o Movimento Landell de Moura (MLM).

A intenção do movimento é mobilizar cada vez mais pessoas, com ajuda da internet, para recolher assinaturas e sensibilizar as autoridades do governo em relação ao reconhecimento das criações do padre gaúcho. “Queremos reparar uma injustiça histórica cometida contra um genial inventor brasileiro”, defende o autor. 
 
O site do movimento www.mlm.landelldemoura.qsl.br já conseguiu reunir cerca de quatro mil assinaturas no abaixo-assinado eletrônico.
Selo lançado pelos Correios em janeiro deste ano, em comemoração aos 150 anos de nascimento do padre Landell
Apoiadores
Desde sua criação, o MLM ganhou apoio de entidades de imprensa, como a newsletter Jornalistas & Cia, e do Governo Federal, como os Correios. Neste ano, a empresa lançou um selo comemorativo aos 150 anos de nascimento do padre Landell. O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre já se manifestaram favoráveis ao movimento. “Também já conquistamos a simpatia de instituições de ensino como a FAAP, a PUC-RS e a USP”, comemora Hamilton.

Reconhecimento
Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, as criações e o trabalho do padre devem ser reconhecidos no Brasil. “Tivemos um grande inventor em nosso país, mas infelizmente ele não foi valorizado como deveria em sua época, pela falta de interesse do próprio governo e também pela ignorância da população, que não via com bons olhos as experiências do padre Landell de Moura”, avalia o ministro.

Paulo Bernardo reforça que o Ministério das Comunicações apoia o reconhecimento do padre como inventor do rádio e acredita que o Movimento Landell de Moura é uma iniciativa importante na divulgação dos trabalhos e da história do inventor: “Precisamos trabalhar para que o padre Landell seja verdadeiramente reconhecido pelos brasileiros como o pai do rádio e pelas contribuições científicas que deu ao mundo moderno. Acredito que a atuação do movimento é importante para alcançar esse objetivo”.
 
Dia de Adesão em Massa ao MLM
No próximo dia 30 de março, o MLM promoveu o Dia de Adesão em Massa, iniciativa que contou com o apoio e divulgação da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e outras instituições gaúchas. Segundo o jornalista Hamilton de Almeida, ainda não há uma data definida, mas a ideia é fazer a entrega do abaixo-assinado às autoridades federais, nos ministérios da Educação e das Comunicações, além da Presidência da República.

Pai das telecomunicações
“Landell projetou a televisão e o teletipo antes de outros cientistas e foi um dos precursores do controle remoto pelo rádio. Esses fatos, todos documentados, além de todas as suas descobertas, justificam que esse padre-cientista seja conhecido pela maioria dos brasileiros, o que não é a realidade atual. Para que isso aconteça, o governo precisa reconhecer os méritos científicos do padre Landell, assim como fez com Santos Dumont, que é considerado o pai da aviação. Esse reconhecimento será pleno no dia em que Landell figurar no currículo escolar obrigatório”, avalia Hamilton.

Esquecimento
Roberto Landell de Moura faleceu de tuberculose aos 67 anos, no anonimato científico, no Hospital da Beneficência Portuguesa em Porto Alegre.

Referências
Para saber mais sobre o padre Landell de Moura e sua obra, os autores deste texto recomendaram a seguintes leituras: 

ALMEIDA, B. Hamilton. O outro lado das telecomunicações: a saga do Padre Landell. Porto Alegre: Sulina/ARI, 1983.

ALMEIDA, B. Hamilton. Landell de Moura. Porto Alegre, Ed. Tchê Comunicações. 1984.

ALMEIDA, B. Hamilton. Pater und Wissenschaftler: Die Geschichte des Paters Roberto Landell de Moura. Konstanz: Debras Verlag, 2004.

ALMEIDA, B. Hamilton. Padre Landell de Moura: um herói sem glória. Rio de Janeiro: Record, 2006.
-------------------------------------------------------------
(Crédito: este texto foi replicado na íntegra sob uma licença CC-by-sa-2.5, conforme instruções de uso divulgadas pela fonte. A licença CC by-nc-sa 3.0 utilizada neste blog é válida, neste caso, apenas nas partes concomitantes.)


Fonte: Conexão Minicom - A Revista Eletrônica do Ministério das Comunicações.

FGV prepara debate sobre nova ordem mundial

O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV), irá promover a palestra intitulada O que há de novo na ordem global: a última década em perspectiva, a ser realizada dia 7/4, no Rio de Janeiro. O evento contará com a partipação de Walter Russell Mead, renomado pesquisador da Universidade de Stanford; e Josef Joffe, um dos maiores especialistas em política externa americana.

Walter Mead
Segundo informações divulgada pelos organizadores sobre os perfis dos palestrantes, Walter Russell Mead é o Henry A. Kissinger Senior Fellow no Council on Foreign Relations (CFR) e um dos maiores especialistas em política externa americana. Mead é autor do Special Providence: American Foreign Policy and How It Changed the World (2004) e God and Gold: Britain, America and the Making of the Modern World (2007).

Josef Joffe
Já Josef Joffe, além conhecido pesquisador, é também Senior Fellow do Stanford's Freeman Spogli Institute for International Studies e Marc and Anita Abramowitz Fellow em Relações Internacionais, na Hoover Institution. Desde 2009 é associado ao Olin Institute for Strategic Studies da Universidade de Harvard. Joffe é também editor do jornal semanal alemão Die Zeit (O Tempo).

Entrada franca
A Fundação Getúlio Vargas divulgou que o evento além de ter tradução simultânea, será aberto a todos, não havendo necessidade de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.fgv.br/cpdoc/ri ou pelo telefone (21) 3799-5605.

Local e horário

O local da palestra, que tem o apoio do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, será na Praia de Botafogo, 190 - Auditório 12º andar - Botafogo, Rio de Janeiro (RJ), às 18h30. 
 
Trajes 
Como informação adicional, a FGV não permite o acesso, às suas dependências, de pessoas com shorts ou bermudas, nem com sandálias tipo havaiana.

Tecnologia anti-grampo é aperfeiçoada

A Gold Lock, empresa certificada pelo Ministério da Defesa de Israel, e líder de grau militar de dispositivos de segurança de comunicações móveis e ferramentas de criptografia de dados, anunciou o lançamento de um novo recurso em sua solução anti-grampo. 
Proteção
A criptografia PTT-Push to Talk (aperte para falar), foi projetada para a utilização de seu produto Gold Lock 3G Enterprise em celulares da plataforma Nokia (com OS Symbian).

Múltiplos usuários
A tecnologia permite o envio de mensagens de voz para os contatos que estiverem online simultaneamente, ou apenas para um, simplesmente apertando um botão, como nos sistemas de rádio.

Diferencial
“A demanda surgiu de uma necessidade que os nossos parceiros apresentavam, em poder enviar uma mensagem de voz segura simultaneamente para vários usuários”, afirma Marcelo Copeliovitch, diretor da Gold Lock no Brasil.

Segurança
Segundo a companhia a função do dispositivo é proteger chamadas de voz, mensagens instantâneas (IMs), mensagens de texto (SMSs) e arquivos para diversas plataformas de smartphones, PCs e telefonia Voip/Fixa, mesmo quando são realizadas chamadas internacionais.

Sem provedores
Adicionalmente os desenvolvedores informam que nenhum provedor VoIP é necessário e pode-se utilizar qualquer método de acesso à internet (3G, WI-FI, entre outros). No entanto, para funcionar, as duas pontas da ligação devem ter a solução instalada.

Contatos
A novidade Gold Lock já está disponível em suas revendas. Para mais informações acesse: www.gold-lock.com.br.

Brasil preside forum internacional de tv digital

O Brasil assumiu nessa segunda-feira (28), de forma efetiva, a presidência do Forum ISDB Internacional, em decisão unânime tomada pelos países presentes na reunião que está acontecendo em Santiago, no Chile.
Mandato
Com a decisão, a partir de agora o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Roberto Franco — que estava interinamente à frente do fórum internacional desde agosto de 2010 — permanecerá no cargo por um mandato de dois anos.

Normas
O grupo de trabalho que vai alinhar as normas do ISDB-T em todos os países que o adotaram também será coordenado por uma brasileira, a engenheira Ana Eliza Faria e Silva.

Importância
O secretário de Telecomunicações, Nelson Fujimoto, que está participando da reunião, ressalta a importância da liderança do Brasil no processo da internacionalização do sistema nipo-brasileiro de TV digital e na criação de mecanismos de harmonização das normas técnicas. Fujimoto destaca, ainda, que a expansão do padrão ISDB-T também beneficia a indústria nacional.

Mostra
Cinco empresas brasileiras (Linear, Screen Service do Brasil, Totvs, Intacto e EiTV) estão aproveitando a oportunidade para expor seus produtos em uma mostra paralela ao encontro, que reúne cerca de 200 representantes dos 12 países que se decidiram pelo ISDB-T.

Equador
Na reunião plenária de encerramento, o Equador se ofereceu para abrigar a próxima reunião do fórum, que deverá acontecer em 2012. Também ficou decidida a realização de uma reunião do grupo de trabalho de harmonização durante o congresso da Sociedade de Engenharia de Televisão (SET), que ocorrerá em São Paulo, em agosto deste ano.

Fontes: Portal Brasil e Ministério das Comunicações.

Sky abre oportunidades em diversas áreas

A SKY Brasil, maior operadora latino-americana de serviços de TV por assinatura digital, abriu vagas para estagiários em diversas áreas. As inscrições vão até 31/03, com oportunidades para atuar nos setores de Clientes, Marketing, Comercial, Supply Chain, Engenharia, Capital Humano, Jurídico/Relações Institucionais e Tecnologia da Informação.


Pré-requisitos
Segundo o anúncio da SKY, os candidatados que desejarem concorrer às posições oferecidas pela empresa, devem concluir entre dezembro de 2012 e julho e 2013 um dos seguintes cursos: Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing, Administração com ênfase em Sistemas, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo, Produção Editorial e Publicidade e Propaganda), Design Gráfico, Design Digital, Direito, Estatística, Engenharias (Elétrica e com ênfase em Eletrônica, Eletrônica, Eletroeletrônica, da Computação, Telecomunicações e Produção), Informática, Matemática, Marketing, Sistemas da Informação, Processamento de Dados, Psicologia, Pedagogia e Tecnologia da Informação.

Outras exigências
Além disso outros critérios exigidos serão o inglês intermediário, conhecimento do pacote Office e disponibilidade para estagiar cinco horas por dia. Os locais de trabalho serão em Berrini, Água Branca e Alphaville, todos na capital paulista.

Benefícios
A Sky oferecerá aos selecionados bolsa auxílio compatível com o mercado; assistência médica – plano básico (opcional); vales refeição e transporte; seguro de vida e assinatura Sky gratuita.

Despesas
De acordo com os organizadores da seleção, as despesas de transporte e hospedagem para participação no processo bem como eventual mudança de cidade, correrão por conta do candidato. 

Comunicação
É importante frisar que, uma vez inscrito, toda a comunicação entre a Sky e o candidato será realizada via e-mail. A operadora informa ainda que todas as mensagens enviadas poderão ser encontradas na sua página exclusiva de serviços, no site  www.ciadetalentos.com.br.

Contatos
Em caso de dúvidas, ou para obter mais detalhes basta entrar em contato com a Cia de Talentos pelo email: talentos7@ciadetalentos.com.br ou telefone: (11) 5112-3294, de segunda a sexta-feira das 8h00 às 18h00.

Inscrições
Os interessados em disputar umas das oportunidades de estágios na Sky, podem fazer a inscrição aqui. É necessário ler todas as instruções e clicar em "candidatura" no final da página.

Fonte: Companhia de Talentos / Sky

Empresa de imóveis online abre vagas

Cláudio Neves

A Imóveis Goiás, empresa líder no segmento de classificados de imóveis no estado onde atua, está contratando operadores de telemarketing ativo e receptivo.
 

Crescimento
A companhia informa que as contratações ocorrem devido a um planejado processo de expansão, que está em andamento. Até o momento foram divulgadas três vagas para os referidos cargos.

Contato

Os interessados em se candidatar devem enviar seus currículos para o e-mail rh@mixbr.com.br. Os selecionadores avisam que somente analisarão os currículos enviados via correio eletrônico. É necessário colocar no campo "assunto", o nome da vaga para qual irá se candidatar.

Benefícios
Segundo a Imóveis Goiás, os benefícios para os que forem contratados são: remuneração compatível, excelente ambiente de trabalho, planos de saúde e odontológico, vales refeição e transporte, além de seguro de vida.

Requisitos
Já os requisitos exigidos são: conhecimento na área, escolaridade mínima 2°grau, ambição e espírito de equipe.

Informações
Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (62) 3232-9600, ou pelo site www.imoveisgoias.com.br. Assina o anúncio da Imóveis Goiás, o Grupo Gedoor, localizado à Rua Terezina, Qd.09 Lt.28 - Jardim Esmeralda - Goiânia (GO), CEP: 74830-145. CNPJ: 000.544.918/0001-00.

Vem ai muito dinheiro para boas idéias

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciou a ampliação dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. O novo orçamento total da instituição saltou de R$ 4 bilhões para cerca de R$ 6 bilhões e esse incremento se deu após firmarem acordos junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) ao Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador Codefat).

Percentuais
Em sua carteira de reembolsável (crédito), a Finep opera com taxas subsidiadas que variam entre 3,5% e 5% ao ano dependendo do grau de inovação do projeto.

Alvo do programa
A meta do presidente da Finep, Glauco Arbix, é duplicar a capacidade de crédito da Financiadora, atingindo R$ 8 bilhões ao final de quatro anos. “Poucas instituições no mundo atuam da pesquisa ao crédito, como aqui. O Brasil precisa de um choque de inovação e a Finep será protagonista desse processo na condição de um banco de fomento”, afirmou.

Políticas
Além disso a Finep vai priorizar ações integradas que estejam em consonância com as diretrizes do Programa de Apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (PACTI) e da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), do Governo Federal. Caso sejam necessárias mudanças nas linhas tradicionais de financiamento, elas serão implementadas de forma a melhorar em escala crescente o apoio à inovação.

Fonte: Finep

Sete dicas para estimular equipes comerciais

Cláudio Neves

A WebSoftware, empresa desenvolvedora de sistemas inovadores baseados na plataforma web divulgou, nesta quarta-feira, 23/03, a seus clientes, parceiros e fornecedores maneiras de elevar a performance das equipes comerciais.

Público-alvo
Embora as informações originalmente tenham sido direcionadas a esse público específico, elas podem ser adequadas a realidade de qualquer profissional, especialmente os que atuam em TI.

Foram selecionadas sete dicas com o propósito de ajudar os interessados a colherem bons frutos, a partir da correta gestão do negócio.

Dicas
1. Crie um placar e deixe visível para toda a equipe.
 
2. Exponha a taxa de conversão dos negócios para todos.
 
3. Crie metas para cada fase da venda, com prazos e responsáveis atribuídos.
 
4. Acompanhe em tempo real as movimentações comerciais, estimulando o atingimento de metas.
 
5. Estimule a alimentação de dados de maneira dinâmica.
 
6. Tenha acesso à relatórios de desempenho de modo ágil.
 
7. Evite o disperdício de tempo e canalize a energia da equipe corretamente.

A questão
Diante dessas orientações, é comum - segundo os especialistas em desenvolvimento web - surgir uma inevitável pergunta: Como aplicar as dicas acima e conseguir o melhor desempenho comercial?

A solução
A resposta, de acordo com a WebSoftware pode ser encontrada no novo painel Kanban do Virto CRM. A tecnologia, adaptada da metodologia de produção desenvolvida pela Toyota na década de 50, foi idealizada pela corporação de TI.

Vantagens
Erick Vils, diretor da WebSoftware, explica que a sua companhia conseguiu perceber "os grandes pilares da metodologia japonesa, e ver que problemas de logística da informação também poderiam ser corrigidos com a aplicação de uma abordagem parecida".

"Fizemos duas telas muito poderosas e uma delas é o painel Kanban para ser exibido em grandes televisões em locais estratégicos dentro da empresa, tornando algumas informações públicas e, fornecendo informações relevantes aos responsáveis pelo andamento das negociações com os clientes", declara Vils.
Saiba mais
O executivo afirma ainda que a solução é capaz de retornar em menos de três meses os investimentos para compra das TVs e implementação do software.

Para mais informações sobre este lançamento, acesse o site da empresa.

Assista seminário gratuito sobre Rhino 3D

Cláudio Neves

A revendedora de softwares Targetware promove no dia 13 de abril, em São Paulo, o seminário gratuito Rhino 3D: a ferramenta ideal para modelagem 3D.

O evento contará com a participação  de Robert McNeel (fundador e CEO da fabricante do Rhino 3D), além de Andres Gonzalez (CEO da McNeel Latin America, baseada em Miami-EUA) e Facundo Miri (especialista Rhino no Brasil, baseado na Argentina).

A tradução será simultânea e todos os participantes receberão por email um certificado eletrônico de participação.

Desenvolvedor
Produzido pela empresa norte-americana McNeel and Associates, o Rhino 3D é um software especializado em modelagem tridimensional. Segundo seus desenvolvedores o programa é capaz de converter qualquer NURBS* em figuras 3D sem qualquer restrição de complexidade ou tamanho, com suporte também a redes poligonais e sombreamento, ideal para projetos CAD/CAM.

Aplicações
Com o software é possível desenvolver desde protótipos rápidos e profissionais de Arquitetura, Desenho Industrial, Desenho Marinho, até Engenharia Reversa, Design Gráfico e Multimídia. Engloba tudo o que é necessário para renderização, análises, animação, fabricação ou construção – mas de forma descomplicada e eficiente.

Mais informações
Rodrigo Villar, CEO da Targetware afirma que a apresentação "vem reforçar a missão da empresa de trazer para o Brasil o que há de melhor em soluções para o mundo corporativo".

O evento, que tem a entrada franca, será realizado das 9h às 12h, no Hotel Holiday Inn - Parque Anhembi, à Rua Professor Milton Rodrigues, 100 (ao lado do Centro de Convenções Anhembi e Sambódromo) – Sala Araucária.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail marketing@software.com.br

*Non Uniform Rational Basis Spline (NURBS) é um modelo matemático usado regularmente em programas gráficos para gerar e representar curvas e superficies.

Imagens da tsunami no Japão vão ajudar ciência

 
ASSISTA O VÍDEO - Cientistas australianos dizem que poderão extrair dados importantes sobre as imagens do terremoto seguido por tsunami no Japão, ocorrido em março de 2011. As informações serão disponibilizadas para a comunidade científica nos próximos anos.

De acordo com especialistas em tsunamis, apesar de todo conhecimento adquirido, bem como a capacidade de se prever os tsunamis (em função do devastadormaremoto que atingiu vários países no Oceano Índico em 2004), ainda há um longo caminho a ser percorrido para o aperfeiçoamento da prevenção. Na ocasião a catástrofe matou mais de 220.000 pessoas.

Imagens de prédios e casas sendo arrastados pela força das águas serão os principais objetos de estudos para os pesquisadores de fenômenos envolvendo ondas gigantescas.

Entre as informações buscadas estarão incluídas a profundidade do fluxo d'água, a extensão da inundação e como os destroços arrastados pela correnteza afetam sua velocidade.

A observação tem por objetivo determinar e corrigir sistemas-modelo de tsunami.

Dinheiro público financia game ambiental

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) investiu R$ 120 mil para apoiar a criação de um game educativo, voltado para a preservação ambiental. A beneficiária da verba foi a Sambão Produções Inventivas, empresa idealizadora do jogo, especializada em projetos e produtos multimídia de cultura e entretenimento.

Segundo a Finep, a idéia de criar um jogo para computador deve-se ao fato desta ser uma ferramenta de ensino de fácil acesso e que conquista principalmente os jovens. O game 'Missão Triplo R' é dividido em cinco módulos (juvenil, mídia, privado, público e orporativo) nos quais o jogador assume o papel de um cientista do futuro que se relaciona com um personagem e seu cotidiano.

O objetivo do jogo é incorporar mudanças de hábito nos personagens, com as noções de redução, reutilização e reciclagem (daí o triplo R), promovendo a consciência ambiental.

Com o financiamento, foi produzido o primeiro módulo. Nele, o personagem é um jovem universitário. Já no módulo juvenil, o  uma criança na escola é a protagonista.

Além da verba, a FINEP auxilia a empresa no processo de produção. "A marca poderá ser exposta de formas diferenciadas em alguns módulos do jogo ou até mesmo podem ser criados outros, customizados”, afirma Tatiana Baruel, roterista da Sambão, que agora busca parceiros comerciais para desenvolver novos módulos do game.

Fonte: Finep

Governo distribuirá rádios comunitárias para todos

Brasília – O governo federal pretende criar condições para que 85% dos municípios de todas as regiões do país tenham rádios comunitárias. Para isso pretende, entre outras ações, facilitar o processo de outorga a entidades interessadas nesse tipo de serviço. Com esse objetivo, foi lançado hoje (17) o Plano Nacional de Outorgas para Radiodifusão Comunitária.

A previsão é que, em 2011, 431 municípios sejam beneficiados com a publicação de 11 editais. O primeiro deles sairá na primeira quinzena de abril e o último, em novembro.

O Ministério das Comunicações estima que haja cerca de 1,5 mil rádios comunitárias aguardando outorga para operar em 1.268 cidades. Há, ainda, 13 cidades que nunca foram contempladas com esse tipo de emissora. Atualmente existem mais de 4,2 mil rádios comunitárias em todo o país.

“Não há emissoras de rádio comunitária em mais de 2 mil cidades, após 13 anos de vigência da lei para o setor”, disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, durante a coletiva de imprensa destinada a anunciar o lançamento do plano.

Segundo ele, a presidenta Dilma Rousseff em diversos momentos manifestou que as outorgas para rádios comunitárias estão entre as prioridades do Ministérios das Comunicações. “Se bem-sucedido, esse plano permitirá que 85% dos municípios sejam contemplados”, disse o ministro.

O governo pretende divulgar com antecedência um calendário com as datas dos avisos de habilitação e as localidades que serão contempladas. Dessa forma, os interessados em operar o serviço poderão se planejar, evitando atrasos e a necessidade de prorrogação dos prazos dos avisos.

“Como não havia periodicidade definida, recebíamos muitas reclamações sobre a falta de divulgação. Com o anúncio antecipado, vamos evitar a prorrogação dos prazos, o que atrasaria ainda mais todo o processo”, justificou Paulo Bernardo.

Alguns critérios foram estabelecidos pelo governo para a escolha das cidades que serão beneficiadas pelos 11 editais previstos para 2011. A universalização dessas rádios atenderá de forma concomitante todas as macrorregiões do país, priorizando as cidades onde entidades já manifestaram interesse em explorar o serviço e as que já estão incluídas no Plano Básico de Frequências. O governo pretende contemplar antes as cidades mais populosas.

Paulo Bernardo enfatizou que a fiscalização de todas as rádios continuará sendo feita na forma prevista na legislação, mas que mudanças poderão ocorrer por meio de marco regulatório ou por projeto de lei.

“Começamos um processo de revisão da norma que trata dos critérios para outorga a fim de identificar necessidades de modificação, a partir da avaliação que estamos fazendo das sugestões apresentadas por representantes das comunidades”, disse o ministro. “Na Região Norte, por exemplo, reclamam que a potência máxima prevista pela lei é baixa para atender pequenas populações situadas em localidades distantes”, completou.

A potência máxima padrão permitida para os transmissores de rádios comunitárias é 25 watts. Isso permite uma cobertura em um raio de 1 quilômetro de distância. A distância mínima permitida entre as rádios é quatro quilômetros.

Fonte: Agência Brasil 
(Reportagem: Pedro Peduzzi; edição:Juliana Andrade).

Nero ensina usuários a gravar áudio em stream

A Nero AG, criadora da tecnologia de mídia líquida que pode ser usada em qualquer dispositivo, lançou um tutorial que ensina a gravar áudio em streaming. A iniciativa visa facilitar a vida os usuários de seus produtos, incluindo os menos experientes.

Como capturar trilhas de áudio em stream*

*Áudio em stream é qualquer faixa de áudio ouvida no computador - por exemplo, quando está conversando com alguém via micro, acompanhando uma rádio online ou se deliciando com sons de Saturno captados pela Nasa, você tem correntes de som em stream.

O mesmo vale para os sons capturados por um microfone ligado a seu PC - durante uma entrevista ou mesmo no ensaio de sua banda.

Há diversas aplicações para captura de áudio em stream, e com o Nero WaveEditor não apenas o processo é simples como também é possível gravar a faixa resultante em um CD ou pendrive em diferentes níveis de qualidade.

Com o Nero 10 instalado em seu PC, siga os passos abaixo - e boa gravação!

Antes de começar:

Inicie o Nero WaveEditor (um dos módulos do Nero 10).
Inicie em seguida a execução de um áudio em stream (por exemplo, ligue um microfone ou sintonize uma rádio via web)

Isso feito, vamos gravar o stream de áudio:

1. No Nero WaveEditor, clique em Opções  > Opções do Dispositivo

A janela Opções do Dispositivo será aberta

2. Selecione a entrada desejada no menu Dispositivo de Entrada

3. Selecione a forma de saída no Dispositivo de Saída

4. Clique o botão OK


5. Clique em Áudio > Gravar.

A janela Opções do Formato de Amostras se abre 




6. Selecione a frequência no menu Taxa de amostragem.

Note que valores mais altos resultam em qualidade superior do áudio gravado, mas também em tamanhos de arquivos maiores (e bem maiores em alguns casos).

7. Selecione a profundidade no menu Profundidade de bits

Assim como no caso da opção de frequência, a qualidade maior implica em arquivo maior. Pense no tipo de aplicação que dará ao áudio antes de fazer essa opção.



8. Clique o botão OK

A janela do Console de Gravação se abrirá

9. Se necessário complete as definições de gravação desejadas

10. Clique o botão vermelho para começar a gravar









 






11. Clique o botão de pausa para interromper a gravação

12. Repita os últimos passos para adicionar novas sequências de gravações

13. Quando quiser finalizar a gravação, clique o botão OK

Sua gravação será adicionada ao  display de arquivos.



14. Agora, clique  em Arquivo > Salvar Como...

A janela Salvar Como será aberta



15. Selecione a pasta  na qual quer gravar seu arquivo de áudio

16.  Digite um nome para o arquivo de áudio no campo Nome. Por exemplo, meu_audio_teste

17. Selecione o  formato de arquivo desejado  no  menu  Tipo

18. Clique o botão  Salvar.



Pronto! Sua gravação está salva e você acaba de capturar, sem problemas, um stream de áudio!

Inscrições abertas para encontro de e-commerce

Cláudio Neves

O Sebrae Goiás, em parceria com a empresa Upalupa e outros patrocinadores irão realizar o 1°BPCommerce de Goiânia (bate-papo sobre comércio eletrônico), nesta terça, 15 março, no Clube de Diretores Lojistas da capital goiana.

O evento é gratuito e pensando em formar uma rede de empreendedores interessados no assunto, Lígia Dutra (idealizadora e coordenadora do encontro), vem estimulando conversas e trocas de idéias sobre e-commerce em diversas cidades.

A rede é responsável por promover eventos desde 2008 e alcançou a sua 34ª edição em São Paulo, no mês passado. Durante todo o ano de 2010 agregou várias cidades pelo Brasil. A 1°edição, fora do território paulista, aconteceu em Salvador no início de 2011, seguida por Recife e agora, em Goiânia.


Programação
A programação incluirá duas palestras, logo depois serão formados grupos onde todos discutirão, de forma colaborativa, como melhorar seus projetos.

O serviço será o seguinte:

18h30 Boas vindas
18h40 "E-commerce e redes sociais: o jeito brasileiro de fazer o link entre o real e o virtual" - Lígia Dutra (@upalupa)
19h10 Pausa
19h20 "Case de Sucesso do byMK" - Renato Steinberg (@renatost)
19h50 Coffee
20h20 Grupos de Bate Papo
21h30 Término.

As inscrições podem ser feitas através do link goo.gl/Q75Z7. O evento será realizado, dia 15/03, a partir das 18h30, no Clube de Diretores Lojistas de Goiânia (CDL), à Rua 08, nº 626 - Setor Oeste. Encontre esse endereço no mapa.

Endeavour levará detector de antimatéria ao espaço

Endeavour levará detector de antimatéria ao espaço: "Este laboratório inédito fará pesquisas tão significativas que os cientistas o chamam de LHC do espaço."

Discriminação afasta mulheres do meio científico

Preocupado com o baixo índice de mulheres em profissões que requerem mais ousadia e inovação, o governo colocou como meta, qualificar, até 2014, meio milhão de professores nas questões de gênero e diversidade.

De acordo com a ministra Iriny Lopes, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM) órgão ligado à Presidência da República, a decisão tem o intuito de iniciar uma mudança cultural a longo prazo, que tenha reflexos na condição da mulher no mercado de trabalho.

“Uma das nossas metas é chegar em 2014 com meio milhão de professores formados em gênero e diversidade, um programa que está sendo coordenado pelo Ministério da Educação. Temos que dar escala a essa formação e melhorar as condições para trabalhar a autonomia das mulheres”, enfatizou a ministra que logo que assumiu a SEPM, se surpreendeu com os dados de gênero revelados pelas Olimpíadas de Matemática.

Participação feminina
Uma observação feita pela própria idealizadora e coordenadora da competição, Suely Druck, demonstrou que nas séries iniciais, a participação de meninas é praticamente igual à dos meninos. 

Já nas séries mais adiantadas, o percentual de meninas participando da competição nacional cai drasticamente. “O que acontece é que elas são direcionadas para outros focos, que não a matemática. Como a matemática é uma ciência exata, ela é mãe da engenharia, da física, da química e outros espaços científicos, onde predominam os homens”, considera a ministra.

“Esse direcionamento é feito pela família e também pela escola. As meninas vão, aos poucos, migrando para as áreas de assistência social, educação. Tudo que trata da área de cuidar do outro. Ficam com os meninos as áreas de mais ousadia e inovação. Isso é parte da explicação do porquê temos tão poucas mulheres cientistas”, destaca Iriny.

“Tomei conhecimento de um dado e nós vamos trabalhar com isso. Nós temos um protocolo assinado com o governo americano para desenvolvermos ações no sentido de enfrentar a discriminação das mulheres no meio científico e tecnológico. Por que não há produção com um olhar de gênero nas universidades? Por que a presença de cientistas mulheres é tão baixa? Por que temos tão poucas mulheres em cargos de direção de institutos tecnológicos e de pesquisa científica no Brasil?”, questiona a ministra.

Cultura ultrapassada
Um caso emblemático dessa cultura foi o lançamento, em 1968, da primeira boneca Barbie que falava. Uma das frases da sequência repetida pela boneca era “eu odeio matemática”.

“Sem uma mudança de cultura, não adianta ter Lei Maria da Penha cumprida integralmente, não adianta ter equidade de gênero cumprida integralmente, se não se prepara as futuras gerações para outras posturas. Quando falamos em escola, não queremos falar somente em vagas para mulheres estudarem, até porque, hoje temos a maioria de mulheres com maior tempo de estudos do que os homens”, destacou a ministra.

Menor valorização
A Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2010, que busca fazer uma análise das condições de vida no país, tendo como principal fonte de informações a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, demonstrou que, mesmo mais escolarizadas que os homens, o rendimento médio das mulheres continua inferior ao dos homens. As mulheres ocupadas ganham em média 70,7% do que recebem os homens. A situação se agrava quando ambos têm 12 anos ou mais de estudo. Nesse caso, o rendimento delas é 58% do deles.

“O maior nível de escolaridade não fez todos iguais no mercado de trabalho nem fez com que os salários fossem iguais entre homens e mulheres para as mesmas funções. Infelizmente isso [o maior nível de escolaridade] não serviu no Brasil para alçar as mulheres a cargos de poder, de decisão, de chefia”, destaca Iriny.

De acordo com a Pnad, as mulheres trabalham em média menos horas semanais (36,5) que os homens (43,9), mas, em compensação, mesmo ocupadas fora de casa, ainda são as principais responsáveis pelos afazeres domésticos, dedicando em média 22 horas por semana a essas atividades contra 9,5 horas dos homens ocupados.


Fonte: Agência Brasil

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More