Companhia Brasileira de Latas opta por outsourcing de TI

A Companhia Brasileira de Latas (CBL) vem se modernizando constantemente não só no que diz respeito à industria, mas também em relação à sua infra-estrutura de TI. Para conseguir isso sem perder o foco de seu negócio, a CBL conta com os serviços da integradora NetMicro, que realiza diferentes funções na companhia: da instalação de links de comunicação ao servidor de e-mails da empresa. “Não somos uma empresa de tecnologia, mas precisamos dela para constantes atualizações e aprimoramentos nas nossas atividades”, explica Carlos Caldeira, gerente de TI da CBL.

Com um parque tecnológico formado por 200 estações de trabalho e seis servidores, a CBL optou por manter seus servidores (de email, aplicativos e outros) no Data Center da NetMicro. Dessa forma, a integradora também se responsabiliza pelo backup dos dados, gerenciamento e atualizações, garantindo infra-estrutura e ambiente ideal de Data Center.

Caldeira ressalta funcionalidades permitidas pelo serviço de gerenciamento remoto como a possibilidade de acessar o webmail com todos os dados disponíveis no e-mail em Outlook. Outra vantagem, conta ele, é agendar compromissos tendo acesso aos horários disponíveis na agenda dos demais participantes.

Foi também a NetMicro que implementou redes virtuais privadas (VPN) conectando o escritório em São Paulo às fábricas da empresa em Resende (RJ), Lins (SP) e Luziânia (Brasília). Com essa tecnologia, permitida pelo firewall da SonicWALL, a troca de informações e arquivos é agilizada e a segurança do sistema é garantida. “Além disso, este dispositivo protege contra ataques de hackers, spams, vírus, entre outros”, diz Caldeira.

“A NetMicro é a interface entre a CBL e as diferentes operadoras de telefonia dos Estados onde atuamos, nosso contato é apenas com ela, o que nos facilita muito as atividades”, conta Caldeira. Ele explica que a NetMicro também participou da implementação da solução de VoIP em suas unidades, permitindo que as ligações entre as fábricas e escritório ficassem mais baratas. O executivo conta que a integradora disponibiliza link redundante por meio de duas operadoras de telecomunicação para garantir que, caso uma delas falhe, a outra mantenha o acesso à internet e aos sistemas.

Entre os benefícios para a CBL, Caldeira destaca a economia de tempo e dinheiro obtida com a parceria. “Manter essa estrutura dentro da companhia seria muito caro”, diz o executivo que relata que todas as soluções foram adquiridas como serviço. Ele lembra que a página de Internet da CBL está hospedada na NetMicro sem custos extras e destaca a pró-atividade do atendimento recebido.

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