Produtores de alimentos desperdiçam US$ 10 milhões por ano

Estudo do AMR Research descobre que a maior parte das companhias de alimentos e bebidas está atrasada na adoção de modernos sistemas de rastreabilidade

De acordo com um novo estudo conduzido pela AMR Research, a maioria das companhias de alimentos e bebidas pesquisadas participaram de pelo menos um recall de produtos em 2007, com mais da metade das perdas associadas a esses recalls excedendo US$10 milhões. De fato, o estudo, que foi desenvolvido em conjunto com a Lawson Software (Nasdaq LWSN), descobriu que 40% dos entrevistados registraram perdas de pelo menos US$ 20 milhões em 2007. Isto ocorre apesar do fato de processos e sistemas de rastreabilidade serem capazes de evitar muitos destes recalls.

O estudo da AMR Research intitulado “Rastreabilidade no Suply Chain (cadeia de fornecedores) de alimentos e bebidas”, conduzido pelas diretoras de pesquisa Lora Cecere e Lucie Draper, e pelo Analista Sênior de Pesquisa Simon Jacobson, pesquisou companhias dos EUA, Reino Unido, França e Suíça. Mais informações estão disponíveis no endereço www.lawson.com/pressroomtracestudy .

O estudo revela que, em média, as companhias de alimentos e bebidas levam 14 dias para perceberem a necessidade de substituição e 34 dias para promulgarem isso. Depois disso, apenas 40% dos produtos afetados podem ser recolhidos, porque o restante dos produtos já foi consumido ou jogado fora, disseram os entrevistados.

“Apesar das companhias de alimentos considerarem que estão fazendo um bom trabalho de gerenciamento de qualidade de produtos, os assombrosos custos dos recalls demonstram que “business-as-usual” não funciona mais”, explica Rob Wiersma, diretor estratégico da indústria de alimentos e bebidas da Lawson. “Os produtores de alimentos podem ser muito mais pró-ativos no gerenciamento da segurança do alimento para melhorar a qualidade e reduzir o risco no supply chain”.

Enquanto as indústrias de alimentos e bebidas têm sido lentas em adotar os modernos softwares de rastreabilidade, algumas companhias reconhecem que talvez seja o momento de mudar. Mais de três entre quatro companhias pesquisadas têm planos de investir esse ano para melhorar o tempo de detecção do problema de qualidade e realizar o recall. O mesmo número de entrevistados planeja investir em melhorias de rastreabilidade de supply chain esse ano.

Soluções modernos de rastreabilidade, como o Lawson Trace Engine, ajudam companhias de alimentos a rastrearem informações sobre todas as matérias primas que utilizam, como por exemplo, quando uma maçã foi colhida, qual a temperatura que ela foi transportada, e qual lote de cada produto foi utilizada. Pela captura desses detalhes minuciosos – em casos individuais ou produtos específicos – o software de rastreabilidade pode ajudar os produtores de alimentos a perceber e resolver problemas de segurança e qualidade antes dos produtos deixarem as instalações industriais de manufatura e processamento.

No entanto, problemas de segurança de alimentos são apenas uma das várias razões que podem ocasionar recalls mais custosos. O software de rastreabilidade também ajuda as companhias de alimentos a perceber rapidamente outras causas, como o rótulo de uma sopa com um apelo de marketing incorreto ou que não possui o aviso de perigo de alergia. Essa melhora do tempo de percepção possibilita às companhias de alimentos endereçar uma variedade de problemas de qualidade dos produtos durante o processo de manufatura para reduzir perdas associadas com todos os tipos de recalls.

Companhias que gerenciam pró-ativamente a melhor qualidade do produto, de acordo com o estudo AMR, têm cinco características: rastreamento por múltiplas empresas, rastreamento por unidade, automação de manufatura, revisões de qualidade de dados de todas as equipes funcionais e de equipes de supply chain experientes. Uma dessas companhias é a norueguesa Marine Harvest, líder mundial em companhias fornecedores de frutos do mar e cliente do Lawson Trace Engine. Marine Harvest é responsável por um terço do salmão e truta produzidos no mundo com operações em 18 países e clientes em mais de 70 países. A companhia implementou o Lawson Trace Engine no começo de 2008.

“A Lawson nos ajudou a controlar a qualidade dos produtos durante o longo crescimento dos ciclos de peixes como o salmão”, disse Arnt Mjoen, gerente de TI da Marine Harvest. “O sistema da Lawson também suporta a visibilidade de ponta a ponta do supply chain. Isso nos ajuda a garantir entregas mais frescas, alta qualidade dos produtos que atendem as necessidades especificas de crescimento e produção dos nossos clientes”.

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