Publicidade online na AL atingirá US$ 2,6 bi até 2013

O mercado de publicidade online na América Latina deve expandir e registrar um volume de US$ 2.6 bilhões em 2013, diante dos US$ 549 milhões registrados em 2008, de acordo com estudo apresentado pela Pyramid Research. Essa categoria será responsável por 9% da receita total do mercado de publicidade, diante dos 2% atuais, informa o estudo. O mercado total de publicidade na América Latina irá se expandir e deve alcançar o valor de US$ 31 bilhões em 2013, diante dos US$ 24 bilhões registrado em 2008, ainda segundo a Pyramid.

O volume de B2C (Negócios para o Consumidor) em Comércio Eletrônico está próximo dos US$ 13 bilhões e o estudo prevê crescimento de 33% para os próximos cinco anos, como resultado de números de usuários de internet e de vendas online que continuarão crescendo.

De acordo com os resultados do estudo da pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Pyramid Research para avaliar o potencial do mercado e utilização da Internet na América Latina, o número de computadores instalados em 2013 deve ser de 200 milhões, e o crescimento de laptops será o maior, com expectativa de expansão de 43% entre 2007 e 2013.

O número de usuários de internet em residências irá ultrapassar os 170 milhões em 2013, enquanto que o número dos internautas que fazem uso de computadores públicos irá superar os 111 milhões de pessoas. A maioria esmagadora de usuário irá confiar mais nos serviços de banda larga e irá acessar a internet de localidades diferentes.

A Pyramid entrevistou 3.620 pessoas de 11 países da América Latina e descobriu que 56% dos entrevistados navegam pela internet exclusivamente para uso pessoal, enquanto que 18% usam a internet para uso pessoal e trabalho de forma equivalente. Em relação a idade, usuários na faixa dos 18 aos 29 anos apresentaram a maior parte dos que utilizam aplicativos de internet. Entre os aparelhos utilizados para acessar a rede, 87% usam PCs, seguidos por 22% que fazem uso de laptops/notebooks. PDAs e serviços móveis, relevantes para 17% dos jovens, são usados no geral por 9% e 11% dos usuários, respectivamente.

A maioria dos acessos à internet é realizada em diferentes lugares: a conexão em residências representa 60% de todos os acessos, seguidos por lugares como o trabalho (20%) e espaços públicos - cybercafés, livrarias e centros comunitários são os locais mais importantes para o público de 17 anos de idade.

Embora uma grande proporção de usuários de internet seja P2P (Ponto-a-Ponto), as pessoas estão cada vez mais acessando aplicativos sofisticados: 77% dos usuários utilizam a internet para se comunicar com outras pessoas, seguido por 63% de pessoas que apenas navegam pela internet e outros 28% que utilizam a rede para baixar conteúdo. Outras atividades especificas incluem serviço de web, com 10% ecompras online e jogos, essas duas últimas com 9% cada uma.

Apesar do elevado interesse por conteúdo adquirido por download, são poucos os usuários que pagam por isso; apenas aplicações e jogos registram taxas acima de 5%. Em relação a outras formas de entretenimento, 9% dos entrevistados fazem uso de jogos online. Entre os jogos, os que estão na plataforma da rede e jogos baixados foram os mais populares, com 51%, seguido por jogos baixados por computador ou serviços móveis, com 32%.

O mercado de comércio eletrônico está no começo de seu desenvolvimento e já há sinais positivos que apontam para um futuro com grande potencial: 40% dos compradores online estão na faixa etária que vai dos 18 aos 29 anos e 80% das compras são feitas de casa. Das pessoas que atualmente realizam compras online, 57% planejam gastar mais, enquanto que 31% pretendem manter o nível atual de compras nos próximos 12 meses. Além disso, 17% dos entrevistados que atualmente não fazem compras online, planejam começar a fazer esse tipo de operação nos próximos 12 meses, enquanto 50% ainda não estão certos disso.

De acordo com as entrevistas, os principais motivos para a compra de produtos pela internet são os preços e taxas baixas. Por outro lado, custos de transporte elevados e falta de acesso a crédito ou débito são as principais razões que levam as pessoas a não optar por fazer compras online.

Redes Sociais

O Brasil, seguido pela Colômbia, é o país com maior número de usuários que utilizam redes de relacionamento. Equador, Peru e Uruguai são os países com os menores números de usuários. A maioria dos usuários de redes sociais têm entre 18 e 29 anos.

Argentinos usam a internet mais para se comunicar e menos para serviços financeiros. Educação é um dos temas mais pesquisados. Usam a internet principalmente de suas residências.

Brasileiros usam mais a internet no trabalho e é o país que lidera o uso de redes sociais e comunicação instantânea, mas usa com menos frequência o bate papo online e e-mail em plataforma web. Tem também a maior porcentagem de downloads de jogos. A previsão é que o Brasil seja o país com maior crescimento de comércio eletrônico e com maior receita de 2007 a 2013, seguido por México, Chile e Argentina.

Chile é o país que mais usa aplicativos de chat online e um dos que lidera jogos oferecidos na plataforma web.

Colômbia é o segundo país da América Latina que mais usa internet para notícias, informações, entretenimento e trabalho. É também o segundo país que utiliza internet para jogos online e o que tem mais acessos à internet em bibliotecas.

Equador é o país com mais acessos realizados em centros comunitários na América Latina e registra também acesso significante em cybercafés. Por outro lado, é menos familiarizado com serviços financeiros e bancários e de compras, junto com Uruguai e Peru.

México é o primeiro na lista de downloads de conteúdos digitais, como músicas e vídeos e acessos de serviços web, tais como pagamento de contas, comunicação eletrônica com o governo, bancos e leilões. O país revela também alto índice de uso de compartilhamento de fotos e vídeos em comunidades, além de fóruns online e serviços eletrônicos do governo.

Peru é o país com menor índice de usuários em residências, enquanto cybercafés e escolas são populares, como em qualquer outro lugar na América Latina. É o país com menor índice de uso da internet como meio de comunicação.

Usuários de Porto Rico se conectam à internet principalmente de casa. É o país que mais adotou a internet como ferramenta para negócios, com a maioria dos usuários da plataforma web de e-mails e com grande uso de serviços online para pagamentos de contas.

O país com maior adoção da web para temas relacionados a trabalho é o Uruguai. É também o país que mais usa e-mail na plataforma web. Também usam bastante a internet para fazer downloads de conteúdo digital e de informações, notícias e entretenimento na web. A Venezuela lidera no uso de serviços online para pagamentos de contas.

* 3,620 usuários de internet foram entrevistados em 11 países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, Porto Rico,Uruguai e Venezuela. A pesquisa analisou as tendências da indústria, incluindo o acesso e a conexão à internet, os negócios de comércio eletrônico, redes sociais e propaganda online.

Resumindo:

O mercado total de publicidade na América Latina irá expandir e deve movimentar US$ 31 bilhões em 2013, diante dos US$ 24 bilhões registrado em 2008. Só a propaganda online deve movimentar US$ 2,6 bilhões em 2013; em 2008 o valor chegou a US$ 549 milhões. Isso representará 9% de todo o mercado, ante os 2% atuais. Propagandas online devem registrar crescimento nos próximos cinco anos de 37%. O volume de B2C (Negócios para o Consumidor) em comércio eletrônico, que está próximo dos US$ 13 bilhões, deve se expandir 33% nos próximos cinco anos.

O número de usuários de internet em residências irá ultrapassar os 170 milhões em 2013, enquanto os internautas que fazem uso de computadores públicos chegarão a 111 milhões.

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